Assinatura RSS

Círculo

Se você chegou até aqui, parabéns! Você está buscando conhecer mais e discutir uma das maiores descobertas da humanidade, e nós queremos estar junto com você nesta busca.

O Círculo de Estudos em Montessori é uma iniciativa pública e gratuita do Lar Montessori, aberta a todos. Nosso objetivo com este projeto é aprofundar o estudo das descobertas de Maria Montessori e a atualidade do método da pedagogia científica.

Como ponto de partida, utilizamos obras da Montessori – a primeira é o livro Mente Absorvente – e nas discussões, trazemos pontos da neurociência, da psicologia, da pedagogia e da linguística. A fisiologia e a anatomia também são muito bem vindas, e atualidades sociais são mencionadas de vez em quando.

A cada semana, um vídeo de mais ou menos trinta minutos é publicado no YouTube: http://www.YouTube.com/LarMontessori. Os vídeos tratam dos capítulos do livro Mente Absorvente. O PDF do livro está disponível no grupo Montessori para Mamães, no Facebook. Mas nós realmente indicamos a compra do livro (às vezes custa caro, mas sempre vale a pena).

Os vídeos vão ao ar em algum momento da semana, e você pode assistir no seu computador, tablet, smartphone ou outr gadget qualquer. A liberdade é toda sua e você estuda no seu tempo, como se faz em Montessori. Você pode até ler e assistir o vídeo paralelamente, porque os vídeos são feitos seguindo a ordem do que se menciona nos capítulos. Você estuda como preferir, exatamente como se faz em Montessori.

Aí, nas quintas-feiras, às 20h, nos reunimos online, no grupo Montessori para Mamães ou na minha página do YouTube, e discutimos por uma hora, até as 21h, por escrito. A discussão fica toda registrada.

Se você não puder participar neste horário e quiser deixar seus comentários e suas perguntas, fique à vontade. Às 20h da quinta-feira nós levaremos em consideração o que você tiver escrito!

Até o próximo Círculo de Estudos em Montessori!

»

  1. Olá, vocês tem alguma dica de site para baixar o livro? Estou lendo A criança, também posso participar?

    Responder
  2. Claudia Bassanesi Maggioni

    Gabriel, enviei um email para participar do Circulo! Abraço

    Responder
    • Claudia, infelizmente quando recebi sua mensagem já havia dez pessoas inscritas. Mas faça assim: tendo-me adicionado no Google+, veja o Círculo pelo YouTube, em minha página e participe pelos comentários ao vivo. Se vc vir que há menos pessoas do que deveria ao vivo, vá até minha página no Google+ e clique em “Participar de Hangout”. Isto deve ser possível, pelo que entendi!

      Responder
  3. Gostaria de registrar meu agradecimento por compartilhar seus conhecimentos no método Montessoriano, no Brasil não temos muitas oportunidade de conhecer e ter acesso a esses materiais. Vou fazer um intensivo que sabe consigo acompanhá-los. Muito Obrigada! Você e moderador no Grupo do Facebook Montessori para mamães? Eu fiz o pedido estou aguardando á aceitação. Obrigada por ajuda.

    Danusy Laura Santos

    Responder
  4. Solange Pradella

    Ola, sou mae de um menino de 3 anos, voltei a estudar por causa dele, curso pedagogia e tenho muitas duvidas quanto a escolhinha que devo coloca-lo aqui em Caxias do Sul. Eu e meu marido sem muitos métodos de ensino e agora com muita vontade de saber como prepara-lo para o futuro conseguimos até agora alfabetizá-lo, ele já lê livros, legendas de filmes na TV; ele tem muita vontade de saber sobre lugares, planetas.Hoje ele sabe muitas palavras e entende o que o pai pergunta para ele em inglês. lê com fluência essas palavras
    Descobri Maria Montessori e não quero mais largar. Preciso de mais informações e instruções.
    Acompanharei vc.
    Abraços
    Solange Pradella

    Responder
  5. Marcilene Dias

    Gabriel, gostaria de participar do grupo Montessori para mamães fiz a solicitação e estou no aguardo. Marcilene Dias

    Responder
  6. Graziela Santos Silva

    Olá Gabriel, meu nome é Graziela Santos, aluna da Especialização em Educação Infantil pela Universidade Estadual da Bahia – UNEB, Campus XVI, Irecê/BA. Durante a especialização passei a conhecer, superficialmente, o trabalho da Dr. Montessori. Os exemplos citados de respeito ao seu método, aguçou em mim um desejo imensurável de conhecer mais e, por esta razão, decidi escrever a minha monografia acerca das contribuições que a teoria montessoriana pode garantir para o desenvolvimento da criança. Comecei há um mês atrás e não está sendo fácil; primeiro porque no Região de Irecê não tem Escola Montessoriana e eu quero ir além dos referenciais bibliográficos, então, solicitei autorização de uma Escola Montessoriana em Salvador (Capital do Estado), numa distancia de 480 Km, onde pretendo observar a disposição do ambiente, aplicar um questionário e realizar uma entrevista. Até aqui, tudo resolvido… a dificuldade maior é para encontrar as Obras da Dr. Montessori… comprei em um sebo “Pedagogia Cientifica” e “Mente Absorvente”, há mais de 15 dias e ainda não recebi porque o vendedor diz que está aguardando chegar (não sei de onde) e na biblioteca da Universidade só tem “O que os Pais Precisam Saber Sobre seus Filhos” e “A Criança”. Pesquisando sobre o método montessoriano cheguei até você e, vendo a sua disposição em difundir a teoria em questão, resolvi lhe escrever solicitando sugestões possíveis de facilitar a minha trajetória. Parabéns pelo trabalho e agradeço desde já a atenção dispensada.

    Responder
    • Graziela, wow!
      Que depoimento incrível! Por favor, entre em contato comigo pelo meu e-mail pessoal (gabrielmsalomao@gmail.com) e conversaremos. Posso lhe ajudar de algumas formas, com certeza, Graziela! Obrigado pelo cuidado em seu comentário e por explicar extensivamente sua situação. Vamos atrás do que você precisar para continuar sua pesquisa. Até breve. Gabriel

      Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: