Ícone do site Lar Montessori

Sobre

Oi! Meu nome é Gabriel, e eu sou o autor do Lar Montessori. 

A grande sorte de minha vida foi ser aluno em uma escola montessoriana dos 2 aos 14 anos. O resto da minha educação foi completamente convencional, mas assim que tive a chance, voltei para Montessori, como pesquisador e disseminador. Aí, nasceu o Lar Montessori.

Quando eu comecei o Lar, em 2011, se você digitasse “Montessori” no Google, recebia um enorme silêncio de volta. Nos últimos dez anos, conseguimos mudar muita coisa.

Famílias e educadores hoje têm inúmeros lugares para descobrir mais sobre Montessori. O Lar hoje é um espaço para começar e ir mais longe, desde seus primeiros textos até uma transformação em sua forma de ver a infância e educar crianças.

Esta é a esperança que temos – a esperança em uma nova humanidade, que virá desta nova educação, uma educação que é uma colaboração entre o ser humano e o universo. 

Maria Montessori

No começo, o Lar Montessori era um espaço para famílias. Por que eu comecei com famílias, em lugar de educadores? Pressa. Eu sempre soube que se uma mãe ou um pai entendessem de manhã quanto Montessori pode fazer pelos seus filhos, na tarde do mesmo dia a vida daquela criança já seria diferente. O nome deste site, “Lar” Montessori, vem um pouco dessa escolha.

A outra parte do nome é uma homenagem às origens do método Montessori. Quando Maria Montessori começou seu trabalho em São Lourenço, em 1907, ela iniciou um espaço que entrou para a história como Casa das Crianças, mas isso é um duradouro erro de tradução. Na época, Montessori disse:

“Nós italianos elevamos nossa palavra casa ao sentido quase sagrado da palavra inglesa home (lar), o templo fechado da afeição doméstica, acessível somente aos entes queridos”.

Área externa da Casa das Crianças

Este espaço é isso: um Lar, acessível somente aos entes queridos. E os entes queridos aqui são todos os adultos dispostos a acreditarem na criança como uma esperança e uma promessa para a humanidade. (a frase é de Maria Montessori)

Há dez anos que faço duas coisas da vida: pesquisar Montessori e espalhar Montessori. Isso me levou a alguns aprendizados interessantes.

Meu primeiro trabalho de pesquisa foi sobre adolescência e Montessori, e aconteceu durante os anos em que trabalhei como assistente de coordenação para um programa de Montessori para adolescentes. Foi incrível aprender, logo de início, que Montessori não tem limites: não importa a idade, nem a história de vida, e nem a diversidade cognitiva e psicológica da criança, Montessori é a melhor abordagem possível.

O segundo foi uma investigação sobre Montessori e o silêncio. Esse aconteceu enquanto eu colaborava na montagem de uma minúscula sala de aula, quase sem nenhum material, e colaborava na formação de uma excelente professora montessoriana. Lá, eu aprendi que a base de Montessori é a criança, e que se nós pudermos compreender a criança de verdade, e estudarmos a obra de Montessori com dedicação suficiente, é possível fazer Montessori em qualquer lugar, com ou sem qualquer recurso.

Nessa mesma época, comecei a colaborar como professor convidado do Centro de Educação Montessori de São Paulo. É a única formação brasileira com certificação internacional, e é uma honra fazer parte disso.

O terceiro trabalho de pesquisa foi meu doutorado, sobre Montessori na mídia contemporânea. Eu aprendi um monte com a pesquisa em si. Mas essa também aconteceu enquanto eu viajava o Brasil inteiro (e uma vez, Portugal também) espalhando Montessori e conversando com milhares de famílias e educadores, em espaços que iam de pequenas salas de reunião a enormes anfiteatros universitários. Com essas famílias e educadores, eu aprendi mais do que cabe aqui.

A vida nos dá presentes às vezes, e meu doutorado me deu o presente de dar aulas e palestras na Universidade de São Paulo, no Instituto Federal do Ceará, em pós-Graduações sobre Montessori no Brasil, e em dois encontros anuais da Associação Montessori Internacional, em 2018 e 2021. Hoje, mais um desses presentes é ser Diretor Científico da Organização Montessori do Brasil.

O Lar Montessori é a maior referência sobre Montessori online em língua portuguesa hoje. No site, você encontra mais de 300 textos que passam por todos os tópicos mais importantes na educação da criança pequena, e pode utilizar os textos e vídeos para a educação de seu filho, de seus alunos, ou até a formação dos educadores em sua escola. 

Eu não quero que o Lar Montessori seja o seu ponto de chegada – um dia você precisa ler os livros de Maria Montessori, são incríveis! Mas com certeza, você está em um excelente ponto de partida.

Gabriel, só tenho a agradecer pelo seu trabalho. É incrível o que você está fazendo para mudar a educação e mudarmos a humanidade.

Camila, aluna do Minicurso de Introdução a Montessori

Se você estiver começando, leia este texto para saber o que é o método Montessori.

Se você quiser encontrar um texto para um assunto específico, pode usar a lupa, que fica lá em cima no site.

Se você já sabe que Montessori é a melhor abordagem possível para todas as crianças, e quer se aprofundar, explore nossos cursos online. O Lar Montessori desenvolveu quatro princípios para a estruturação de todos os cursos, e isso fez deles alguns dos mais didáticos e acessíveis da internet.

Toda semana tem texto, e toda semana a gente se encontra no Facebook, às terças, às 8h, para as Manhãs com Montessori (e você pode assinar e assistir mais de 70 aulas anteriores aqui). Além disso, várias vezes por ano nos encontramos para estudar profundamente algum tema importante. Se você quiser saber de tudo o que acontece no Lar, inscreva-se no espaço disponível na barra lateral.

Ah! Se você estiver começando a ler sobre Montessori, pode usar esta lista para escolher a ordem de leitura para os principais livros montessorianos.

Faz dez anos que esta é uma segunda casa para mim e para milhares de adultos atentos à educação das crianças. Tomara que seja assim para você também.

Um abraço,

Gabriel

Sair da versão mobile