Assinatura RSS

Períodos Sensíveis I – Visão Geral

Publicado em

 

períodos sensíveis

 Maria Montessori foi a primeira pessoa a compreender integralmente o desenvolvimento da criança. Nesta busca, percebeu algumas características muito peculiares aos seis primeiros anos de vida. Entre os pontos mais importantes estavam os períodos sensíveis, uma sequência de despertares da consciência da criança para o mundo que a rodeia. Esta sequência não é feita de acasos, mas é organizada biologicamente para o desenvolvimento ideal do ser humano.

Por meio de observações, Montessori descobriu os períodos sensíveis típicos de cada idade da criança, e percebeu que eles são bastante regulares em todos os lugares do mundo, sem que haja influência de culturas ou hábitos familiares na ocorrência destes períodos, mas somente sobre o perfeito desabrochar de cada um deles.

Os períodos sensíveis precisam ser trabalhados nas épocas em que aparecem. A exploração daquilo que chama a atenção da criança em um determinado período tem importância ímpar para seu desenvolvimento, e não é possível recuperar o desenvolvimento que se realizaria em um período depois que ele passou, embora o aprendizado objetivo, em si, possa ser desenvolvido por pressão externa ou força de vontade interna da criança.

Um ponto que vale ser ressaltado neste sentido é que a criança fará tudo o que estiver ao seu alcance para se desenvolver plenamente, e nos basta ajudar muito bem. Quando a criança busca realizar algo em prol de seu desenvolvimento e é impedida, ou não é ajudada, irrita-se em sua impotência e, diante de suas poucas possibilidades, chora, esperneia, faz “escândalos”. Estes escândalos, que nós costumamos interpretar como caprichos ou manifestações de fraqueza de caráter, são em diversos momentos apelos desesperados pelo nosso auxílio. Por isso, é importante conhecer o desenvolvimento da criança a fundo e compreender seus períodos sensíveis.

Aparentemente, não existe uma ordem na sequência de períodos, e para nós eles podem parecer um tanto quanto caóticos. Entretanto, observando as crianças, percebemos com facilidade que o bom desenvolvimento de um dos períodos é essencial para o desenvolvimento perfeito de alguns outros. Isto é bastante óbvio quando pensamos nos movimentos e na linguagem, mas pode parecer nebuloso quando o tema é “música e ritmo” ou “graça e cortesia”. Nós veremos, porém, que tudo tem seu motivo e pode ser compreendido dentro do conjunto maior do desenvolvimento da criança, na direção da conquista de sua independência.

Nesta série de artigos, faremos um revisão breve sobre cada um dos períodos sensíveis. Alguns, como o movimento e a linguagem, receberão atenção especial, tendo um artigo só para si. Outros serão abordados em conjunto dentro de um só artigo. Nossa intenção é desenvolver artigos sobre este tema até a metade de junho, explorando com cuidado e atenção todos os pontos importantes do desenvolvimento da criança. Esperamos seus comentários, sugestões e contribuições a esta série, e seus depoimentos são sempre bem vindos. Hoje, logo depois deste artigo, publicaremos o que trata do “Movimento”. Boa leitura!

Sobre gabrielmsalomao

"A preparação que nosso método exige do professor é o auto-exame, a renúncia à tirania. Deve expelir do coração a ira e o orgulho, deve saber humilhar-se e revestir-se de caridade. Estas são as disposições que seu espírito deve adquirir, a base da balança, o indispensável ponto de apoio para seu equilíbrio. Nisso consiste a preparação interior, o ponto de partida e a meta." Maria Montessori, em A Criança

»

  1. Pingback: Períodos Sensíveis II – Mão e Movimento | Lar Montessori

  2. Pingback: Períodos Sensíveis III: Linguagem | Lar Montessori

  3. Gabriel,

    vou acompanhar a série com interesse. Fico muito feliz e grata pela sua disponibilidade de compartilhar esse conhecimento.Com certeza vai ajudar bastante ao meu filho e a mim, na busca que é aprender a ajudá-lo em seu caminho.

    Abraços e obrigada,

    Natalie

    Resposta
  4. Pingback: Ciência e Amor: Ingredientes para a Educação da Criança | Lar Montessori

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 985 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: