Assinatura RSS

Curso de Introdução

O Curso de Introdução ao Método Montessori nasceu da vontade manifestada por várias famílias de levar Montessori para dentro de casa. A ideia do curso é levar os princípios do método, sua fundamentação teórica e o começo de sua prática para as necessidades de uma criança dentro de casa, por isso, não só famílias, mas também cuidadores e profissionais interessados podem fazer o curso.

A programação do curso pode ser compreendida em duas partes. Na primeira, tratamos de toda a teoria necessária para uma introdução, toda a filosofia e os princípios científicos fundamentais de Montessori. Na segunda parte, estudamos a preparação do adulto e do ambiente, assim como a apresentação de atividades e a adequação de brincadeiras às verdadeiras necessidades infantis. O curso tem oito horas e deve ser dividido em dois dias – nós percebemos que assim todo mundo aprende melhor.

A conteúdo programático do curso é o que segue, com a ressalva de que sempre há pequenas alterações de ênfase a depender do interesse do público presente em cada um dos tópicos abordados.

  • Quem foi Maria Montessori;
  • Quem é a criança para Montessori;
  • Planos do Desenvolvimento – Ênfase na fase de 0 a 6 anos;
  • A mente da criança pequena
  • Princípios teóricos do Método Montessori
  • Princípios práticos do Método Montessori
  • Introdução aos Períodos Sensíveis;
  • O Equilíbrio Natural da Criança;
  • Chaves para o Equilíbrio Natural da Criança (como proporcionar e como perceber);
  • Ambiente Preparado – como modificar a casa e proporcionar materiais de desenvolvimento para a criança;
  • Autoconhecimento e técnicas de observação;
  • Sensibilização para a importância da criança;
  • Algumas atividades práticas e a apresentação adequada de materiais montessorianos.

Além do Curso de Introdução, estamos em fase de implementação do Curso de Aprofundamento em Montessori para Famílias. Trata-se de um outro bloco de oito horas – dividido em dois – no qual trabalhamos temas que tenham sido mais pertinentes ou interessantes para as famílias que optarem por fazê-lo. Nesse caso, há um pré-requisito inegociável: é necessário ter realizado observações da criança nos parâmetros do curso introdutório por pelo menos um mês, e é necessário trazer fotos das adaptações já realizadas no ambiente, a partir dos aprendizados do curso introdutório, também.

Até hoje tivemos uma recepção incrivelmente favorável em todas as cidades nas quais o curso foi ministrado, e recebemos alguns depoimentos emocionantes. O mais recente, de uma participante muito querida de Fortaleza, trouxe-nos a emocionante mensagem:


 

Quem já fez o curso sabe que é um divisor de águas na aplicação do método em casa. Para quem abre o coração e vem com a disposição sincera de aprender e aperfeiçoar o maternar e o paternar, o curso é de uma utilidade maravilhosa para o nosso cotidiano. Digo e repito que esse foi o melhor investimento que eu poderia ter feito pela minha autoeducação e pela educação do meu filho. 


Se você gostaria de participar do Curso de Introdução ao Método Montessori, permaneça atento à página do Lar Montessori no Facebook, nós sempre anunciamos os cursos lá. Se, por outro lado, você gostaria de levar o curso para sua cidade, envie-nos uma mensagem para larmontessori@gmail.com – levar o curso para sua cidade é descomplicado e nós já realizamos parcerias com diversas iniciativas em diferentes cidades do Brasil, você pode fazer isso também. Aguardamos você, em algum lugar do Brasil!

Uma resposta »

  1. Analice Marangoni

    Obrigada.

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: