Para um ano de Paz

Queridos leitores,
durante o ano de 2011 nós, no Lar Montessori, tivemos algumas alegrias:
  • Chegamos a cerca de 3000 visitas (pouco para um blog comum, mas muito para o único sobre Montessori em casa no Brasil);
  • Pudemos auxiliar não só pais e mães, como esperávamos, mas também professores e estudantes de Educação no Brasil e na África;
  • Alguns pais e mães nos deram um retorno delicioso de se ter, dizendo de que maneira nós ajudamos, e isso vale muito!
      Por isso tudo, muito obrigado!
~

Hoje é véspera de Natal, e logo mais é o Ano Novo. Nós não poderíamos deixar de dizer algo a vocês. E aqui vai a nossa mensagem àqueles que nos acompanharam e aos que chegaram agora neste barco imenso que é a vida Montessori.
“Estabelecer a Paz”, disse Maria “é trabalho dos educadores”. Gosto de pensar como esta Maria (Montessori) e aquela Maria pensaram de maneiras semelhantes na hora de educar suas crianças, fazendo com que elas sempre pensassem, acima de tudo, na Paz. Gosto de pensar também em como elas mudaram um mundo pela educação destas crianças.
Se estabelecer a Paz é trabalho dos educadores, então é trabalho de pais e mães também, pois são estes os maiores e mais importantes educadores do mundo. A vocês, os nossos humildes parabéns e a nossa confiança. A vocês, o nosso apoio e a nossa segurança. A vocês os nossos votos de que sejam capazes de “mudar o mundo, uma criança de cada vez”.
O Natal é uma festa cristã, mas o espírito de Paz é louvado em todas as religiões (e em todas as formas de ateísmo) do mundo. O que queremos comemorar com vocês é a mensagem viva de todas as religiões do mundo, de que está na hora de construir um mundo de Paz. Trabalhe por ela, se esforce por ela, dê à sua criança todas as oportunidades para que construa este mundo que nós, adultos, não veremos pronto, mas para o qual podemos forjar os primeiros tijolos.
Neste dia 24 de dezembro, especial como só ele sabe ser, desejamos aos povos de língua portuguesa, no mundo inteiro, que suas crianças cresçam conscientes de três coisas:
  • As qualidades do mundo;
  • Os problemas do mundo;
  • As maneiras de transformar os problemas em qualidades.
E desejamos que estas crianças recebam três presentes pelos anos que vêm:
  • Consciência;
  • Auto-estima;
  • Liberdade.
Esperamos que 2012 seja um ano maravilhoso para todos, mas especialmente, desejamos que 2012 seja o ano em que milhares de crianças poderão começar a construir dentro de si a Liberdade que permitirá a elas fazer tudo aquilo com que sonharem!
Um Feliz Natal e um belíssimo 2012!
Lar Montessori,
Por um ano de Paz.
Paz

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Lar Montessori

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading