Método Montessori

Método Montessori é a perspectiva educacional desenvolvida por Maria Montessori e seus colaboradores [1] a partir da observação do comportamento de crianças em ambientes estruturados e não estruturados. Seu objetivo é ajudar o desenvolvimento da vida da criança, de forma integral e profunda.

A pedagogia montessoriana é fundamentada na observação, e por isso dá suporte ao desenvolvimento infantil de forma especialmente eficaz. Desde 2007, estudos com alto grau de confiabilidade vêm sendo desenvolvidos para verificar a eficácia de Montessori, e a cada nova publicação, confirmamos que as descobertas de Maria Montessori e seus colaboradores são mesmo o melhor caminho para ajudar o desenvolvimento das crianças, incluindo aspectos cognitivos, sociais, emocionais, de conteúdo e de desenvolvimento cerebral.

Não creio que haja um método melhor que o montessoriano para sensibilizar as crianças sobre as belezas do mundo e para despertar sua curiosidade para os segredos da vida.

Gabriel García Márquez, Prêmio Nobel de Literatura

História do Método Montessori

Maria Montessori (1870-1952) foi uma psiquiatra italiana e uma das primeiras mulheres a se formarem em Medicina na Itália [2]. No final do séc. XIX, as condições de vida e tratamento de crianças com deficiências internadas em instituições psiquiátricas era terrível, e Montessori, em parceria com um colega e um professor da Universidade de Roma, trabalharam para transformar essas condições, e oferecer às crianças chances de um desenvolvimento mais completo e uma vida melhor.

Para isso, criaram a Escola Ortofrênica, cuja base eram textos de antropologia pedagógica e os métodos didáticos desenvolvidos por Édouard Séguin. Os resultados do trabalho do trio foram surpreendentes, e algumas das crianças conseguiram aprender mais na Escola Ortofrênica do que as crianças sem deficiências aprendiam nas escolas regulares da época.

Estimulada por isso, Montessori voltou a estudar em cursos livres da Universidade que tratavam de Filosofia da Educação, Psicologia Experimental e Antropologia Pedagógica [2], até que em 1907 teve a chance de usar os mesmos princípios para montar uma escola em São Lourenço, um bairro da periferia de Roma e experimentar livremente novos métodos pedagógicos. A Casa das Crianças, como foi chamada essa instituição, deu a Montessori a chance de observar o comportamento de crianças com desenvolvimento típico, em liberdade, num ambiente que era reestruturado a cada nova demonstração das necessidades de desenvolvimento das crianças.

Lá, os filhos de famílias que trabalhavam até dezoito horas por dia e eram quase todas analfabetas, alfabetizaram-se muito melhor e mais rápido do que se esperava – na época – para a idade e classe social. Além disso, tornaram-se crianças tranquilas, admiravelmente educadas, gentis e generosas, concentradas, independentes e disciplinadas. Assim, nasceu a Pedagogia Científica, uma abordagem educacional que se transforma a partir das observações que o professor faz, enquanto as crianças vivem no ambiente com liberdade para fazer tudo o que as conduza a um bom desenvolvimento.

Montessori em escola fundada por Alexander Graham Bell e família, 1913. Créditos a Montistory.

O método Montessori se espalhou por toda a Terra, e Maria Montessori viajou por todo o planeta espalhando os segredos da infância, que ela descobria com cada vez mais precisão e profundidade conforme observava crianças em ambientes sociais e geográficos variados, e conforme trocava e colaborava com dezenas de professores ao redor do mundo. Sua proposta foi a criação de uma nova ciência da educação, e hoje as ciências cognitivas e as neurociências dão suporte a cada uma de suas descobertas, com novas publicações todos os anos comprovando a precisão de seus insights e observações, e a eficiência e eficácia da abordagem pedagógica que desenvolveu.

Olhando para o número de escolas montessorianas no mundo (somente 25.000) podemos ter a impressão de que a disseminação das ideias de Montessori não foi tão grande. Mas a presença de Montessori se mede menos pela presença de seu método “completo” nas escolas, e mais por aspectos dele que se tornaram valores universais:

  • mesas e cadeiras baixas,
  • a presença cada vez menor de castigos nas escolas,
  • uma educação baseada no trabalho sensorial,
  • a importância do movimento na primeira infância,
  • o uso de materiais concretos que as crianças possam manipular na escola,
  • a comunicação respeitosa entre professores e alunos,
  • e a valorização das descobertas científicas sobre o desenvolvimento para a prática pedagógica.

Todas essas foram inovações que Montessori criou, ou que existiam antes dela, mas foram reorganizadas e disseminadas por seus livros e cursos, mais do que por qualquer outra influência na história da educação [3].


A Criança no Método Montessori

A grande descoberta montessoriana é que as crianças são as construtoras da humanidade[4]. Do ponto de vista montessoriano, não são os adultos que “constroem” as crianças, mas as crianças que fazem os adultos. O adulto depende dos esforços da criança. Esse é o tamanho de sua importância – ela não é mais um ser passivo que será aquilo que fizermos dela, mas um ser ativo, que se esforça o tempo todo para preparar a humanidade de amanhã. Por isso, o empenho da criança vai sempre na direção de se tornar cada vez mais independente dos adultos, cada vez mais forte e mais potente.

Para Montessori, o desenvolvimento acontece em fases, que são chamadas de Planos de Desenvolvimento. A cada plano, as crianças buscam um novo patamar de independência em relação aos adultos.

Primeiro Plano do Desenvolvimento (0 a 6 anos)

Nesta primeira fase da vida, as crianças têm dois grandes objetivos: aprender como o mundo funciona, para saber como funcionar no mundo [5], e adquirir independência física em relação ao adulto.

Aprender como o mundo funciona quer começa por absorver o mundo, suas imagens, sua linguagem, suas regras e sua cultura, suas leis físicas, químicas e biológicas. Isso não é fácil, e as crianças contam com a enorme capacidade do cérebro infantil de se transformar a cada nova informação. Montessori não podia observar o cérebro, mas observava o comportamento, e sabia que as crianças tinham um tipo de mente muito especial [5]. Chamou-a de “Mente Absorvente”, e com isso explicou como a criança parte do “nada” e chega a construir um ser humano competente e forte em breves seis anos de vida.

A independência física, outro pilar deste primeiro momento do desenvolvimento, pode ser resumida em uma frase, dita pelas crianças: “Me ajuda a fazer sozinho” [6]. Elas querem aprender, mas não querem que os adultos façam as coisas para elas. Querem fazer. É pela ação que elas se constroem e se transformam. As crianças enfrentam as dificuldades e os fracassos das primeiras tentativas e insistem até o sucesso e o aprendizado. Montessori dizia que nunca devemos interromper uma criança em alguma coisa que ela acredita que consegue fazer sozinha, não importa quão lento seja o seu progresso.

Este Primeiro Plano é guiado por Períodos Sensíveis [5]. Ciclos durante os primeiros anos de vida em que o interesse, o foco, e os esforços da criança são direcionados completamente para uma área do desenvolvimento. Há períodos sensíveis para o movimento, a linguagem, os sentidos, a escrita, a matemática… E se a criança tiver liberdade para perseguir seus interesses durante os períodos sensíveis, se desenvolverá com mais facilidade, fluidez, aparentemente sem esforço e os resultados serão muito superiores ao que seriam se os períodos sensíveis fossem ignorados ou suprimidos.

Conforme fazem coisas cada vez mais difíceis, as crianças dominam o mundo mais próximo de si, começam a ansiar pelo mundo desconhecido, e aí chegam à fase seguinte.

Continua depois do anúncio.

Segundo Plano do Desenvolvimento (6 a 12 anos)

As crianças do Segundo Plano do desenvolvimento já dominaram bastante do mundo mais próximo. Elas sabem cuidar de si, e até conseguem cuidar dos outros e do seu ambiente. A independência física está conquistada o suficiente, e agora elas desejam alcançar outros mundos, que não podem ser tocados [7]. Mundos distantes: outros continentes, o universo, as civilizações do passado, a Terra na época de sua formação e os animais na história de sua evolução.

Sobre as crianças mais novas, do Primeiro Plano, Montessori dizia que suas “mãos são os instrumentos da inteligência humana” [5]. Se é assim, a imaginação é a mão da criança de 6 a 12 anos. É com a imaginação que a criança investiga e compreende os mundos distantes e inatingíveis. Lendo, ouvindo, estudando, imaginando, as crianças conquistam a independência intelectual. Aprendem a pensar sem a ajuda dos adultos [8]. E porque pensamos melhor quando pensamos juntos, essas crianças trabalham melhor quando trabalham em grupo, com uma mediação cada vez menor e mais sutil.

É inevitável que, nessa intensa convivência, problemas morais apareçam, e uma frase importante para as crianças de 6 a 12 anos é “Isso não é justo!”. Se para entender o mundo as crianças precisam fazer perguntas, escutar e contar muitas histórias, para compreender aspectos morais e de convivência, é necessário dar espaço para a análise [9]. Não devemos resolver os problemas delas, e nem é adequado dispensar as crianças diminuindo a importância do que dizem – mesmo quando elas estão questionando os nossos comportamentos. O trabalho do adulto no Segundo Plano do desenvolvimento é dar elementos para a compreensão, e depois permitir a reflexão livre – perguntas, histórias, diálogo e tempo. A socialização fica cada vez mais importante na vida das crianças, até chegarem à adolescência.

Crianças (6 a 12 anos) em uma sala montessoriana discutem fungos.

Terceiro Plano do Desenvolvimento (12 a 18 anos)

Para um adolescente, a parte mais importante do dia a dia é a convivência com outros adolescentes. A independência que estão conquistando é social, eles valorizam a socialização sem a presença ou ajuda do adulto. Ser socialmente independente significa, por um lado, resolver os próprios problemas, sem apego ao ponto de vista que os adultos possam expressar – e às vezes resistindo a esses pontos de vista, como forma de se tornar livre deles. Mas também significa compreender, de forma mais profunda e complexa, como a sociedade funciona: a cidade, a cultura, a ideologia, a economia, a ciência e a política [10, 13].

Para o adolescente, é importante pertencer a um grupo. Ser aceito como é, sem precisar se encaixar [11, 12]. É fundamental que os adolescentes tenham a chance de estudar, trabalhar, conviver em grupo, por longos períodos. Criar ambientes que estimulem a formação de grupos saudáveis é o grande trabalho do adulto para o adolescente. Um grupo saudável é aquele que permite o pertencimento, e que tem uma finalidade que vai além de si mesmo.

O adolescente precisa entender qual é sua função na comunidade a que pertence. A escola, o bairro, a cidade. Por isso, os grupos devem ter uma interação com a comunidade mais ampla. Devem servir a alguma coisa [26]. O adolescente precisa trabalhar, e precisa ser remunerado. A remuneração mais eficaz é a financeira, porque dá a ele algum grau de independência social, mas o trabalho tem uma finalidade mais pedagógica (aprender a trabalhar, a ter colegas e responsabilidades) do que econômica [13], e na eventualidade do trabalho remunerado não ser possível, trabalho voluntário ou mesmo troca de serviços e mercadorias é possível e funciona [25]. Integrado a diversos grupos, e percebendo sua função social, o adolescente chega à idade adulta.

Quarto Plano do Desenvolvimento (18 a 24 anos)

O início da idade adulta ainda é, para Montessori, um plano importante do desenvolvimento. Já fora da escola, na universidade ou no curso de aprendizados que o conduzirão a uma carreira, o adulto busca compreender seu caminho e seu motivo de existir. Montessori tem um termo que nos ajuda aqui, embora ela mesma não o utilize para falar do adulto: Papel Cósmico [14].

Todos os seres têm uma função no equilíbrio cósmico, e não é diferente com os adultos. Todos os adultos exercem alguma atividade que contribui para o delicado tecido cósmico. Na maior parte das vezes, nosso papel cósmico não é o que está escrito em nosso contrato de trabalho. Pode ser que sejamos contratados para ensinar Geografia, mas nossa maior contribuição pode ser o diálogo com os alunos nos corredores, que os ajuda a encontrar um caminho profissional. Podemos ser gerentes de loja, mas nossa maior contribuição pode ser ajudar os clientes a enxergarem o que há de mais belo em seus rostos e corpos. O contrato é nosso papel individual, e é o que garante o sustento de nossas famílias. O papel cósmico é o que garante o equilíbrio de todo o universo.

Todos os adultos têm um papel cósmico, mas ele não pode ser descoberto nos bancos das universidades, e Montessori defendia que desde cedo os adultos trabalhassem [13], como assistentes e aprendizes, para se tornarem hábeis em suas profissões, e para conhecerem o mundo, além das paredes das universidades. Um adulto que pudesse encontrar sua contribuição para o mundo, e se tornar hábil nessa contribuição, sem ceder as tentações do poder e da posse [13], teria encontrado o caminho para criar um mundo “poderoso, rico e puro”, e se saído muito bem em seu desenvolvimento [13].

Cheguei no país com seis anos e imediatamente fui para uma escola Montessori. […] Eu realmente acho que me beneficiei da educação Montessori, que de algumas maneiras dá aos alunos muito mais liberdade para fazer as coisas do seu jeito, e para descobrir. Interessante que meu parceiro Larry Page também tenha ido a um jardim de infância e pré-escola Montessori; é algo que temos em comum. Eu acho mesmo que algum crédito da vontade de ir atrás de seus interesses… você pode ligar isso àquela educação Montessori.

Sergey Brin, Co-Fundador do Google

Princípios do Método Montessori

Maria Montessori nunca definiu um conjunto de princípios para a pedagogia que desenvolveu. Fez listas de características da sala, dos materiais, do professor, das crianças que encontravam seu próprio equilíbrio… Mas não fez uma lista de princípios de sua abordagem pedagógica. A lista que segue tem fins didáticos. A ideia não é reduzir o método Montessori a esses princípios, mas organizar as ideias de Montessori para tornar mais claras as suas descobertas e sua perspectiva educacional. Essa lista não foi criada por mim, mas por Edimara de Lima. Eu a utilizo com poucas modificações até hoje, porque me parece a organização mais abrangente e didática das ideias de Montessori, mas você encontrará outras listas de princípios na internet e em livros, e porque Montessori não estabeleceu uma organização deste tipo para as próprias ideias, listas diferentes não são, necessariamente, mais e menos certas, mas explicações diferentes para o mesmo conteúdo.

Autoeducação

Montessori, a partir da observação do comportamento das crianças em liberdade, chegou à ideia radical de que as crianças são capazes de aprender sozinhas [15, 16]. Todas as crianças aprendem algumas coisas sozinhas: andar, falar, comer, pegar, reconhecer voz e aparência, receber e fazer carinho… Mas em muitos casos, nós não percebemos isso. Em Montessori, nós confiamos na criança. Sabemos que se ela puder contar com o contexto adequado, pode desenvolver quase tudo de forma independente e livre.

Para aprender sozinha, a criança precisa ter a oportunidade de (1) ver outras pessoas, adultos ou crianças, fazendo as coisas; (2) ter a oportunidade de experimentar, tentar, testar, sem ajuda e sem ser interrompida; (3) ter a chance de perceber os próprios erros e os corrigir espontaneamente; (4) superar pequenas dificuldades, uma de cada vez, em um ritmo particular e diferente para cada aprendizado [17].

Porque a Autoeducação acontece assim, e porque esta é a melhor maneira de aprender, o método Montessori inclui materiais específicos, que são feitos para (1) serem manipulados pela criança, (2) trabalharem um novo desafio de cada vez e (3) darem à criança a chance de perceber seus próprios erros [17]. Com liberdade para escolher em que trabalhar a cada momento, e liberdade para repetir quantas vezes quiser cada exercício, a criança se autoeduca constantemente.

Crianças com materiais montessorianos em escolas da Tanzânia e Quênia.
Faça uma doação para os Educadores sem Fronteiras ao final do texto.

Educação Cósmica

As crianças nascem interessadas por tudo ao seu redor, e há muitas formas de manter esse interesse aceso por toda a infância. Uma das mais belas é perceber que todas as coisas estão conectadas e dependem umas das outras para existir [27]. Ter es sa visão do mundo permite à criança desenvolver um senso de gratidão e união para com tudo o que há no mundo e perceber a ordem que existe na natureza e no universo.

Para garantir que isso ocorra, e que o encanto das crianças pelo conhecimento e pelo mundo se mantenha vivo, a educação das crianças de 6 a 12 anos é baseada em perguntas, histórias e pesquisas que seguem a curiosidade da criança [7]. Mesmo respeitando o currículo oficial, é possível permitir a expansão da curiosidade e dos interesses das crianças, desde muito cedo, e alimentar a percepção de que tudo pode ser descoberto, compreendido, e de que todas as coisas são interessantes, se olharmos para elas do ângulo certo.

A Educação Cósmica busca oferecer à criança a Visão Cósmica do mundo [14]. Cosmos, o oposto de caos, é a ordem do universo. Um importante divulgador de ciências dizia que “se você quiser fazer uma torta de maçã do zero, primeiro precisa criar o universo”[28]. Dar à torta de maçã um sabor de estrelas é a função da Educação Cósmica.

Educação como Ciência

A maior parte da educação das crianças é baseada em crenças e experiências individuais. Educo meus filhos e meus alunos como meus pais e meus professores educaram a mim. Faço as coisas como faço porque acho que isso funciona. Acho que a família e a escola devem ser organizar de um jeito, e não de outro, porque acredito em algumas coisas, e não em outras.

Particularmente, a estrutura de escola que temos hoje deriva de um conjunto de crenças e modos de agir do meio do século XVIII, a época da Revolução Industrial: filas de cadeiras, o mesmo conteúdo, ao mesmo tempo, para todo mundo, imobilidade e submissão dos alunos, e prêmios e castigos como forma de disciplina.

Quando Montessori começou a trabalhar com as crianças de São Lourenço, já sabia que essa abordagem não era a melhor. Mas em lugar de estabelecer uma nova pedagogia, de acordo com suas próprias crenças, ela escolheu deixar um grupo de crianças em liberdade, em um ambiente semiestruturado, e observar seu comportamento, para depois pensar uma educação que não partisse das crenças do adulto, mas do desenvolvimento natural das crianças [17].

É assim até hoje: nas casas e escolas montessorianas, antes de decidirmos fazer qualquer coisa importante (desde apresentar um material novo, até interrompermos o que parece ser uma má ação da criança), nós paramos e observamos, para tentar compreender quais as necessidades reais da criança e qual a melhor abordagem a adotar, com cada criança, a cada momento [15].

É isso que faz do método Montessori uma abordagem pedagógica que dá às crianças a chance de atingirem um excelente desempenho acadêmico [18]e, ao mesmo tempo, usufruírem de um grande prazer enquanto estão na escola [19], inclusive e especialmente durante tarefas acadêmicas desafiadoras.

Ambiente Preparado

Para o método Montessori, liberdade é algo muito importante. A criança deve ter uma liberdade que é biológica [20], porque deixa a vida se desenvolver. Assim como uma árvore é livre quando está em uma terra fértil, úmida e profunda, a criança também precisa de um ambiente preparado, seguro, e com nutrientes (físicos, emocionais, mentais e sociais) para que possa ser livre para viver.

Existem algumas condições para que o ambiente dê liberdade à criança. A primeira é que tudo o que é importante seja acessível. Primeiro, o mais básico: a criança precisa ter uma forma de beber água, comer, usar o banheiro e dormir, sem precisar de autorização ou de ajuda do adulto. Depois, o resto: a criança precisa viver sem ajuda e autorização do adulto. Então o mundo deve ser preparado para ela. Ou a gente abaixa as coisas, como se faz na escola montessoriana, onde tudo fica à altura dos pequenos, ou a gente dá um banquinho para a criança, de forma que ela possa acessar as coisas que não podem ser adaptadas, como a pia de casa, por exemplo.

O ambiente tem outras características: não deve ser hiperestimulante. O mundo todo é estimulante para a criança, então os ambientes que a gente pode controlar devem ser tranquilos, pintados de cores claras e neutras, e a mobília da criança deve ser assim também. Pelo mesmo motivo, não é necessário nem positivo que a criança tenha brinquedos demais. Ela pode ter poucos e bons, e ter acesso a todo o resto da casa, o que diminui muito a necessidade de ter pilhas e mais pilhas de brinquedos ruins. Finalmente, tudo no ambiente deve servir para a atividade das crianças: não só as folhas de papel preparadas pelo professor, mas todos os materiais, toda a mobília, todos os objetos de decoração. Tudo pode ser cuidado, lustrado, polido, lavado, limpo, reparado, organizado e protegido pela criança [17]. Assim, existindo no mundo, em liberdade, as crianças podem finalmente viver sua vida completa, e respirar a liberdade.

Adulto Preparado

Todos os outros princípios só funcionam quando o adulto que interage com a criança se esforça para se transformar interiormente. Montessori dizia que precisávamos abandonar o orgulho de sermos adultos, e a ira contra a criança que não comporta das formas que são mais cômodas para nós [23]. É necessário que o adulto passe pela constante humilhação de respeitar a criança em todas as suas necessidades – e é claro que aos poucos deixamos de nos sentir humilhados, mas precisamos atravessar o pântano do respeito pela criança para descobrirmos a luz do outro lado. Desde o início, precisamos contar com “uma forma de fé, de que a criança irá se revelar por meio do trabalho”[21].

Se por um lado, a preparação do adulto é profunda, psicológica, quase espiritual, por outro ela também é exigente na técnica. O adulto preparado é um observador que confia na criança e busca nos atos dela as indicações de suas necessidades [15]. Com a observação realizada, pela configuração do ambiente e pelas interações, esse mesmo adulto tenta oferecer os meios para que a criança satisfaça aquilo que é importante e supere aquilo que ainda é um desafio ou um obstáculo.

Esse adulto nunca ajuda mais do que o mínimo necessário, abstém-se de colaborar sempre que a criança acredita que pode agir sozinha e garante, a todo momento, que sua presença possa ser sentida caso seja necessária [22]. A alegria deste adulto é dupla: ser cada vez menos necessário, e ter a chance de observar a vida se desenvolvendo.

Criança Equilibrada

Quando as crianças são bem pequenas, seu pensamento e suas ações andam juntos. Mente e corpo, ou, nas palavras de Montessori [5], vontade e ação. Quando um bebê chacoalha um chocalho, não faz isso pensando no passeio que vai dar à tarde, ele está inteiro com o chocalho, mente e corpo, vontade e ação. Mas quando as crianças crescem e tentam fazer coisas mais complexas do que usar um chocalho, nós temos medo. Impedimos que elas subam escadas, ajudamos quando vão abrir uma gaveta, interrompemos quando elas passam tempo demais lavando as mãos. Isso, aos poucos, produz uma separação entre a vontade, que fica na escada, querendo subir, e a ação, que fica na frente da televisão, assistindo um desenho, porque foi lá que nós achamos seguro colocar a criança.

Essa separação da vontade e da ação produz instabilidades de todo tipo no desenvolvimento da criança. Ela pode ficar com os movimentos desordenados, irritável, agitada, ou pelo contrário, letárgica, desinteressada de tudo, submissa. As duas coisas são desvios em relação ao desenvolvimento que ocorreria se a criança tivesse a liberdade biológica para se desenvolver plenamente [23]. Mas há caminhos para retornar a um curso mais equilibrado de desenvolvimento, e a criança faz isso quando se empenha, com concentração e alegria, em atividades interessantes e desafiadoras que exijam movimento do corpo e aperfeiçoamento inteligente das ações realizadas.

Em Montessori, chamamos esse tipo de atividade de “trabalho” [23]. A primeira função do trabalho é ajudar a criança a alcançar a concentração. Quando a mente e o corpo (vontade e ação) retornam a um só centro, todos os desequilíbrios diminuem, e muitos desaparecem, conduzindo a criança a um estado mental que envolve concentração e alegria, e conduz à independência, iniciativa, autodisciplina, generosidade, prazer pelo esforço e confiança em si mesma [23, 29]. Há pelo menos dois ou três nomes para este processo na obra de Maria Montessori, como normalização e conversão [2]. No Lar Montessori, opto por utilizar “Equilíbrio”.


Como Funciona uma Escola Montessoriana

É muito difícil fazer uma descrição que capte todo o encanto de uma sala montessoriana em funcionamento. Por isso, antes da explicação técnica a seguir, Assista ao vídeo abaixo, que mostra algumas salas montessorianas. Se quiser, há também vídeos de crianças mais novas e mais velhas, a seguir:

Ambientes Montessorianos
Montessori para Crianças de 0 a 3 anos.
Montessori para Adolescentes

Características de uma Escola Montessoriana

Há muitas listas de características de uma escola montessoriana. A que segue [24] foi feita em uma colaboração das duas maiores organizações montessorianas do mundo: A Associação Montessori Internacional e a American Montessori Society. A lista é distribuída pela Iniciativa de Políticas Públicas para Montessori – EUA (veja a original aqui e nossa tradução completa aqui).

As Características Essenciais de uma Escola Montessori são:

  1. Implementar um currículo Montessori que deve incluir:
    1. Um projeto de sala de aula que seja compatível com os princípios do “ambiente preparado” montessoriano.
    2. Um conjunto completo de materiais montessorianos para cada sala e grupo etário.
    3. Períodos diários de trabalho ininterrupto, idealmente com períodos de trabalho de três horas.
    4. Ensino caracterizado por um alto grau de liberdade concedida aos alunos, para que escolham em que trabalhar, onde trabalhar, por quanto tempo trabalhar.
    5. Ensino que aconteça principalmente em pequenos grupos (Ensino Fundamental) ou individualmente (Educação Infantil).
  2. Ter profissionais de educação adequadamente formados, o que se define por:
    1. Ter um professor principal em cada sala com uma credencial de formação de professores no nível com que trabalha, emitido por: AMI, AMS, NCME e/ou MACTE.
    2. Ter membros da equipe envolvidos em constante desenvolvimento profissional em Montessori.
  3. Possuir salas com:
    1. Os agrupamentos etários adequados: 2,5/3-6, 6-9, 9-12, ou 6-12 anos de idade. Crianças de recém nascidas até os três anos de idade e de 12 a 18 anos podem ser agrupadas por diversas configurações etárias.
    2. Tamanhos de sala e relações criança/adulto que se alinhem com os princípios montessorianos. Os padrões montessorianos de sala de aula requerem ambientes de tamanhos maiores e relações de alunos por professor maiores do que o que geralmente se vê em salas tradicionais. Adicionar professores a uma sala de três a seis anos pode interferir com, mais do que encorajar, o aprendizado dirigido pelas crianças. Não seria incomum ver trinta ou mais crianças em uma sala de Educação Infantil ou Ensino Fundamental.
  4. Avaliar o progresso dos estudantes por meio de:
    1. Observações dos professores.
    2. Registros detalhados.

Amigos na Índia me pedem para imitar você. Eu digo a eles: não, eu não devo imitar você, mas incorporar você, e a verdade fundamental que subjaz ao seu método.

Mahatma Gandhi, em entrevista com Montessori.

Para Estudar Mais

Se você achou interessante o que leu até aqui, veja algumas opções para se aprofundar:

Blog – Mais de 300 textos sobre dezenas de temas para você estudar onde e quando quiser.


Livros

Se quiser ler sobre o método Montessori, sugiro começar por:

  1. Método Montessori: Uma introdução para pais e professores (Paula Lillard, Ed. Manole)
  2. O Segredo da Infância (Maria Montessori, Ed. Kírion) [Título anterior: A Criança]
  3. Mente Absorvente (Maria Montessori, Ed. Portugália ou Nórdica)
  4. A Descoberta da Criança: Pedagogia Científica (Ed. Kírion) [Título anterior: Pedagogia Científica]
  5. O Método Montessori na Educação dos Filhos (Tim Seldin, Ed. Manole)
  6. Formação do Homem (Maria Montessori, Ed. Manole)

Depois dos primeiros três ou quatro livros, você conhecerá o suficiente para escolher suas próximas leituras em qualquer ordem.


Referências

[1] Lillard, L. Montessori: The Science Behind the Genius. Oxford Univ. Press, 2018.

[2] Trabalzini, P. Maria Montessori: Through the Seasons of the Method, The NAMTA Journal, Vol. 36, No. 2, Spring 2011.

[3] Kramer, R. Maria Montessori: A Biography. De Capo Press, 1988.

[4] Montessori, M. Formação do Homem. Kirion, 2019

[5] Montessori, M. Mente Absorvente. Portugália/Nórdica.

[6] Shields, J. “Help Me to Help Myself”: Independence and the Montessori Philosophy. Montessori Guide, AMI/USA, 2014. Disponível em: https://montessoriguide.org/help-me-to-help-myself

[7] Lillard, P. Montessori Today: A Comprehensive Approach to Education from Birth to Adulthood. Schocken Books Inc, 1996

[8] Montessori, M. Para Educar o Potencial Humano. Papirus, 2014.

[9] Goertz, D. Children Who Are Not Yet Peaceful: Preventing Exclusion in the Early Elementary Classroom. Frog in Well, 2001.

[10] Kahn, David. Montessori Erdkinder: The Social Evolution of the Little Community. 25th International Montessori Congress Papers, 2005.

[11] Donahoe, Marta. Where is Everybody: Valorization in a World that Could Be. Montessori Life, volume 20, number 3, 2008.

[12] Brown, B. Braving the Wilderness: The Quest for True Belonging and the Courage to Stand Alone. Random House, 2017.

[13] Montessori, M. Erdkinder and the Functions of the University. Publicado como apêndice do livro MONTESSORI, M. Da infância à adolescência. Rio de Janeiro: ZTG, 2005.

[14] Grazzini, C. A Visão cósmica: O plano cósmico, e a Educação Cósmica de Maria Montessori. The NAMTA Journal, Vol. 38, No. 1, Winter 2013. Disponível em português em: http://omb.org.br/wp-content/uploads/2016/04/A-visa–o-co–smica-o-plano-co–smico-e-a-educac–a–om-co–smica-segundo-Montessori.pdf

[15] Montessori, M. Spontaneous Activity in Education – Advanced Montessori Method, V.1. Frederick A. Stokes Co., 1917.

[16] Montessori, M. Creative Development in the Child. Kalakshetra, 1994.

[17] Montessori, M. A Descoberta da Criança: Pedagogia Científica. Kírion, 2017.

[18] Lillard, A. Evaluating Montessori Education. Science 29 Sep 2006, Vol. 313, Issue 5795, pp. 1893-1894 DOI: 10.1126/science.1132362

[19] Lillard, A. Montessori Preschool Elevates and Equalizes Child Outcomes: A Longitudinal Study. Front. Psychol., 30 October 2017 | https://doi.org/10.3389/fpsyg.2017.01783

[20] Montessori, M. The 1913 Rome Lectures. Montessori-Pierson Publishing Company, 2013.

[21] Montessori, M. Educação para um Novo Mundo. Comenius, 2014.

[22] Montessori, M. A Decalogue. AMI Journal 1992/1.

[23] Montessori, M. O Segredo da Infância. Kírion, 2019.

[24] MPPI. Montessori Essentials. Montessori Public Policy Initiative, 2015. Disponível aqui: https://www.montessoripublicpolicy.org/resources

[25] Donahoe, M. Liberty and Hope for the Adolescent: Valorization of the Personality. Clark Montessori Newsletter, Spring 2009. Disponível em: https://cmstep.com/articles/

[26] Donahoe, M. Widening the Circle. Montessori Life, volume 18, number 2, 2006.

[27] Haines, A. Strategies to Support Concentration. The NAMTA Journal, Vol. 42, No. 2, Spring 2017.

[28] Sagan, C. Cosmos – Episode 9 – The Lives of The Stars. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6PHO2DZN30k

[29] Standing, E. M.. Maria Montessori: Her Life and Work. Signet, 1962.

Esta é uma nova versão do texto sobre o método Montessori neste site. Para acessar a versão antiga, clique aqui.


250 comentários

  1. Gostaria muito de aprender o método montessori para aplicar aos meus alunos de educação básica. Será que podiam me ajudar neste sentido.

    1. Gerson,
      Visite o seguinte endereço: http://www.metodomontessori.com.br/blog
      E o grupo Montessori para Mamães, no Facebook!

      Também os livros “Psico Geometria”, “Psico Aritmética” e “Psico Gramática” também te ajudarão. Vc pode ler o livro “Pedagogia Científica”, e o “Dr. Montessori’s Own Handbook”, no YouTube, veja vídeos de “Montessori Elementary”.

      Abraços!

  2. Estou cursando pedagogia e queria fazer meu TC C sobre o método Montessori mas não sei por onde começar . Me ajude por favor. Obrigada!

      1. Estou muito decepcionada com a escola montessoriana. Tentei colocar meu filho em uma delas e ele não foi aceito.

  3. por favor, estou fazendo uma pesquisa a respeito do tema, a respeito do material que voces disponibilizam, gostaria de saber a referencia bibliografia ou os sites que foram visitados para elaborar esse trabalho. Grata, Elaine

    1. Oi Elaine, tudo bom?
      O texto sobre o método, especificamente, foi elaborado com base em coisas demais para listar. Trata-se mesmo de uma síntese muito reduzida (para propósitos de introdução geral) de toda a obra psicopedagógica de Montessori. Posso ajudar você com uma referência para cada tópico, entretanto, se você precisa de material para estudar. Desculpe se for fora de ordem:
      Ambiente preparado: livros “Pedagogia Cientítica” e “Dr. Montessori’s Own Handbook”
      Adulto Preparado: livros “A Criança” e “Discovery of the Child”, mas também “Pedagogia Científica” e o final de “Mente Absorvente”
      Criança Equilibrada: Principalmente “Mente Absorvente”, mas também “Spontaneous Activity in Education” (L’Autoeducazione, em italiano)
      Autoeducação: “Spontaneous Activity in Education” e “Mente Absorvente”
      Educação como Ciência: “Pedagogia Científica”, com certeza. Mas também “1913 Rome Lectures” e “Spontaneous…”. Para um embasamento científico, mais do que o “Mente Absorvente”, sugiro leituras de Neurociência. Comecei com “O Cérebro que se Transforma” e foi excelente.
      Educação Cósmica: “Para Educar o Potencial Humano” e “Children of the Universe”, o último do casal Duffy.

      Como você viu, seria absurdo tentar referenciar todo o texto, mas acredito que aqui esteja a lista do que é principal. Afora isso, se você quiser fontes virtuais, comece pelas páginas virtuais da Association Montessori Internationale, da American Montessori Society e pelo blog MariaMontessori.com

      Posso lhe perguntar, por fim, de onde brotou o interesse pelas fontes?
      Atenciosamente,
      Gabriel

      1. ola..gostaria tambem de saber exatamente o autor de “A Criança” e “Discovery of the Child” e “Children of the Universe”,citadas acima.

      2. Ola Gabriel, Obrigada pelas informacoes! Acredito que a duvida da Elaine pode ter sido a minha. Lemos tantas coisas pela internet que muitas vezes nao tem referencia confiavel.
        Abs

      3. Oii não foi eu que fiz a pergunta, mas sou fascinada pelo método e queria mesmo estudar ela, sou só uma mãe mas quero ser o melhor que posso pra ela, obrigada pelas referencias e livros citados!!

      4. Gabriel, os livros estão em inglês? Tem disponível em português? É uma educação transdisciplinar. Quero pesquisar sobre o tema.

  4. Olá…
    Gostaria de saber se o metodo proposto nao deixa as crianças muito livres e pensarem que podem fazer o que querem…essa minha dúvida é cruel, pois tenho um filho de 03 anos que é um espoleta, um tanto desobediente, apesar de ser também super carinhoso conosco, porém com crianças da mesma idade disputa espaço e é agressivo sem motivação.Pensei em colocá-lo em uma escola montessoriana no próximo ano! No caso dele é melhor o montessoriano ou o metodo tradicional?

  5. Gostaria de saber quando posso começar a aplicar o método, ou seja, fazer um quarto montessoriano pro meu bebê? Desde recém nascido? É que me preocupa muito o fato de ele ficar tão distante no chão e eu ter que ficar abaixando toda hora, podendo estar ainda me recuperando do parto. Também me preocupa se em um determinado momento que ele estiver doente e eu precisar ficar observando de perto….imagino que na altura de um berço isso é bem mais fácil….

    1. Olá, sou mamãe como vc. Meu segundo filho agora está com 8 meses. Tinha essa dúvida também. Te digo que tranquilamente monte um quarto montessoriano e no comecinho use um carinho que vire Moisés para o soninho das noites, podendo ficar no seu quarto, pertinho de você ou mesmo no quarto dele com uma babá eletrônica. Eu usei um ninho redutor dentro do Moisés, porque o bebê fica acostumado com o ninho e depois é só mudar o ninho para a caminha dele no chão. Hoje o meu bebê dorme no ninho na caminha no chão. Ele já se movimenta todo e às vezes acorda meio fora do ninho, que apenas tem o objetivo de fazê-lo se sentir bem acolhido para o sono, mas que não o contém em seu ímpetos de movimento e deslocamento. E para trocar ele eu trocava apenas na minha cama, sobre um trocador impermeável, hoje, como se movimenta bastante, às vezes troco sobre o trocador no chão do quarto dente mesmo, que é onde a criança mais gosta de ficar e onde é mais seguro se movimentar.

  6. Olá!

    Sou Pedagoga e estou concluindo minha pós-graduação e Psicopedagogia.
    Desde o primeiro momento que tive contato com o Método Montessoriano me encantei!
    Trabalhei em um colégio que não utilizava o método, mas sempre que podia acrescentava algo que ao meu ver iria enriquecer o aprendizado dos meus alunos.
    Pretendo concorrer ao Mestrado em Educação da UFPI agora em 2014 e estou querendo estudar as contribuições do método montessori para a educação de crianças com necessidades educacionais especiais (algo voltado para o ensino de matemática, por exemplo). Gostaria de algumas sugestões de referências ou como abordar essa temática no meu projeto.

    Grande abraço!

    Luciana Brito

  7. Oi Gabriel, seu blog tá massa. Olha só, sou professora UNiversitária, venho de um doutorado em Biologia Marinha que me transformou a vida… sem muitos detalhes… e conheci “MOntessori” por lá. Gostaria de saber se tens alguma indicação para mim, de livro, blogs, vídeos, do uso deste método com adultos, pois NECESSITO, mudar minha prática. NECESSITO formar educadores e transformar-me, de fato, em adulto preparado.
    Abraços,

  8. Sou mãe me apaixone pelo Método Montessoriano. Gostaria que o professor das vídeos aula fosse professor da minha filha. Obrigada pelas aulas amei. Parabéns

  9. Estou procurando entende e aprender o método para utilizar com meu filho. mas ainda tenho dúvidas da eficacia para crianças com Síndrome de Down. Abraços

      1. Oie Gabriel,moro na Italia e sou mestra em educacao,e coordenadora educativa nos servicios para Infancia, de 0 a 6 anos,com a metodologia Montessori,e proximo ano vou estar no Brasil,pois pretendo fazer umas pesquisas do doutourado.Muito bom o seu trabalho,meu sonho seria ver as escolas publicas aplicando esse metodo.

        Falta de acentos graficos,teclado Italiano.

  10. Olá Gabriel, excelente o site! Estou lendo um texto de uma apostila CEDERJ, onde fala sobre as 10 regras de educação definidas por Montessori. Fiquei curiosa. Essas regras são seguidas ainda hoje? Ou foram substituídas pelos 6 pilares ao qual você se refere acima?
    Para facilitar vou colocar apenas alguns que fiquei intrigada. São eles:
    * As crianças amam a ordem.
    * As crianças amam o silêncio.
    * As crianças preferem trabalhar a brincar.
    * As crianças amam a repetição.
    Obrigada e parabéns!

    1. Chris,
      os princípios que você lista não são princípios, nem regras. São parte de uma lista LINDA exposta por Montessori em “A Criança”, com o título “De que as crianças gostam”.
      Os princípios que o Lar listou são os que eu consegui encontrar reduzindo ao máximo o que li do método. Os princípios teóricos (autoeducação, educação cósmica e educação como ciência) aprendi com Edimara de Lima, Diretora Pedagógica da Prima Escola. Os outros três foram minha conclusão reduzida da prática montessoriana. Cada linha vai estabelecer os princípios que traduzem melhor sua compreensão do método. A que expus é a minha, e está longe de ser universal. Até hoje, no entanto, tem sido suficiente e mais abarcante do que todas que encontrei em cursos de treinamento e em livros e apostilas. Isso não quer dizer que é melhor, só quer dizer que traduz melhor a compreensão que eu (e, em consequência, o Lar) tenho da obra de Montessori.
      Consegui responder?
      Abraço!

  11. Meu filho tem 1 ano e 9 meses queria iniciar o método porem ele já estuda em uma escola convencional sera que isso não vai atrapalhar e vc poderia me informar se existe escolas em Fortaleza?

  12. Bom dia Gabriel, estou com uma dúvida, no inicio do texto você fala em 4 pilares, depois apresenta 6 pilares, será que podes me explicar melhor? Pois estou começando a estudar sobre este método.

  13. Oi Gabriel, estou buscando informações para aplicar o método montessoriano em casa. Sou mãe de um garotinho de 2 anos e meio e pretendo matricular ele numa escolinha montessoriana aqui no Rio (ele nunca foi pra escola). Estou me interessando tanto pelo tema, que me peguei buscando informações sobre como me profissionalizar. Para ser um educador montessoriano é necessário ter estudado pedagogia ou cursos relacionados? Sou formada em adm de empresas com pós em marketing. Obrigada.

  14. Olá!!! Eu gostaria de saber onde encontro uma escola no Rio de Janeiro, mais específicamente na baixada fluminense. tenho uma menina de 06 anos e estou muito decepcionada com o método de estudo da escola que ela estuda. Desde já Obrigada!!!

  15. Olá Gabriel, adorei o texto e os vídeos, e gostaria de obter ajuda. Preciso fazer minha monografia, e o meu tema é a respeito do papel do professor montessoriano, Se possível gostaria de obter algumas referencias bibliográficas para minha pesquisa e de algum outro teórico a respeito do tema. Obrigada.

  16. olá Gabriel, preciso fazer uma pesquisa bibliográfica a respeito da pratica docente em uma classe montessoriana , e preciso de dicas de livros para que eu possa realiza-la, será que vc pode me dá algumas dicas de livros para que eu possa fazer?

  17. Olá,
    Tenho uma garotinha de 11 meses, acho muito interessante o metódo montessori mas confesso não saber como aplicar, já utilizo algumas coisas como: colchão no chão, brinquedos tenho tentado usar o que vocês sugere. Tem como me orientar para que eu possa aplicar de forma a ajudar minha bebezinha se desenvolver melhor.
    Att.,

    Danúbia Milhomem

  18. Olá Gabriel tudo bem ? Sou de Campo Grande -MS e assisti seu curso no último final de semana e fiquei encantada! Adorei!!! Fiquei super empolgada e perguntei a alguns parentes pedagogos sobre o método.Ouvi dizer que o método é fascista!!! Não entendi ! Por que algumas pessoas falam isso de um método tão lindo?

    1. Olá Morgana!
      Eu me lembro de você! Mas demorei para te responder!!
      Envie-me um e-mail para gabrielmsalomao@gmail.com e eu lhe dou uma resposta longa. Aqui no Lar haverá um texto sobre isso em algum momento. Eu só preciso sentar para organizar minhas referências sobre o assunto. É polêmico e mentiroso. E fique tranquila, não somos fascistas. 😉 Envie-me um e-mail e lhe explico bem melhor.
      Abraços,
      Gabriel

    2. Um ministro do Mussoline disse que era “o método fascista de ensino”. Mussolini espalhou por toda a Itália.
      Mas, na verdade, utilizaram o método na má fé. Também o método socioconstrutivista é uma distorção do Montessori.

  19. Oi Gabriel! Estou encantada com seu blog. Parabéns! Minha filha tem 1 mês e gostaria de desde já educa-la com base no método montessoriano. Pode me guiar por onde começo?
    Obrigada, Alessandra Lana

      1. Gabriel, tenho curiosidade e interesse em saber mais sobre esse método. Como posso beneficiar meu filho de 11 meses? Como obter informações?

  20. Uauuuu! Que trabalho incrível o seu!
    Tive filho ha 3 meses e estou procurando aprender sobre educacao infantil para que eu possa incentivar meu filhote sa melhor maneira a se desenvolver e a ser feliz! Conheci o metodo montessoi ha pouquissimo tempo e ja estou apaixonada!
    Qual o livro/site/canal do yt… Que vc indica para uma mamae que quer aprender para aplicar em casa???
    E se possivel, vc pode me indicar escolas no Rj que apliquem o metodo???
    Muuuuitooo obrigada e mais uma vez parabens pelo seu trabalho maravilhoso e pela atencao que dedica aos seus leitores!

    1. Olá, Bela!
      Fico muito feliz com seu entusiasmo!
      No YT você pode encontrar o canal do Lar Montessori se quiser. Além de nós, pode buscar, principalmente em inglês, vídeos os mais diversos sobre Montessori em casa. A página Aid to Life, da Association Montessori Internationale, também vai ajudar você. Em português, novamente, veja a página Brasil Montessori, onde há um espaço só sobre famílias! No Facebook, você pode buscar o grupo Montessori para Mamães, e participar de uma grande comunidade de famílias montessorianas.
      No RJ eu só conheço a Aldeia Montessori, mas há também outras, que eu não tive a chance de conhecer direta ou indiretamente.
      Obrigado por toda sua gentileza!
      Gabriel

  21. Oi gostaria de saber como aplicar o montessori nas birras das crianças!
    E com bebes… ensinar a não mexer nas coisas (que não pode, como por exemplo: a estante da casa da titia) ?

  22. Como você acha que se deve trabalhar a linguagem falada (a princípio) com a criança quando os pais falam um idioma diferente do país onde vivem? Quando, por exemplo, não existem escolas bilíngues que envolvam sua língua, muito menos aplicando o método montessoriano, como incluir as duas línguas sem traumatizar socialmente ou inibir?

    1. Andressa, com crianças pequenas (até 4 anos) podemos falar normalmente, até três ou quatro línguas. Elas incorporam essas línguas. Enfrentam desafios, mas quase invariavelmente, se saem muito bem. Com as mais velhas é necessário ter um pouco mais de cuidado, e estar sempre pronto a dar suporte emocional quando esse se fizer necessário, por frustrações que advenham do uso social dessas duas línguas. Não será, de qualquer maneira, um trauma. Não se preocupe.

    1. Ducilene, como vai?
      Sua pergunta é bastante ampla. Mas se você se refere estritamente à aplicação de Montessori em contextos escolares, veja se encontra respostas satisfatórias no blog do Centro de Educação Montessori de São Paulo (metodomontessori.com.br/blog) e na página Brasil Montessori (www.brasilmontessori.com). Obrigado!

  23. Olá Gabriel, fiquei muito feliz em encontrar seu blog e através dos seus vídeos dicas de como por em prática esse método tão lindo. Tenho um bebe de quatro meses, criei um quarto inspirado no método Montessori, porém não sei como praticar o método com ele, o que você sugere? Moro no Japão, acredito que aqui não tenha escolas montessorianas, porém observei que a forma da educação aqui é muito parecida, não querendo minimizar o método, pelo pouco que estudei comparei a cultura deles com o método; os pais deixam as crianças mais independentes, não interferem quando estão descobrindo ou brincando com algo, elas ficam mais no chão, com brinquedos ao seu alcance, etc… Por isso penso que seria difícil meu acesso aos materiais a não ser os virtuais, como criar ou comprar os materiais, os cilindros por exemplo, já vi em lojas de brinquedos por aqui, enfim, gostaria de sua ajuda.

    Desde já, grata! Seu blog é maravilhoso e você se expressa muito bem, fiquei encantada com sua clareza e sabedoria.

    1. Sabrina,
      você está corretíssima sobre as semelhanças culturais! Existem mesmo!!
      A boa nova é que HÁ SIM escolas montessorianas por aí, e boas! Eu não sei onde, mas sei que vale muito a pena procurar. O que eu já vi de aplicação de Montessori no Japão é de cair o queixo. Você também encontra os materiais. Há um fabricante japonês. Não me lembro o nome, mas sei que há, e que é de qualidade também.
      Espero que tenha sucesso, e volte para contar, por favor!
      Muito obrigado por seus gentis elogios!

    2. Ola Sabrina!

      Me desculpe pela intrusao ,mas eu tambem sou brasileira que vive no Japao!Estou em busca do metodo Missouri aqui no Japao tambem,tenho duas criancas,de 1 e 2 anos!Sou casada com japones,o que facilita a pesquisa sobre o assunto aqui.
      Por favor,entre em contato e assim podemos conversar mais!

      Obrigada,

      Mariza Kida

  24. Oi Gabriel,
    Me interessei muito por Maria Montessori e gosteria muito de me aprofundar nesse metodo.
    Mas por onde começar? O que eu devo ler primeiro para connher esse metodo?
    Aguardo resposta.

  25. Oi Gabriel,
    Me interessei muito por Maria Montessori e gostaria muito de me aprofundar nesse metodo.
    Mas por onde começar? O que eu devo ler primeiro para conhecer esse metodo?
    Aguardo resposta.

      1. Sim, Andrea, entre no grupo Montessori para Mamães, no Facebook, aguarde que a moderação aprove sua participação (pode levar alguns dias) e pergunte por lá. Você terá muitas recomendações. Pessoalmente, estudei e trabalhei na Prima-Escola Montessori de São Paulo, e estudo em um curso com uma ex-diretora da Escola Graduada de São Paulo, que tem o infantil Montessori também.

  26. Olá Gabriel, parabéns pelo site e pelo seu trabalho! Ainda estou grávida, mas já comecei a pesquisar sobre a educação do pequeno.
    Gostaria de saber a partir de que idade a criança pode dormir no quarto com o colchão no chão. Ouvi alguns relatos de mães que deixam os filhos em camas próximas da cama do casal com a idade de 0 a 2 anos no máximo. Como é a visão do método Montessori a respeito dessa idade?

    Muito obrigada pela atenção e novamente parabéns pelo lindo trabalho!

  27. Gostei demais do seu blog, muito interessante o Método Montessoriano. Bom vou começar falando sobre meu filho e peço um conselho, ele tem dois anos e meio e desde dos cinco meses de idade é muito aventureiro gosta de jogar-se, pular e de brincadeiras sempre ligadas ao perigo, é bem ativo, mas encontra-se com dificuldade para falar até tenta mais não consegue, já esta sendo acompanhado por fonoaudiólogo, neurologista, pediatra mas sem sucesso até agora estou preocupada e sem saber como ajudá-lo adoraria obter dicas de como utilizar o Método Montessori, sugesto~es de livros, sites etc.

    Desde já agradeço.

    Vânia

  28. Boa tarde,

    O método Montessori pode ser aplicado em casa? Além da escola.
    Estou à procura de meios de informação sobre o assunto.

  29. Olá, sou estudante de Design de Interiores, e como projeto de conclusão de curso decidi projetar uma escola infantil baseada no método montessori!
    Pelo pouco que andei vendo na internet ainda, as escolas ainda seguem um certo “padrão”, sem uma ambientação diferenciada e inovadora, sem deixar de lado o método montessori.
    Gostaria de saber se é possível fugir do padrão e ter escolas com uma ambientação mais “elaborada” e mesmo assim pensada para o desenvolvimento da criança.
    Obrigada

  30. Olá Gabriel adorei o seu blog!Sou pedagoga, estudei um pouco sobre Montessori na faculdade e fiquei encantada.Estou começando a me preparar para um futuro Mestrado em Educação e me interessei por esta linha de pensamento.Quais bibliografias você pode me indicar ?

  31. Olá, trabalho com arte-educação, sou licenciada em teatro e gostaria de saber se aqui em Salvador tem um curso do método montessoriano, ou em São Paulo. Gostaria muito de fazer e poder aplicar no dia a dia do trabalho. Gostaria de saber também se tem pós graduação nesse método. Obrigada!!

  32. lá Gabriel !!!
    Primeiramente gostaria de agradece-lo pois textos da larmontessori.com são muito inspiradores e tem me ajudado bastante.
    Sou mãe de primeira viagem de um menino de 1 ano e 5 meses e assim que ele nasceu busquei aprender mais sobre educação infantil e o Método Montessoriano tem sido o meu referencial. Desta forma, quando pensei em uma escola para meu filho frequentar, busquei uma que fosse adepta ao método.
    Porém em apenas uma semana, estou bastante decepcionada. Ele frequenta o Maternal e não estou vendo muito os princípios montessorianos,
    apenas mudanças físicas. Primeiramente as crianças ficam em uma sala cheia de brinquedos comuns e não tem nenhuma atividade,
    só ficam brincando, quando não chorando. O lanche é servido em cadeirões, quando em casa já estou ensinando meu filho a comer sentado na mesa e não permitem que ele utilize o copos, pratos, sozinho, apos o café as crianças são colocadas em cadeiras de balanço para dormir e ficam ali ate adormecer.
    O pior é encontra-lo no final do período, assistindo tv, coisa que evito em minha casa. Acredito que existam atividades que possam ser desenvolvidas na escola mesmo com crianças pequenas, não é verdade?
    Gostaria de sua opinião, pois temo ter uma expectativa muito alta, por ser apaixonada pelo método, não ter muito conhecimento e estar sendo muito critica em relação a escola.

  33. Boa noite Gabriel, sou professora e me interessei pelo o método Montessoriano, gostaria muito de aprender a usa-ló com meus alunos. Tem uma idade especifica para aplica-ló?Você poderia me dizer como faço para aprender a usar o método Montessoriano?

  34. Olá Gabriel, estou fazendo pedagogia e tenho muito interesse em saber sobre o conceito de didática de Maria Montessori. Podes me ajudar ?

  35. Estou cursando o quarto semestre de Pedagogia e estou encantada com o método Montessoriano,estou preparando um trabalho para apresentação e este material me será muito útil.
    Ainda estou comecando na área da educacâo e percebo que este método vai me ajudar muito como educadora.
    Parabéns.

  36. Oi, Gabriel acompanho seu Blog algum tempo e adoro seus texto, gostaria de saber se posso compartilhar parte desse texto e os seus vídeos em meu Blog?.

  37. Bom dia, estou procurando uma especialização no método, mas aqui no Rio Grande do Norte ainda não encontrei nada, gostaria de saber se existe em um Estado mais próximo ou o que vocês me indicariam.. Grata Ramona Luz

  38. Olá, boa tarde, estou muito interessada no método, porém ainda não tenho muito conhecimento sobre como educa-la em casa , formas de estimular, são meu maior interesse, dar opções para ela se desenvolver, ela esta com 8 meses, gostaria de saber se existem formas de estimular com brincadeiras e brinquedos para essa idade.
    Porque o que encontro sao brincadeiras para criancas maiores.
    Se teria algum livro que me guiasse nesse sentido, por idade.
    Muuuuuuuuito obrigada e parabéns pelo lindo trabalho e sua contribuição por um mundo melhor e crianças e adultos mais felizes.
    Fiquem com Deus!!

  39. Estou fazendo um tcc sobre o método de Maria Montessori, poderia me enviar material sobre ela?

  40. Olá ,Gabriel! também sou uma apaixonada pelo método! Estou interessada em fazer um curso para trabalhar com berçário e crianças de 1 e 2 anos.Você teria como me indicar um curso e escolas que poderiam me receber como visitante/ouvinte? Quero ser um adulto preparado! Grande abraço, Maria Cristina.

  41. Gostaria de saber se para uma criança de 8 anos ainda é possivel implantar esse método. Não tem escolas na minha cidade que utilizem essa metodologia, mas eu gostaria de saber se adequando o quarto e implantando as teorias no dia a dia dela ainda é possível obter bons resultados?

  42. Gabriel,

    Gostaria, por favor, de esclarecer algumas dúvidas:

    O método montessoriano é ou não é construtivista?
    Se não, o que o exclui dessa categoria?
    A presença de crianças de idades diferentes num mesma sala é obrigatória para a aplicação do método ou mesmo para qualificar uma escola como montessoriana?

    Tenho um menino que irá à escola pela primeira vez no ano que vem e estou pensando em matriculá-lo numa montessoriana e procuro respostas.

  43. Gabriel não sei como te explicar mas meu marido não entende, não acredita nesse método ou qualquer outra forma de educar nosso filho, como devo agir?

  44. Olá.. conheci o Método Montessori a pouco tempo… Gostaria de saber se tem algum método para adolescentes ou jovens “pré adultos” ?

  45. Ola Gabriel!
    Estou encantada com o método Montessori! Fiz o quarto do meu pequeno Pedro de 3 meses baseado nos princípios montessorianos e estou em busca de mais conhecimentos sobre o metodo para adequar aqui em casa. Porem, surge uma angustia, pois onde moro não existem escolas Montessorianas. Eu gostaria de saber se é possivel manter o ensino em casa,com ele em uma escola tradicional e se surgem conflitos com os metodos dessas outras escolas, e o que eu poderia fazer para me preparar mais para ensina-lo em casa.
    Aguardo sua resposta

    Abraços!

  46. Olá, estou a pesquisar as Escolas Montessori para um trabalho de Arquitetura. Poderiam me ajudar a localizar algum projeto de escola que visa o método? Grata

  47. Olá Gabriel. Meu filho de quase 2 anos está numa escola cujo método é o Montessori. Gostaria de saber qual a idade para início da alfabetização (letramento) segundo essa metodologia.

  48. Olá, gostaria de introduzir o método em casa com meu filho de 1 ano e 10 meses. Não achei escola adequada onde moro e queria que ele aprendesse em casa o que a escola ensinaria… A casa já está sendo adaptada conforme o método, a dúvida mesmo é no ensino… Agradeço desde já!

  49. Olá, Gabriel! Tenho um filho de 8 anos e um de 6 anos, gostaria de saber onde posso encontrar “material” – livros ou sites – sobre o método montessoriano para essa idade. E sobre como lidar com diferenças e brigas entre irmãos. Agradeço pela atenção.

  50. Boa noite!
    Estou fazendo uma pesquisa a respeito do método,gostaria de saber quanto aos ensinos fundamental e médio,seria o mesmo ritmo de ensino ou existem livros,etc..?
    gostaria muito de saber mais,gostei muiito.

  51. oi gostei muito de ter visto suas aulas e preciso muito me apropriar da metodologia montessoriana ,trabalho em um creche que acredita na Educação Montessoriana e esta em um momento de transição de metodologia apesar de termos suporte para esse momento ,eu sinto que preciso de mais do que esta me sendo oferecido gostaria de aprender mais .

  52. Olá!
    Adorei estas duas aulas, na escola onde trabalho nós temos uma sala Montessori e iremos fazer alguns encontros de capacitação para usá-las. Nosso primeiro encontro foi assistindo o filme contando a história de vida dela. Nossa! Que história!
    Fiquei ainda mais entusiasmada, e pos acaso achei seus vídeos.
    Gostaria de conhecer um pouco mais!
    Se puder seria muito grata!
    Obrigada!
    Mary Folly

  53. Oi Gabriel. Acabo de assistir os vídeos. Mt bom. Escolhi Mente Aborvente para me iniciar neste mundo maravilhoso! Qual vc indicaria para ler depois? Sou mãe de Sebastian, que tem 10 meses e meio.

  54. Olá Gabriel, vim pesquisar sobre o assunto do método Montessori para aplicá-la em uma proposta acredito que inusitada, no design de interiores específico para quartos infantis. Gostaria que vc sugerisse algumas referências para aprimorar minha pesquisa e assim alcançar o resultado pretendido e extremamente focado para o desenvolvimento desses projetos. Sua opinião sobre o assunto tbm é válida. Grata

  55. Estou cursando meu último ano de pedagogia, e decidi dedicar meu tcc ao tema “A influência do método Montessori na Educação Infantil”. Estou apaixonada pelo tema e gostaria de saber, do seu ponto de vista, quais materiais, textos, livros e vídeos podem me auxiliar na pesquisa. Agradeço desde já e parabenizo pelo excelente conteúdo dos vídeos, ajudarão muito!

  56. Estou adorando conhecer o método Montessoriano.
    Tenho uma filha que tem 7 anos, vai completar 8 em julho de 2015. Está cursando o segundo ano numa escola Estadual de período Integral. Não consegue ler textos, e tem dificuldades em Matemática. E quero ajuda-la nessa fase. Estou muito preocupada o que devo fazer. Se ela entrar hoje numa escola com esse método, ela tem chances em acompanhar os outros alunos e aprender a ler? Por favor! Muito Obrigada

  57. Olá,
    Vc poderia me indicar uma escola montessoriana, pode ser barra,recreio, campo grande. no Rio de Janeiro.
    abraços

  58. Oi Gabriel! Amei, adore o seu trabalho! Sou estudante do terceiro ano de pedagogia a distancia, quando tive o primeiro contato com a Pedagogia Montessori gostei muito. Pretendo aprimorar meus conhecimentos e futuramente trabalhar em uma escola Montessoriana.Moro em Santa Catarina e gostaria de receber mais informações e material deste método. Abraços!

  59. Olá! Gostaria de saber se posso fazer um curso de formação na pedagogia Montessori para auxiliar minha filha. Você pode me passar referências de cursos?
    Abraço,
    Vânia Joly

  60. Gabriel, achei encantadoras as informações e a forma como você as transmite.
    Existem técnicas Montessorianas para quem já é um adulto formado?

  61. Olá! Estou escrevendo meu trabalho de conclusão sobre Montessori e seu site tem me ajudado muuuuiiiittooo!! Belo trabalho Gabriel! Muita agradecida pelas contribuições que você tem deixado aqui, elas são riquissímas!

  62. Olá Gabriel, estou começando a conhecer o método agora. Não sabia deste método. Tenho um filho de nove anos e outro de dois anos e meio. Gostaria de saber, como aplicar as técnicas de Maria Montessori em meu filho de nove anos ? Por ande eu começo? Desde já agradeço a atenção. DEUS o abençoe.

  63. Olá gostaria de saber onde encontrar profissionais que dominam o método Montessori para contratar aqui no Rio Janeiro.

  64. Faço pós graduação em Alfabetização e Letramento e para conclusão de curso preciso escrever um artigo. Escolhi meu tema e gostaria muito de escrever sobre as contribuições do Método Montessoriano na alfabetização, Para tanto solicito se possível que indicassem livros para esse assunto. Desde já agradeço. Aqui em Curitiba, possui escola com esse método porem não possuem livros nas escola sobre o assunto especifico.

  65. Olá, conheci por acaso o Método Montessoriano e, na procura de mais informação conheci o seu Blog. Adorei! Super esclarecedor e claro! Parabéns 🙂
    Tenho uma bebé de 20 meses e, como estou em mudança de país, quero sem dúvida escolher uma escola que siga este método.
    Mais uma vez Parabéns pelo blog. O maior sucesso 😉

  66. Olá Gabriel, seu blog é inspirador e nos ajuda muito! Parabéns! Na minha cidade não há escolas Montessori, gostaria de aplicar o método em casa em acompanhamento da escola. Você acha que é possível (por serem pedagogias diferentes?) E se possível, qual pedagogia você sugere para evitar esse confronto, pois eu estava pensando em colocá-la na construtivista. Minha filha entrará na escola com 3 anos e já adotamos o método em casa! Desde já agradeço!

  67. Boa noite Gabriel!
    Primeiro quero parabeniza lo pelo canal, e pela pela demostração do quarto Montessoriano no “É de casa”.
    Trabalho em um colégio Montessoriano e a cada dia me apaixono mais pelo método, sou professora de matemática do ensino fundamental2 , aplicamos a filosofia, mas gostaria de me aperfeiçoar. Teria alguma sugestão de curso de especialização, extensão ou até mesmo um mestrado com está linha de pesquisa aqui no Brasil (SP)?

  68. Gabriel, tive o imenso prazer de participar do seu curso na Casita Sto. André em set/15.
    Vc faz um trabalho maravilhoso de impacto profundo!!! É fantástica sua consciência e dedicação sendo tão jovem!!! Obrigada obrigada obrigada por ajudar a tornar esse mundo um lugar melhor!!! Espero poder contribuir ao meu redor com o que aprendi com você!!! Espero que minha filha seja uma pessoa assim como você!!! Parabéns!!!! MUITO OBRIGADA!!!

  69. Seu trabalho é maravilhoso! Parabéns por exercê-lo.
    Ainda não tenho filhos, mas como pretendo ter, desejo aplicar a ele este método. Mesmo tendo pesquisado pouco, encontrei vantagens riquíssimas para as crianças que são adeptas ao Montessori.
    Espero que dê muito certo comigo e com meu futuro bebê.
    Obrigada por nos disponibilizar este belo artigo. Abraços.

  70. Bom Gabriel estou encantada com o método e gostaria muito que meu filho que tem 10 meses tivesse uma educação motessoriana, mas pesquisando aqui em Brasilia encontrei 3 escolas que oferecem o método porém os valores dessa educação são inviáveis para mim e meu marido. o que você sugere para pais que não podem arcar com os custos de uma escola assim. Desde já agradeço pelo seu lindo trabalho em transformar o mundo ao seu redor.

  71. Olá Gabriel
    Acompanho seu blog desde que meu primeiro filho nasceu e sempre tentei seguir ao máximo os princípios de Maria Montessori para o ambiente e educação deles.
    Sou estudante de arquitetura e estou executando um projeto de quarto infantil com este enfoque e gostaria de saber se existem bibliografias específicas para este tema!? Afetuoso abraço

  72. Boa noite,
    Gostaria de saber se você tem alguma bibliografia desse método aplicado ao desenvolvimento de crianças com necessidades especiais. Como visão, síndromes… Estou realizando um projeto de arquitetura de uma escola inclusiva. E gostaria de saber mais sobre esse tema aplicado a essas crianças também, com idade de 0 a 6 anos

  73. Amei esse blog, comecei a faculdade de Psicologia a pouco tempo e estou estudando muto sobre isso no Desenvolvimento Humano.
    Parabéns!

  74. Olá! Me interessei pelo método através de um post de um site, fazendo referência ao “pote da calma” dizendo ser método Montessoriano. Comecei a pesquisar sobre e achei o seu blog. Fiquei encantada com a clareza deste ensino e da forma como você explica. Moro em Brasília e não sei se aqui há escolas Montessorianas, mas vou procurar saber. Enquanto não encontro, desejo aplicar o método em casa mesmo, porém meu filho tem 6 anos.. é possível que ele aprenda esses tipos de características que as crianças que são ensinadas desde muito pequenas no método? Como a calma, a concentração? Ele é muito ansioso e agitado e não sei bem como lidar com isso. Além disso, como lidar, dentro do método, quando a criança faz mal criação, desobedece em casa e na escola? Ainda não vi nada em relação a isso. Parabéns pelo blog!

  75. Olá Gabriel,
    estou estudando o metodo e gostaria de saber se existem cursos, apostilas e liros para usar o metodo montessori com criancas autistas.
    Grata,
    Daniella

  76. Muito obrigada pelo conteudo, Gabriel.Voce e uma pessoa incrivel, que faz um trabalho incrivel.O metodo montessori soa altamente solido, maduro, eficaz e, diferente do tradicional, realmente educacional.Des de crianca, eu sofro muito em escolas tradicionais.Nunca consegui me encaixar nelas.Agora tenho 18, e estudo no segundo ano do ensino medio, e uma pena que na minha cidade- Nova Friburgo(RJ)- ninguem tenha fundado uma escola montessori, todos nos deviamos ter a autonomia de escolher atravez de qual metodo nos desenvolveririamos (ou nao) educacionalmente.

  77. Olá, estou abrindo uma escola de educação infantil, e preciso muito saber onde posso adquirir os materiais educacionais Montessori, alguém pode me ajudar? Obrigada

  78. Olá! Minha filha tem 8 anos e é muito ansiosa. Na minha cidade não tem escolas montessorianas. Gostaria de indicação de materiais para quem sabe eu trabalhar o método com ela em casa. Tudo o que encontro é mais voltado para bebês.

  79. Olá Gabriel.
    Parabéns pela iniciativa e pelos vídeos!!!!
    Minha mãe lecionou em uma escola Montessoriana …a long time ago.
    Tenho 46 anos e estou grávida do meu 5 filho. Montessori tem nos ajudado muito.
    Hoje meus filhos mais velhos que tem 20 , 22 , 25 e 27 anos aprendem Montessori para receber a irmã.
    Muita LUZzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzx

  80. Olá Gabriel adorei as informações sobre o método montessori os meus filhos estão em uma escola que utiliza este método, e concordo que o conhecimento de nós mesmos é fundamental para educar outros, Obrigado pela explicação.
    Elisandra.

  81. Ola, tenho uma bebe de 11 meses e gostaria de dicas para ajuda-la no seu desenvolvimento e tb dicas de como posso ajuda-la nisso,
    obrigada

  82. Oi tudo bem? Minha duvida é a Seguinte: Em casa, praticar o metodo montessoriano, eu preciso mudar a casa toda ou só o quarto do bebê? Porque na minha casa os moveis são diferentes do quarto do bebê, que são Apropriados pro metodo Montessoriano!?

  83. cONHECI O MÉTODO ATRAVES DE UMA POSTAGEM NO FACE DO POTINHO DA CALMA, ACHEI SUPER INTERESSANTE E COMEÇEI A PROCURAR SABER MAIS TENHO UMA FILHA DE 4 E OUTRA DE 7 ANOS…ELAS ADORARAM. VC PODERIA ME INDICAR UM LIVRO ??
    ABRAÇO.
    VIVIAN NOBREGA

  84. Ola Gabriel, me interessei pelo metodo montessori quando minha primeira neta nasceu, estou impressionada com a autonomia dela, agora com um ano de idade. Sou arquiteta e gostaria de saber como projetar a casa para o desenvolvimento dela. Voce pode me explicar como o metodo ajuda no intelecto da criança? Com exemplos se possivel. Muito obrigada

  85. Boa tarde Gabriel… parabéns pelo site. Descubri a pouco tempo sobre o metodo montessori e fiquei encantada, vem de encontro ao que procuro para educação dos meus futuros filhos.
    Infelizmente a escola mais proxima com sistema montessori esta a 80 km da cidade onde moro (Praia do Rosa – Imbituba – SC) A pergunta é… Você acha possivel a aplicação do método sem a estrutura escolar? Já a algum tempo tenho vontade de fazer faculdade de pedagogia e na sequencia faria uma especialização em educação montessori, totalmente para aplicação “caseira”. Os pequenos teriam que frequentar a escola mas gostaria de aplicar o método montessori como um estimulo extra além de auxiliar na autonomia e organização… Qual a sua opinião?

  86. Olá Gabriel,
    Trabalho em um Centro de Educação Infantil no Município de Blumenau em Santa Catarina, aprecio muitíssimo as videos aulas que estão disponíveis no Youtube, a partir delas procuro desenvolver o trabalho na Instituição e gostaria de saber um pouco mais sobre as propostas que são realizadas com as crianças de 2 anos, pois enfrentamos uma grande dificuldade em relação as ações propostas, que acabam sendo parcialmente “trocadas” pelas ações de cuidado, embora tenhamos um projeto que sentimentos e sensações, percebo que não é isso que precisamos promover. Peço sugestões de leituras e meios para efetivar o desenvolvimento integral da criança nesta faixa etária. Agradeço desde já!

  87. Olá Gabriel,
    Meu nome é Luciana e sou professora em uma EMEI em São Paulo. Será possível trazer a aprendizagem montessoriana para a escola pública? Dá para adaptar materiais com coisas que eu possa ter em casa ou com produtos recicláveis, pensando na limitação de investimentos que infelizmente nossos governantes nos impõem? Onde posso estudar para realizar de fato a aplicação do método, existe algum curso eficaz e acessível ao salário de uma professora de escola pública que quer dar uma Boa aula?

  88. Sou Carla de Mineiros- Go amando o curso ministrado hj é amanhã aqui em minha cidade! Parabéns Gabriel! Sua missão cósmica é grandemente abençoada! Deus te ilumine!

  89. Quero montar uma escola de educação Infantil e gostaria que esta escola fosse Montessoriana. Existe algum curso que você me indique? Existe também algum lugar que ofereça cursos para as futuras professoras de minha escola, pois sei que as professoras devem conhecer muito bem o método, para não por tudo a perder.
    Poderia me ajudar?

  90. Olá Gabriel, fiquei muito encantada por este método a um tempinho. Gostaria de saber se funciona mesmo quando nem todos ao redor da criança são adeptos ao Montessori?

  91. Gostei muito. Achei difícil pois não estou acostumada a coisas simples e dão resultados até melhores que coisa mais elaboradas.Estou começando como professora da educação básica e observei que os alunos sentem muita dificuldades em relação a leitura, escrita, disciplina dentre outros.Queria saber o que eu teria que fazer para aprender tal métado para que pudesse ajudar a mim, meus aluno e uma sombrinha que mora comigo a melhorar.
    Obrigada.

  92. Já tinha ouvido falar neste metodo,mas agora que li o texto com melhor atenção,achei muito interessante.

  93. Tenho uma dúvida se crianças que começam nesse método podem mudar para outros depois de algum tempo, principalmente no que se refere as notas. Estou mudando para Suécia por alguns anos e tenho receio que se colocar meus filhos numa escola montessoriana ao voltar para o Brasil eles venham a ter dificuldades. Obrigado pela ajuda.

  94. Achei interessante essa metodologia de aprendizado, pois ela estimula uma forma de aprendizado mais autônoma para a criança, ou seja, mesmo com acompanhamento de um profissional educador, a criança tem a capacidade de conduzir o próprio aprendizado, através de seus próprios esforços. Além disso, o método de aprendizado Montessori estimula a criatividade. Como uma pessoa da área da educação, acho fundamental que novos métodos pedagógicos sejam aplicados, que estimulem o aprendizado de uma forma inovadora. A educação deve ser inovadora, não imutável.

  95. Achei interessante essa metodologia de aprendizado, pois ela estimula uma forma de aprendizado mais autônoma para a criança, ou seja, mesmo com acompanhamento de um profissional educador, a criança tem a capacidade de conduzir o próprio aprendizado, através de seus próprios esforços. Além disso, o método de aprendizado Montessori estimula a criatividade. Como uma pessoa da área da educação, acho fundamental que novos métodos pedagógicos sejam aplicados, que estimulem o aprendizado de uma forma inovadora. A educação deve ser inovadora, não imutável.
    Ótima publicação.

  96. Olá, sou estudante de arquitetura e urbanismo, a principio minha ideia para o projeto de TCC é uma escola montessori, gostaria de saber qual a faixa etaria ideal para trabalhar com escola, é so ensino fudamental ou posso trabalhar com o ensino médio também?, grata!!!

  97. Gostaria de saber como é o material didático do método. Por exemplo o próprio método tem seu material ou usam materiais de outras editoras como positivo, objetivo… coc ?

  98. Olá, minha esposa está grávida e nos interessamos no método Montessori para educar nossos filhos, há um bom tempo ela acompanha Flavia Calina, e eu estou me interessando e estudando agora, por onde e de qual forma podemos começar?

  99. Olá! Tudo bem?
    Eu tenho pesquisado muito sobre o método montessori e me veio uma dúvida uma mãe poderia aderir a esse método não sendo uma profissional na área? Eu gostaria de aderir ao método com minha filha.

  100. Olá, gostei muito do método de Maria Montessori. Este semestre vou tentar o mestrado na Unifesp e a linha de pesquisa que eu escolhi é ” Linguagem e Cognição” e como tema do meu projeto pensei em ” Desenvolvimento da criança, segundo Maria Montessori”. Vc acha que daria para explanar bem as ideias de Montessori??? Ou seria melhor escolher ou autor?

  101. Muito bom.
    Esse método deve ser usado continuamente, adaptando-se as fases do desenvolvimento humano. A educação é contínua, tal qual o desenvolvimento.

  102. Olá, estou apaixonada pelo método Montessori, mais estou tendo dificuldade de encontra escolas Montessori para colocar minha filha de 1ano 8meses . Você tem alguma sugestão

  103. Olá, Gostei bastante do conteúdo. Sou professora de filosofia de uma universidade particular de Belo Horizonte e estou trabalhando com meus alunos diferentes métodos de ensino. Compreendo bem a metodologia montessoriana na Educação Infantil, porém tenho dúvidas de como esse método se desenvolve nos anos finais do Ensino Fundamental e principalmente no Ensino Médio. Como é a grade de conteúdos? Que tipo de materiais são utilizados pelos jovens? Como é feita a mediação do professor? Como eles são avaliados? Posso afirmar que os alunos montessorianos saem preparados para disputar vagas em universidades concorridas? Agradeço desde já pela atenção.

  104. Gostei muito de saber sobre o método Montessori e como é importante para o desenvolvimento das crianças. Gostei de saber mais para Educação infantil, pois trabalho com os pequenos e gostaria de dá o melhor para eles.

  105. Boa tarde Gabriel. Fui estagiária por 4 anos da Classe de Alfabetização do Método Montessoriano. Sou apaixonada pelo método. Estou para começar um pré projeto para o TCC sobre o Método Montessori. Gostaria de sugestões de livros para eu utilizar. Desde já, muito obrigada pela atenção.

  106. Estou me preparando para ficar grávida e me interessei muito sobre esse método para o desenvolvimento da criança. Vocês poderiam me indicar livros para que eu possa aprender ainda mais sobre esse método encantador?!?
    Desde já agradeço a atenção dispensada

  107. Olá Gabriel,
    Tenho assistido às tuas aulas e tenho aprendido muito. Gratidão por compartilhar teus ensinamentos!
    Tenho uma bebe de 6 meses, e estou querendo preparar o ambiente para ela. E resolvi rever este teu vídeo sobre os pilares do método. E fiquei com uma dúvida, temos que preparar todos os ambientes da casa? Tirar tudo o que tínhamos antes no nosso quarto, na sala, na casa de modo geral, para adequar à criança?
    Fico pensando isso, porque as crianças chegam em uma idade que se tornam curiosas e querem mexer em tudo, e volta e meia, temos que ficar repetindo: não, não toque nisso.
    Fico em dúvida sobre o que fazer, porque se mudo aqui em casa, ela não aprende que tem coisas que não se deve e mexer, e quando vai a casa dos outros fará um grande estrago. Tenho convivido com muitas crianças e realmente não sei como resolver esse dilema à luz de Montessori.
    Obrigada se puder me esclarecer.

  108. ola amei seu blog,
    esse método me encanta, descobri sem querer.
    Tenho um filho de 1 ano e 3 meses, gostatia de saber por onde começo na pratica esse método com ele.
    Obrigada

  109. Boa tarde,

    As explicações , muito boas aliás , se dirigem principalmente ao trabalho com crianças.

    Há algum livro ou Blog que trate mais especificamente da Aplicação do Método Montessori para o ensino Fundamental II e para e Ensino Médio. ?

    Poderia me indicar estas publicações ?

    Agradeço,
    Reinaldo Franco

    1. Temos dois textos aqui:
      1.https://larmontessori.com/2017/02/10/o-segundo-plano-do-desenvolvimento-montessori-612/
      2. https://larmontessori.com/2012/02/17/a-educacao-dos-adolescentes/

      Temos o texto da Montessori sobre adolescentes aqui embaixo. Chama-se Filhos da terra:
      https://escolamaria.org/downloads/

      E tem os livros Da Infância à Adolescência e Para Educar o Potencial Humano, de Montessori.
      De resto, procure por textos em inglês de Marta Donahoe, Betsy Coe e David Khan.

      Abraços!

  110. Olá Gabriel,

    Tenho um filho com quase 3 anos e passa por um processo de diagnóstico de especto autismo. As escolas montessori seria um bom lugar para que ele possa se desenvolver?

    Grato.
    Jefferson

  111. Gabriel, boa noite!

    Não tenho muito contato com o mundo infantil e não conhecia o método montessoriano, mas como sou designer de interiores, fui chamada por um jovem casal para fazer o quarto do bebê que está para chegar.

    Ao longo de toda nossa reunião eles falaram do método e deixaram claro o interesse em aplica-lá na educação do filho. Resolvi entender melhor e achei seu blog bastante esclarecedor. Por favor, você pode me indicar alguns fontes para que eu possa pesquisar a melhor maneira de montar o ambiente tendo o modelo montessoriano como base?

    Agradeço desde já!

    1. Veja os livros Montessori from the Start e A Criança Alegre. Também veja o How to Raise an Amazing Child the Montessori Way (esse tem figuras) e o site Voila Montessori. Não sei a resposta ainda é útil. Talvez para os próximos clientes. Desculpe pela demora nessa resposta. Abraços!

  112. ola!
    Gostaria de saber se o método Montessore pode ser aplicado em criança down, tenho uma neta de um ano. Quero ajudar no processo de aprendizagem dela.

  113. Gabriel, boa noite! Acho que meu primeiro post não foi adiante.

    Sou designer de interiores e meus clientes “grávidos” querem educar o filho Samuel dentro da metodologia Montessori. Não tenho muito contato com o mundo infantil e, consequentemente, com métodos educacioanais.

    Por favor, você pode me indicar alguns livros/sites em que possa encontrar orientação?

    Guarda-roupas e armários aéreos podem ser colocados no quarto?

    Agradeço antecipadamente!

    Thaís

    1. Veja o livro A Criança Alegre, o Montessori From the Start e o How To Raise an Amazing Child the Montessori Way. Na internet, a página Voila Montessori. Desculpe pela demora nessa resposta. Abraços!

  114. Boa tarde.
    Li bastante a metodologia montessoriana aplicada na educação infantil porém senti falta de como é aplicada no ensino fundamental e principalmente no ensino médio. Poderia me explicar? Desde já obrigada.

  115. Olá! Eu e meu esposo estamos planejando a chegada de um novo membro para a família, e mesmo que eu ainda não esteja grávida, comecei a pesquisar muito sobre a educação, que é uma das coisas mais preocupantes para mim. O método Montessoriano me fez ficar de boca aberta! Achei incrível o método de lidar com as crianças e tudo mais.
    Bem, a minha pergunta é a seguinte: É possível aplicar o método montessoriano apenas em casa? Já procurei por escolas que usam esse método aqui na minha região, mas a pré escola mais próxima continua sendo muito longe. Fico preocupada pois, a formação da criança também se dá fora de casa e a escola é, como dizem, nossa segunda casa. Tenho medo que os resultados sejam muito diferentes de uma criança que vai a uma escola Montessori.
    Enfim, seu blog é incrível, vou procurar mais, e dependendo da resposta [resultado muito diferentes e preferência a uma escola com o método específico] posso pensar em me mudar de cidade apenas nos 6 primeiros anos de vida do meu futuro(a) filho(a), pois sei que tendo esse método maravilhoso desde o princípio será uma experiência sem igual. Beijos! 😉

  116. Eu acredito que o modelo atual de ensino (Ou aprendizado) está obsoleto, já não funciona mais, pelo menos no mundo atual, onde tudo acontece tão rápido, o mundo se torna cada vez mais tecnológico.

    1. Eu sou professora iniciante e tímida o que vc me indicaria para vencer tanta timidez e adquirir disciplina e despertar o interesse dos alunos. Abraços

  117. Bom dia Gabriel !

    Como agora que sou mãe e vendo suas aulas me encantei pelo seu amor ao método !
    Mais tipo ! To meio perdida ! Tem mais vídeo ? Ou começa pela aula 1 mesmo ?
    Tens um livro pra me indicar pra eu ter base !!
    Parabéns por sua atitude!!

  118. Olá Gabriel, meu nome é Marta Fernanda. A procura do Método Montessoriano e, de mais informação conheci o seu Blog. Como educadora, vou visitar uma Escola Montessori e precisei desse auxílio pois pretendo fazer mais que uma visita. Adorei! Super esclarecedor. Parabéns!🙂

  119. Eu tenho muitos desses conceitos montessorianos na minha vida, pois frequentei uma pré-escola que utilizava esses métodos (antigo castelinho montessoriano, que infelizmente para a atual geração fechou suas portas por falta de intendimento da sociedade). Algumas mãe, incluindo a minha, diziam:”essa escola não ensina nada, as crianças só repetem as coisas e brincam o tempo todo”, porém muitos dos meus antigos colegas são pessoas criativas e independentes hoje, por causa do método de Montessori.

  120. Olá, gostaria de aprender o método Montessori para me ajudar na educação do meu filho, que é autista. Posso contar com vocês. Obrigada.

  121. Olá Gabriel! Meu filho está com 07 anos agora e irá para o segundo ano fundamental. Ele passou com muita dificuldade, não se interessava pelas aulas de alfabetização e só conversava. As aulas de matemática eram mais atrativas. Desde pequeno adora números, contar, enfim…..minha dúvida é o que eu poderia fazer, pelo método montessouriano para ajudá-lo? Ele muitas vezes não aceita ajuda, é uma briga fazer as tarefas de casa. Att

    1. Olá, Rochelle, como o assunto é amplo, eu devo te recomendar dois pequenos livros: Para Educar o Potencial Humano, e Da Infância à Adolescência. Os dois são da Montessori e você compra entrando em contato com a Organização Montessori do Brasil. De resto, fique atenta aos textos que vamos publicar aos poucos sobre crianças entre 6 e 12 anos. Abraços!

  122. Pelo que entendi, não há nada da teoria bolorenta ” construtivista”, não é mesmo? Gostei, principalmente, dá parte onde vcs falam da “educação cósmica”, que é afirmado que tudo dentro do universo tem seu papel. Legal, gostaria de me aprofundar.

    1. Olá, Eder, talvez sua impressão de bolor na teoria construtivista se deva a alguma prática ruim que você presenciou. Montessori e construtivismo são bem diferentes, sim, mas cientificamente vale a pena conhecer ambos. Obrigado pelo seu comentário!

  123. Adorei os vídeos no final do texto. Estou fazendo meu trabalho de tcc da faculdade sobre arquitetura escolar sobre a visão do método montessoriano. Obrigada por essa breve aula que tive hoje assistindo a esses vídeos. Até mais !

  124. olá tudo bem Gabriel me interessei muito sobre o método Montessori depois que uma professora me indicou para meu filho que tem hiperativo, sou professora mas tenho muita dificuldades em casa com meu filho ele demorou muito a falar e na escola tambem demorou a ler e escrever, sempre estou a procura de metodos onde eu posso ajuda lo e ajudar meus alunos. Vi no site sobre o curso onde me interessei muito mas pelo que vi e o dia todo todos os dias se nao estou enganada, vc sabe me dizer se isso mesmo.

    1. Você fala do curso de formação de professores? É isso mesmo. Geralmente são três blocos de quinze dias, um em casa período de férias escolares, e durante esses quinze dias se exige dedicação integral. Em inglês, há cursos online. Em português, ainda não.

  125. Ola Gabriel!
    Tem referencias de Montessori sobre disciplina de bebes. Minha filha tem 9 meses e estou morrendo de medo que ela fique mal educada porque tento aplicar tb a disciplina positiva e todoa dizem que a mimo demais.

    1. Oi, Perla! Bebês são incapazes de disciplina. Sobre crianças pequenininhas, veja o livro Montessori From The Start ou o A Criança Alegre (Amazon tem os dois). Sobre disciplina das mais velhas, Mente Absorvente. Abraços!

  126. Oi, querido!

    Você saberia da existência de livros que contenham atividades práticas, onde inclua uma espécie de planejamento de aulas? Estou absorta em pesquisas sobre o homeschooling norte-americano, onde encontrei material didático dito como “montessoriano” – nada mais do que flashcards com imagens e nome de objetos, animais e etc, categorizados pelo ambiente em que se inserem. Sei que devemos sempre contextualizar e analisar as especificidades de cada aluno, mas percebo na minha prática pedagógica que exemplos práticos de atividades que empreguem um método, ajudam muito o professor na compreensão deste. Além do que, a gente aprende e muitas das vezes aperfeiçoa nossas práticas com estes exemplos.
    Outra questão: com o papel da rotina na visão montessoriana?

    Forte abraço e desde já o meu muito obrigada!

  127. Olá, boa noite.
    Tenho um filho de 2anos e gostaria de colocá-lo em uma escola Montessori, poderia me indicar? Moro na zona sul, próximo ao metrô Santos Imigrantes!!!

    Parabéns pelo lindo trabalho!

  128. Gabriel, sou Maria de Lourdes da Secretaria de Estado da Educação do Paraná e estamos preparando um material sobre o método Montessori para professores de crianças com deficiência intelectual, múltiplas e transtornos globais do desenvolvimento. Gostaria de saber se você pode nos autorizar a utilizar os vídeos que se encontram nesta página. Se for possível, poderia me passar um endereço de e-mail para que eu posssa formalizar a solictação?
    Obrigada.

  129. GABRIEL CURSO PEDAGOGIA ,E ESTAMOS ,COM TRABALHOS A RESPEITO DE MONTESSORI ,FOI MUITO PROVEITOSO PRA MIM SUAS EXPLICAÇOES

  130. Boa noite, tudo bem?
    Gostaria de saber se vocês sabem me informar o ano que Maria Montessori fez a seguinte citação: “A criança deve buscar sua auto formação e construção e os adultos têm de ajudá-la nesse processo, favorecendo o desenvolvimento de indivíduos criativos, independentes, confiantes e com iniciativa.” Já fiz inúmeras pesquisas e não conseguir encontrar o ano ou o livro no qual ela fez essa citação.
    Obrigado!

  131. Boa tarde, alguém poderia me dizer se existe algum sistema de ensino Montessori voltado à musicalização infantil?
    Tenho muito interesse em adotar numa escola de música.

    Desde já grato!

  132. Gabriel, Bom dia.
    Trabalho na Fundação CASA – SP (uma instituição para adolescentes em conflito com a Lei). Gostaria de saber se há como implementar o método montessoriano como um planejamento pedagógico no Centro onde trabalho.
    É certo que alguns adolescentes ficam apenas 6 meses cumprindo a medida.(a medida socioeducativa de maior tempo é de 3 anos)
    Trabalhamos com adolescentes de analfabetos a alfabetizados e que prestam e entram em alguns casos nas universidades.
    Há algum curso de aprendizagem de educadores neste método?

    1. Raphael, tem sim! E eu estou emocionado com seu comentário. Há muitos anos cheguei a conversar, num evento é informalmente, com alguém da Fundação e ouvir sobre como era o dia a dia, e conversar sobre contribuições de Montessori. Acabou que nada foi adiante, mas aquilo ficou comigo. Se você quiser me enviar um e-mail, eu me disponho a não só conversar com você, mas, se te parecer adequado, colaborar com o trabalho. Não existe curso ainda, mas eu trabalhei anos com adolescentes em Montessori e alguns meses com alfabetização de adultos e adolescentes, usando Montessori. E minha área de conhecimento favorita em Montessori é adolescência. Então, mande um email se quiser conversar (esse trabalho seria voluntário). gabrielmsalomao@gmail.com

  133. Mto bom, a partir de qual idade pode iniciar com a educação montessori? Estou com recém nascido e gostaria de iniciar desde cedo…o melhor método que já li a respeito, obrigada aguardo retorno

  134. Bom dia, sou marceneiro e me interessei pelo método a partir da necessidade dos meus filhos em ter coisas ao alcance das suas mãos, tenho interesse em fabricar móveis baseado no método. Vc tem alguma sugestão? Obrigado.

  135. Bom dia! Estou terminando uma especialização em Educação Especial e Políticas de Inclusão e irei fazer um atrigo científico sobre o Método Montessori e Inclusão Escolar, você teria algum material como fonte de pesquisa para enviar?
    Att,
    Paula

  136. Bom dia Gabriel, tudo bem?
    Sou formada em Letras, mas tenho trabalhado apenas com inglês há alguns anos. Recentemente me falaram sobre o método Montessori e encontrei seu blog pelo Google. Gostaria de saber como aplicar o método ao ensino do idioma.

  137. É sempre muito satisfatório ouvir pessoas inteligentes e comprometidas como vc Gabriel.Parabéns,vc me parece uma pessoa muito bonita e espiritualizada.

  138. Olá meu caro, vi teu site e achei muito bacana, parabéns! Estou precisando de uma fonte, ou livro ou artigo que fale sobre classes de agrupamento vertical, ou seja com alunos de idades diferentes agrupadas em mesmo ambiente – li que este tipo de procedimento faz parte do método montessori. Isso procede? Abraço

    1. Oi, Renato! Não estou em casa e buscar a bibliografia agora é difícil. De pronto, te sugiro “Montessori:The Science Behind the Genius”. Tem um capítulo sobre isso, brilhante, chamado, acho, “Learning from Peers”. O livro é de Angeline Lillard e foi publicado pela Oxford. Tem edição digital. Boa leitura!

  139. Boa tarde, gostaria de saber como funciona o sistema avaliativo, por exemplo, aqui no Brasil o objetivo final educacional de todas escolas é o enem, que tem um critério minimo sobre as disciplinas aplicadas, e essas disciplinas eu não vi em lugar nenhum falando como são aplicadas numa escola montessori e fiquei na duvida de como funciona as escolas montessori principalmente no ensino médio e como essas disciplinas são aplicadas nele. Obrigado, e boa Tarde!

  140. Boa tarde, gostaria de saber como funciona o berçário Montessori. Visto que as crianças ainda são muito pequeninas e não tem como ter autonomia…

  141. Olá boa noite!!!meu nome é Camila e iniciei a faculdade de pedagogia. Estou fazendo um relatório de um filme “uma viagem inesquecível”e tenho que colocar as teorias de Montessori.

  142. Oi Gabriel !! é possível um educador se tornar especialista no método Montessori ? Sou mãe e educadora em formação, estou interessada na prática do método, como faço pra ter competência sobre o método. Existe formação para isso ?

  143. Tenho duas dúvidas..
    1) leio sempre que o quarto, brinquedos e afins devem ser de madeira, sóbrios… porém meu filho prefere brincar com os de plástico, coloridos, brilhantes. Se eu guardo, ele procura… e quando acha fica feliz
    2) ele dorme no chão, e quando acorda à noite, óbvio que vai na nossa cama… em todos os métodos que indicam para bebês dormirem dizem sobre deixar no berço, dormir sozinho, deixar chorar, etc. mas nesse caso, não tem berço e ele anda… tem alguma dica pra ele dormir à noite toda e tbm pegar no sono sem estar com um dos pais?
    Ele tem 1 ano e 2 meses

  144. Olá Gabriel! Antes de tudo, parabéns pelo seu blog. Tenho um filho de 4 anos, autista e não verbal. Utiliza o método de comunicação PECS(Picture Exchange Comunication System).Gostaria de saber de ti, se o método montessoriano está voltado também para essas crianças?. Moro em Portugal e estando bastante insatisfeita com o método tradicional do Jardim de Infância que ele frequenta, pois, me é dito que ele não acompanha a turminha no programa pedagógico da classe. Ele ” não” possui um plano curricular pedagógico adaptado e por consequência não é avaliado como o resto da turminha. Recebo relatórios. Nos últimos relatórios que eu recebi , é mencionado que ele não distingui muito bem as cores, não respeita limites dos desenhos na tentativa de pintura, não realiza muito bem emparelhamento, monta puzzles de no máximo de 3 peças, enfim…desanimador. No entanto, de forma muito artesanal, fiz aqui em casa um material sensorial desses copiados da net, um quiet book com e.v.a. Descobri que meu filho conhece todas as cores não só as primarias. Sabe o AEIOU. E peguei ele brincando com peças de letras e falando “CÊ”, quando olhei a mão dele , ele segurava mesmo a letra C. Gostaria, se possível fosse pra ti, de receber informações e algum conselho. Desde já o meu muito obrigada!

  145. ola; boa tarde!
    Estou fazendo um TCC sobre metodo montessriano de ensino, porem minha orientadora solicitou especificar 3 autores ou pequisador que seja contra esse metodo, tao dificil achar, alguem pode me orientar?

  146. Boa tarde, minha filha faz semana que vem 6 anos e entrou na escola montessoriana quando havia completado 2 aninhos, foi maravilhoso porque me ajudou demais na parte da independência dela,só que, mesmo eu sabendo que cada criança tem seu tempo. Eu disponho de pouco para ajudar na leitura, e tenho medo de ensinar de forma errada. Teria algum site ou algo que eu possa consultar para me ajudar a ajudar minha filha na leitura? De já agradeço.

  147. Sou professora da educação básica e quero trabalhar co os meus alunos usando os métodos Montessori. me ajudem por favor.

  148. Esse método é muito ruim , aprendi isso quando criança e tive problemas por todo o ensino fundamental e no acadêmico, essa metodologia não é eficiente para crianças e causa grande dificuldade ao entrar na escola pois é usada outra metodologia e isso causa grande dificuldade.

  149. Boa tarde Gabriel, tudo bem?

    Em breve resumo, advogo a alguns (poucos) anos e, de um tempo pra cá, após minha formação, comecei a sentir falta de algo. De forma inexplicável e também inacreditável, “sonhei” com crianças; e esse sonho me mostrou diversas formas de trabalhar com a criatividade das crianças, incentivar a curiosidade delas, uma forma de desenvolver a criança que eu jamais havia visto.

    Alguns dias após ouvi uma conversa entre amigas a respeito do método montessori de ensino. A partir de então estou pesquisando um pouco a respeito e confesso que fiquei incrédula sobre tudo isso…

    Gostaria de saber se é preciso ter formação em pedagogia para poder aplicar o método, ou seja, trabalhar numa escola Montessori, ou participar de um curso específico, reconhecido pela OMB, já basta?

    Desde já agradeço por toda a atenção, estou realmente encantada com esse método.

    Grande Abraço!

  150. Olá Gabriel, boa noite!! estou utilizando seu site como referência de um artigo, e gostaria de saber se tudo o que consta nele é escrito por você.

    1. A menos que esteja explícito que não, sim, tudo é escrito por mim. Há exceções, e essas eu anuncio no começo do texto.

  151. Olá, tudo bem? Li uma artigo sobre a aplicação do método Montessori em pacientes com demência e a melhora no quadro de agitação, irritação e agressividade.
    Minha mãe foi diagnosticada com demência e gostaria de saber mais a respeito e como aplicar na vida cotidiana dela, haveria uma literatura ou artigos que possam me ajudar ?

    Obrigada
    Cláudia

  152. olá! estou fazendo uma monografia com esse tema, porém estou tendo um pouco de dificuldades para encontrar material. vc poderia me enviar algum por e mail?

  153. olá Gabriel meu nome é Joyce e estou iniciando um tcc sobre Maria Montessori. A minha dúvida é ela trabalhou a importância do brincar pelo sentindo?

  154. Gabriel, boa tarde. Pretendo fazer o mestrado abordando o ensino da língua inglesa na prática montessoriana, mas estou com dificuldades para encontrar material para minha fundamentação teórica, poderia me ajudar?

Deixe uma resposta