O Controle de Erro no Método Montessori

Em Montessori, é raríssimo uma professora corrigir a criança. Quase todas as vezes, a criança corrige a si mesma porque percebe o erro que cometeu.

Isso se deve a uma propriedade do método Montessori chamada Controle do Erro.

O controle de erro acontece na relação entre a criança e o material. Ele nunca está no material, embora a gente às vezes pense. que está. Mas no começo o material tem um papel bem grande nessa relação.

Blocos de Cilindros, Nienhuis

Os blocos de cilindros têm um controle de erro físico. A criança não consegue terminar o “jogo” se não acertar tudo. Se colocar um só cilindro fora do lugar, vai ficar faltando orifício no final. É um dos primeiros materiais de 3 a 6 anos, e o material aqui tem um papel grande na relação.

Torre Rosa, Nienhuis

Logo em seguida, a criança vai para a torre rosa, segunda foto. A criança aqui consegue terminar a atividade sem acertar nada. Ela pode errar tudo, e ainda assim a torre fica em pé. Mas aqui ela já tem os olhos educados para perceber dimensões, porque passou pelos blocos de cilindros. A dica que a torre dá, visual, é suficiente para a criança fazer a parte dela nessa relação.

Letras e Lixa, Nienhuis

As coisas vão ficando cada vez mais sutis. O material dá cada vez menos dicas. As letras de lixa, terceira foto, por exemplo, dão dicas para os dedos. Se a criança desliza o dedo fora da lixa, percebe que não está na letra mais. Mas é a memória da criança, que recorda a demonstração da professora, que vai cumprir o maior papel nessa relação de controle de erro.

O controle de erro sempre está presente, e conforme o papel do material vai ficando mais sutil, a criança também vai ficando mais atenta, e mais responsável pelo seu próprio aprendizado.

Na adolescência, por exemplo, depois de escrever um longo relatório sobre um episódio histórico, o controle de erro inclui checar as referências e ver se tudo o que foi relatado tem base bibliográfica sólida.

O controle de erro liberta a criança para aprender.


Metade das vagas para o Programa de Estudos em Rede no Método Montessori já estão preenchidas. Se você quer estar conosco em 2022, conheça mais e se inscreva pelo botão abaixo.

Outros

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Lar Montessori

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading