Curso de Alfabetização em Montessori

Curso de Alfabetização
em Montessori

O Caminho da Exploração

Processo completo da alfabetização · Aulas gravadas disponíveis por 1 ano
Lives de Dúvidas · Roteiro ilustrado · Certificado

Inscrições Encerradas

Você pode escolher o valor de sua inscrição:

Curso de Alfabetização em Montessori

Existe um caminho para a alfabetização das crianças que é baseado na exploração e na descoberta. Um caminho no qual cada passo é dado com fascínio e curiosidade. Este curso vai ajudar você a compreender este caminho e guiar suas crianças por ele.

Para entender bem a força e o fascínio da alfabetização em Montessori, veja este depoimento de Gabriel García Márquez, prêmio Nobel de Literatura:

Me custou muito aprender a ler. Não me parecia lógico que a letra m se chamasse eme, e mesmo assim com a vogal seguinte não se dizia emea, e sim ma. Era impossível ler assim. Finalmente, quando cheguei à Escola Montessori a professora não me ensinou os nomes, e sim os sons das consoantes. Assim pude ler o primeiro livro que encontrei em uma caixa empoeirada do depósito de casa. Estava descosturado e incompleto, mas me absorveu de uma maneira tão intensa que [um tio] soltou uma premonição arrasadora: “Caramba! Esse menino vai ser escritor!”.

Gabriel García Márquez, prêmio Nobel de Literatura, em sua autobiografia, Vivir para Contarla

Faz dez anos que eu escrevo e falo sobre Montessori todos os dias. Alfabetizei crianças, adolescentes e adultos com Montessori. Mas nunca havia ensinado isso.

Várias vezes, recebi o pedido de criar um curso sobre alfabetização. Todas as vezes eu recusei, porque achava que esse assunto só poderia aparecer dentro de uma formação completa em Montessori. E aí veio o isolamento físico e a interrupção das aulas presenciais nas escolas, e eu vi centenas de famílias perdidas com a alfabetização das crianças, e dezenas de professores preocupados, porque não sabiam como guiar essa alfabetização de longe.

Não dava para continuar sabendo que Montessori pode ajudar e não fazer nada. Mas quando falei sobre isso com famílias e professores, percebi que o alcance deste trabalho poderia ser muito maior.

Algumas crianças têm sorte e encontram uma alfabetização feliz e interessante. Milhares ficam entediadas e, como dizia Montessori setenta anos atrás, são torturadas para escrever e ler.

As coisas podem ser muito melhores. Mesmo fora da escola montessoriana, e mesmo em casa.

Dá para amar letras. Eu fui alfabetizado em Montessori e era apaixonado pelo b. Eu gostava de sentir. E adorava pegar o M na mão. Sou apaixonado por escrever, e junto com todos os meus ex-colegas, ler é meu passatempo favorito.

Agora que você sabe por quanto tempo eu hesitei em criar este curso, vai entender quando eu disser: eu criei isso com todo o cuidado. Com muita pesquisa. Com delicadeza e amor, mesmo. Para as crianças que serão guiadas por você.

Sobre o curso

O curso é composto por aulas gravadas + lives de dúvidas que compreendem todo o percurso desde a preparação para a alfabetização até o início da escrita e a leitura pelo Método Montessori.

Em todas as aulas, você conhecerá atividades e materiais montessorianos em versões que poderá produzir em casa, para seus filhos ou alunos, de forma acessível e com qualidade.

A carga horária total é de aproximadamente 13 horas, incluindo o suporte por três meses com lives ao vivo para suas dúvidas na aplicação do que aprendeu no curso.

Veja o que alguns ex-alunos do curso comentaram:

Além das aulas do curso você terá mais três formas de aprender:

1. Arquivos com moldes dos materiais para imprimir e produzir em casa.

2. Um Roteiro de todo o curso, preparado por mim, para que você possa acompanhar o curso em todos os aspectos teóricos, todas as atividades e materiais.

3. Suporte para a aplicação do que você aprendeu no curso por três meses, com transmissões ao vivo em que vamos conversar sobre todas as dúvidas que você trouxer. (Dias 18/08, 22/09 e 20/10, às 18h).

Roteiro do curso feito à mão e com ilustrações para você. 🥰

Venha dar às crianças a chance de se alfabetizarem por um caminho de exploração, fascínio e descoberta!

%d blogueiros gostam disto: