Feliz Ano Novo

Feliz Ano Novo!

Em 1907, alguém desejou Feliz Ano Novo a Maria Montessori, e naquele ano ela abriu a primeira escola Montessori do mundo, que chamou de Casa das Crianças. É com este espírito que desejo hoje um Feliz Ano Novo a todos os nossos leitores e leitoras.

Em 2013 teremos algo a comemorar: são cem anos desde que Rabidranath Tagore recebeu seu Prêmio Nobel de Literatura com Gitanjali, seu livro de poemas líricos. O poeta e Maria Montessori comunicaram-se algumas vezes e tinham um pelo outro grande admiração. Montessori, por ocasião da morte de Tagore, escreveu-lhe que “Há lágrimas que expressam o próprio coração e a própria alma, elevam a humanidade […]. São estas as lágrimas que sinto hoje”.

Esta admiração de Maria Montessori, e esta tristeza, não vieram gratuitamente. Tagore foi, entre tantas outras maravilhas, o poeta das crianças. Em seu livro “A Lua Crescente”, publicado recentemente em uma reunião chamada “Poesia Mística”, pela editora Paulus, o poeta das crianças canta ao bebê:

Ah! Se eu pudesse penetrar até ao centro mesmo do mundo do meu bebé para aí escolher um pacífico retiro!

Eu sei que esse mundo tem estrelas que conversam com ele, um azul que desce até ao seu rosto e o diverte com os seus arco-íris e as suas nuvens bizarras.

Os que fingem ser mudos e parecem incapazes de fazer um movimento deslizam em segredo para a sua janela para lhe contar histórias e oferecer-lhe bandejas cheias de brinquedos de cores brilhantes.

Ah! Se eu pudesse caminhar nas estradas que atravessam o espírito do bebé e seguir por elas mais longe, mais longe, além de todos os limites!

Lá onde mensageiros sem mensagem passam e repassam entre os Estados de reis sem história, lá onde a razão faz das suas leis papagaios de papel e larga-os no espaço, lá onde a verdade liberta os factos dos seus entraves.” (Tagore, O Mundo do Bebê, segundo tradução disponível em http://antmes.planetaclix.pt/a_lua_jovem.htm).

Tagore concordaria com Montessori quando ela disse que “A criança é a esperança e o futuro da humanidade” e quando sugeriu que a educação precisava de uma revolução que transformasse tudo o que conhecemos. As crianças, dizia Tagore, “são seres vivos, mais vivos que os adultos, porque estes têm escudos de hábito em volta de si. Assim, é absolutamente necessário para sua saúde mental e para seu desenvolvimento que não tenham somente escolas para suas lições, mas um mundo cujo espírito orientador seja o amor pessoal”. De todas as coisas, concordava Montessori, a mais poderosa é o amor.

O Lar Montessori deseja que 2013 seja o ano da criança. Se em 2011, 3.000 visitas foram feitas ao nosso blog, e em 2012, 40.000, desejamos que em 2013 400.000 famílias descubram o método Montessori, descubram seus princípios guiadores e que possam falar como Montessori ao resumir sua contribuição à humanidade: “Eu descobri a criança”.

A minha maior alegria este ano, no entanto, com todas as visitas incríveis que fiz e os contatos maravilhoso que conseguimos, foi a formação de grupos montessorianos por todo o Brasil, em especial do Círculo de Estudos em Montessori, formado por estudantes de educação, mães e profissionais de diversas áreas. Alegra-me até o fundo da alma saber que estamos conseguindo materializar debates que até pouco tempo só podiam ser feitos via Internet. Tenho certeza que muitos outros grupos surgirão em 2013 e nos anos seguintes, e isso me faz sorrir.

A todos aqueles que nos acompanharam em 2012, fazemos um apelo sincero: no ano que chega, continuem conosco, espalhem esta semente, nos ajudem a dar a todas as crianças um Lar Montessori.

E fazemos a vocês também um voto, um só, simples e breve: Desejamos que vocês em suas casas e em seus hábitos construam uma geração de Paz. Uma geração que compreenda a ligação de tudo o que há no cosmos e perceba que de todas as coisas, a mais poderosa é o amor.

Um abraço a cada um de vocês e a seus filhos,

Que 2013 seja um ano de sorrisos, descobertas e fascínios,

Lar Montessori.

Fotografia cedida por http://www.flickr.com/photos/40765798@N00/2396559684

 

Datas Comemorativas

2 comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Lar Montessori

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading