Nosso presente para você

Neste ano, fizemos muito. Nós, do Lar Montessori, e vocês, dos lares montessorianos. Juntos, nós espalhamos Montessori para milhares de pessoas, grupos em redes sociais multiplicaram-se e cresceram aos milhares em números de membros. O Lar foi visitado mais de 150.000 vezes, e chegamos a receber 2.000 leituras em um só dia. É motivo de alegria imensa saber que, em um novo fôlego, Montessori desperta tanto interesse no Brasil. É pouco ainda, para o que queremos, mas é uma boa nova digna de comemoração.

Acreditamos que, no ano que passou, cumprimos nosso dever –

ou quase. Não escrevemos tanto quanto gostaríamos, nem realizamos as entrevistas que tensionávamos. Entretanto, conseguimos publicar um vídeo por semana, sobre os capítulos do livro Mente Absorvente, de Maria Montessori e, se você nos acompanhou com a leitura semana a semana, já conhece uma das maiores obras de da fundadora de nossa tradição de pesquisa e educação. Conseguimos, também, quase sempre, escrever um texto por semana, e diversos deles atenderam a pedidos que vieram diretamente de nossos leitores. Então, se há um tema sobre o qual você gostaria de ler em 2014, diga a nós nos comentários deste texto. Por fim, conseguimos realizar o primeiro curso de Introdução ao Método Montessori para famílias e já tivemos até um curso de aprofundamento – Fortaleza, neste sentido, é protagonista.

A agenda de 2013 está acabando, e temos mais dois textos a publicar: um sobre excesso e falta de estímulo para a criança, em casa, e outro finalizando a história dos inícios do método Montessori. No ano que vem, terminaremos nossa longa série sobre os períodos sensíveis e revisitaremos alguns dos temas mais populares do Lar, como a disciplina, a imaginação e a preparação dos ambientes. Pretendemos, também, finalmente lançar o Lar Montessori em inglês e publicar, ao menos em formato digital, uma obra introdutória ao método Montessori.

Você nos presenteou de muitas maneiras ao longo deste ano. Você nos leu, nos recomendou, você aplicou os saberes dos quais somos somente disseminadores, e não mais. Você levou a cabo a tarefa entregue por Maria Montessori ao mundo, mais de cem anos atrás. Você adaptou sua casa às necessidades do seu filho e iniciou o processo de transformar-se em um adulto melhor para ele. Você, todos os dias, o observa atentamente, registra suas observações em papel, compara-as e decide, com base em suas observações, o que fazer. Você decidiu mudar o mundo e aceitou, gentil e generosamente, nossa ajuda para isso. Você, todos os dias, de manhã à noite, se esforça por tornar a vida de seu filho melhor e para, assim, melhorar toda a civilização. Você nos presenteia com um futuro belíssimo construído por suas crianças e nos permite acompanhar você, como portadores de uma sugestão de mapa e de uma bússola.

Você nos permitiu transmitir conhecimentos fundados por Montessori de muitas formas esse ano, e para receber todos estes presentes no ano que vem é que continuaremos a trabalhar. Antes deste ano acabar, lembre-se de retornar à nossa página para ler os últimos textos de 2013.

Escolher o seu presente foi difícil. Nós não saberíamos retribuir com um presente à altura, e não saberíamos demonstrar nossa gratidão de forma suficiente. Por isso, e como sempre fazemos quando tudo fica difícil demais, retornarmos aos escritos de Maria Montessori. Nosso presente para você, neste final de ano, é a mensagem que Montessori deixou ao mundo:

O trabalho da criança não é nada mais, nada menos, do que a construção da humanidade! Dia após dia, hora a hora, de minuto a minuto, esse incessante trabalho continua. Não pode haver intervalos em suas atividades, pois isso significaria a morte. Ela deve superar todos os obstáculos em seu caminho, deve  vencer todas as dificuldades.

A humanidade, inconsciente do que faz a criança, bloqueou seu caminho de desenvolvimento com incontáveis dificuldades, de forma que o trabalho da criança através dos tempos foi retardado por gritos de lamentação e abafado por lágrimas.

Agora que sabemos o que ela sofre, agora que entendemos as consequências fatais de frustrar esse desenvolvimento que vem a formar o homem, fomos despertados à consciência de uma nova forma de cruzada social – uma campanha social em nome dos mais nobres dos seres, os menos protegidos de todos os trabalhadores – a criança.

Que a humanidade desperte! Que dê à criança condições de viver como necessita – se deve conquistar seu dever – que é sagrado – não mais por entre conflitos e lamentos, mas cheia de alegria, e auxiliada pela sociedade em que vive.

Desejamos a todos os nossos leitores As Melhores Festas, um final de ano belíssimo e um 2014 repleto de Paz, em sua casa, em sua vida, e na vida de todas as crianças com quem você convive – que possamos, o mais logo possível, estender esta Paz a todas as crianças da Terra.

Com votos de esperança, determinação e vontade,

Obrigado,

Lar Montessori

História de Montessori, Traduzidos

3 comentários

  1. Gabriel que texto tocante!
    Desejamos tambem o melhor para voce em 2014. Obrigada pelo seu empenho, sua disciplina, seu amor a sua missao. Nossas familias sao beneficiadas enormemente com isso. Conte conosco sempre!
    Abracos com carinho,

    Pais do ben

  2. Gabriel, você é que nos presenteou com tantos aprendizados e reflexões. Muito obrigada por dispor de seu tempo e de seus conhecimentos para compartilhar conosco a vontade de que o Brasil seja um pais melhor e que as crianças tenham todas as oportunidades de serem o que quiserem ser, que elas possam ser sempre o Novo Homem de nossas esperanças. Muito obrigada mesmo. Um excelente 2014 pra vc e que possamos continuar juntos aprendendo e ensinando Montessori. Grande beijo no seu coração. Paz Profunda!!!!

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Lar Montessori

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading