O olhar, a compreensão e a importância do sono

(de The Joyful Child), “Shared with permission of The Joyful Child Montessori Company: http://www.thejoyfulchild.us”
 
O que seu filho vê em casa? No primeiro ano é bom ter cores claras e não muitos objetos expostos. Quando uma criança é hiperestimulada visualmente, ela usualmente fecha os olhos e se isola do mundo. É melhor inspirar e convidar a criança a explorar visualmente o ambiente utilizando cores claras e limitando os objetos do que oprimindo-a.
Quando a criança viu, ouviu e sentiu tudo o que queria durante um determinado período de tempo, ela sabe, por sabedoria inata, que é hora de dormir para processar tudo. Imagine como é vir de um local morno, macio, quase escuro e quieto (o útero) e sair para um local novo, cheio de luz, sensações, sons, tudo estranho a não ser as vozes da família. É muito importante respeitar a sabedoria infantil sobre quanto é bom absorver, e sobre quando ir dormir para processar e descansar, e quando acordar para receber mais informação.
No nascimento, o bebê já sabe como regular seu sono para uma excelente saúde física e mental e para integrar novas experiências. Se nós respeitarmos este conhecimento intuitivo depois do nascimento, nós já estaremos bem avançados quanto a prevenção de problemas de sono que exaurem pais e filhos recentes. Se nós tivermos em mente que o sono é vital por muitos motivos e não deve ser interrompido, nós tentaremos, como as culturas ancestrais disseram várias vezes, não acordar um bebê que dorme senão em uma emergência.

Precisamos ser cuidadosos para não fazer a criança precisar de nós para dormir. Quando o bebê é sempre carregado até que ele durma, problemas com sono podem surgir. Para evitar criar dependência do adulto para atividades tão naturais quanto ir dormir é importante respeitar, do primeiro dia em diante, a habilidade da criança de dormir por si mesma.

A criança é curiosa e precisa explorar sensorialmente o mundo desde os primeiros dias e quer ficar com a família, e não aninhada em um quarto quieto o dia inteiro. Para ajudar a tornar isso possível, os pais podem usar uma esteira especial para bebês, um saco de dormir, um pequeno futon, que possa ser levado para o local da casa onde a família for ficar – a cozinha, o quarto, a sala…
Desta maneira, a criança pode ficar com a família, observar a vida, e cochilar quando necessário. Assim o pequeno pode se manter em contato com seu ritmo natural de sono e vigília. Ele pode ouvir conversas, risadas, música ou o tranquilo silêncio. Nestas esteiras a criança pode também melhorar habilidades em desenvolvimento, como exercícios e alongamento dos músculos, fazendo flexões, alcançando coisas, e levantando-se. E ainda assim seguir seu ritmo natural de sono e vigília.
Muitíssimo trabalho mental existe durante o sono e os sonhos. Todas as experiências do dia precisam ser combinadas e todo o ‘programa pessoal’ precisa ser revisto levando-se em consideração todas as informações recebidas durante o dia.
Nós não devemos olhar para o recém-nascido como um pequeno e desamparado ser humano. Mas como pessoas que são pequenas em tamanho, mas com uma imensa capacidade mental, e com muitas habilidades físicas que não podem ser testemunhadas a menos que o ambiente auxilie a manifestação da vida.
-Drª. Silvana Montanaro, MD
Desenvolvimento Infantil

3 comentários

  1. Olá, infelizmente habituei minha filha a dormir no braço ou na rede. Hoje ela tem 1 ano e 4 meses e gostaria de ajudá-la a dormir sozinha, fazendo essa transição de forma saudável e segura. O que você recomenda? Por onde eu posso começar? Como devo fazer? Já tentei deixá-la na caminha comigo ao lado ou por perto, mas ela fica chorando muito pedindo meu colo e eu fico sem saber como agir. Não quero que ela se sinta desprotegida ou rejeitada, mas também agora sei da importância de ela dormir por conta própria.

  2. Sobre o sono. Meu filho, desde sempre, dorme depois que mama, ou quando balanço. Concordo que ele deve aprender a dormir sozinho, porém quando ele estiver na fase de aprender a se virar sozinho. E um bebê recém nascido precisa sim de muita ajuda, pra tudo, inclusive pegar no sono. A partir do sexto mês já pode começar a aprender a dormir sozinho, sem recursos.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Lar Montessori

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading