Maria Montessori escreveu que nosso papel como adultos é ajudar a criança a agir por si mesma, pensar por si mesma, e querer por si mesma. Este curso existe para garantir que as crianças que convivem com você tenham essa liberdade e esse caminho diante de si.

Este curso é uma porta de entrada para a compreensão do desenvolvimento infantil, das necessidades da criança, e das possibilidades que o adulto tem para libertar esta criança e oferecer para ela um caminho de descobertas e independência ao longo de sua vida.

O objetivo deste curso é, primeiro, formar educadores assistentes em Montessori, o professor que garante que tudo na sala flua da forma mais adequada possível ao desenvolvimento das crianças e que é o assistente super herói do professor titular.

O nosso segundo objetivo é oferecer todas as bases para quem quer aprofundar o seu conhecimento de Montessori ou começar uma bela caminhada na direção da ajuda à vida.

Este curso é para você se…

… você olha para seus alunos, na escola convencional ou na escola montessoriana, e sabe que a vida deles poderia ser melhor, mais ampla, mais cheia de alegria e fascínio, e você acredita que Montessori pode ser o caminho para tudo isso.

… você é mãe ou pai (ou família) de crianças e enxerga em Montessori um caminho para a construção de boas relações, que abrem novos horizontes e possibilidades, tanto de desenvolvimento quanto de afeto para sua família.

… você é profissional da infância (psicóloga, psicopedagoga, fonoaudióloga, arquiteta…) e reconhece em Montessori uma base filosófica e elementos práticos que poderiam tornar você um adulto melhor para as crianças.

E você consegue fazer este curso se…

… você puder parar um pouquinho, duas vezes por semana, a qualquer horário, para acompanhar as aulas ao vivo (cada aula dura 2h) ou assistir às aulas gravadas e separar meia hora por dia para seus estudos.

O curso vai de fevereiro a junho de 2023. As aulas ao vivo acontecerão uma vez por semana – uma semana pela manhã, e na outra à noite. O cronograma será entregue no começo de janeiro a todos os inscritos.

Assistir às aulas ao vivo é uma delícia, mas você tem a liberdade de assistir 100% das aulas no formato que for possível para você: ao vivo ou gravadas.

Neste curso, você vai aprender:

  • Como a mente da criança se desenvolve do nascimento aos seis anos de idade, passando pelos conceitos de Mente Absorvente, Períodos Sensíveis, Guia interior, e pelo desenvolvimento da linguagem na vida da criança.
  • Quais são os princípios que sustentam todo o Método Montessori, e como esses princípios fazem parte da educação da criança dos três aos seis anos. Os princípios são:
    • A autoeducação e como a criança pode aprender sozinha;
    • A visão cósmica e como o conhecimento deve ser apresentado à criança;
    • A educação como ciência e porque a observação é a base de Montessori;
    • O ambiente preparado e os princípios por trás dele;
    • O adulto preparado, suas características e atitudes;
    • A criança equilibrada e o processo para este equilíbrio.
  • As relações entre o ambiente e a criança em desenvolvimento, as relações que a criança estabelece com o ambiente, como preparar um ambiente excelente do ponto de vista da criança e como pensar ambientes preparados em contextos diversos.
  • A contínua preparação do adulto, como ajudante da vida e do desenvolvimento, como mediador do mundo, e como curador do ambiente.
  • Fundamentos e técnicas da observação e como transformar a observação em atitudes adequadas para a criança.
  • Conhecimentos introdutórios sobre cada uma das quatro áreas de trabalho da sala montessoriana: Vida Prática, Sensorial, Linguagem e Matemática.
  • Os Princípios do Educador Montessoriano e o papel do educador assistente, como exercitar cada um destes princípios e como se tornar não só um assistente de sala de aula, mas um assistente para a vida da criança.

Presenças, trabalhos e outros assuntos

Este curso tem um certificado do Lar Montessori. Mais de noventa porcento das escolas brasileiras afirmam utilizar o Lar Montessori de alguma maneira com seus educadores e famílias. Para receber o certificado é necessário:

  • Entregar todos os trabalhos do curso no prazo e nas condições combinadas;
  • Assistir a todas as aulas, seja ao vivo, seja ao vídeo gravado.
  • Participar do fórum do curso frequentemente e a respeito da diversidade de tópicos do curso;
  • Estar presente ao vivo nas discussões de leitura, quando houver, ou fazer um fichamento de leitura com pelo menos mais uma colega.

Quais são os trabalhos do curso?

Informações detalhadas serão passadas a todos os inscritos. Em linhas gerais:

Dois ensaios, um sobre Desenvolvimento Infantil e outro sobre o Adulto Preparado

Um fichamento para cada texto lido;

Um diário de observação;

Um diário de preparação do ambiente;

Participar frequentemente do fórum e das discussões sobre os tópicos do curso.

O curso é 100% online. Isto quer dizer que nós vamos encontrar vias para você cumprir todos os requisitos do curso sem precisar estar em uma escola montessoriana, e ainda que, neste momento, você não conviva com crianças.

Dúvidas frequentes e respostas importantes:

  • As aulas ficam gravadas?
    • Sim, todas, sempre. E ficam disponíveis por um ano a contar do final do curso.
  • Que textos serão lidos?
    • Até este momento, o capítulo O Ambiente, do livro A Descoberta da Criança, e alguns capítulos do livro O Segredo da Infância, ambos de Maria Montessori. Além desses, um texto de Hilla Patell e um de Maria Montessori sobre Observação. Você precisa ter os livros A Descoberta da Criança e O Segredo da Infância, somente.
  • As aulas de discussão de leitura são obrigatórias?
    • Você pode escolher entre estar presente nas aulas de discussão de leitura, e participar ao vivo, ou escrever um fichamento comentado dos textos junto com pelo menos mais uma colega do curso.
  • Como podemos tirar dúvidas?
    • Durante o curso, teremos aulas ao vivo com momentos para dúvidas e aulas específicas para perguntas e respostas.
  • E se eu tiver uma dúvida sobre a inscrição, falo com quem?
    • Você pode falar com a equipe do Lar Montessori, em equipe.larmontessori@gmail.com

Qual o valor do curso?

O ingresso individual custa R$1054,00 – mas neste momento você consegue se inscrever por até R$788,58 pelos botões disponíveis nesta página.

Eu recebi inúmeros e-mails perguntando se há outros pagamentos depois, uma mensalidade, ou algo assim. Não há. Os valores de inscrição do Lar Montessori são propositalmente acessíveis. Isso é uma decisão política. O Lar Montessori existe para levar Montessori a todas as crianças.

Se você fizer parte de um grupo de educadores, tem acesso a ingressos com valores menores, na página de inscrição do curso. Os valores diminuem quando há mais pessoas no seu grupo, porque o objetivo é levar Montessori a-todas-as-crianças.

Docente Responsável:

Gabriel Salomão – Doutor pela Universidade de São Paulo na área de Letras, estudou o abordagem montessoriana de educação desde o início da graduação até o Doutorado Direto e foi aluno em uma escola com esta proposta pedagógica. Há dez anos, Gabriel mantém o Lar Montessori, a maior plataforma sobre o Método Montessori em língua portuguesa, e hoje serve como Diretor Científico da Organização Montessori do Brasil. Gabriel é palestrante e professor convidado com passagens por espaços como a Universidade de São Paulo, UNESP, Instituto Federal do Ceará, e nos últimos anos tem contribuído como pesquisador nos encontros anuais da Associação Montessori Internacional.

Docentes Convidadas:

Sheila Nogueira – Graduada em Ciências Biológicas e Pedagogia, é guia montessoriana com certificação internacional pelo Montessori Accreditation Council for Teacher Education (MACTE) para crianças de 3 a 6 anos, colaboradora das formações do Centro de Educação Montessori de São Paulo e em 2019 fundou a Despertar Montessori (@despertarmontessori). Sheila é professora convidada em nosso curso.

Mona Ramos – Psicóloga, professora universitária e educadora montessoriana será mediadora de nosso curso e professora convidada. Mona tem experiência em várias escolas montessorianas, como professora, coordenadora e consultora, com sólida formação em Montessori e um olhar profundo sobre o adulto preparado. Conduz a @contentos.educa e promove formações em todo o Brasil.

Luciana Ceron – Professora na Universidade de Araraquara desde 2012. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo IAU/USP São Carlos. Graduada pela FAU/USP e pós graduanda no Centro de Educação Montessori de São Paulo São Paulo, Luciana é fundadora do Vivá – Centro Montessori de São Carlos.

Solicitação de Bolsas de Estudo

O principal critério para a seleção de candidatos é o público infantil com quem trabalham. Professores de escolas públicas, assistentes sociais, funcionários de abrigos, funcionários do SUS, integrantes de Organizações Não Governamentais e pessoas que trabalhem com crianças em situação de risco social terão absoluta prioridade na concessão de bolsas de estudo.

%d blogueiros gostam disto: