Inscrições encerradas – vagas esgotadas.
Por favor, cadastre-se na Lista de Espera para ficar sabendo assim que a turma de 2022 for aberta:

Maria Montessori escreveu que nosso papel como adultos é ajudar a criança a agir por si mesma, pensar por si mesma, e querer por si mesma. Este curso existe para garantir que as crianças que convivem com você tenham essa liberdade e esse caminho diante de si.

Este curso é uma porta de entrada para a compreensão do desenvolvimento infantil, das necessidades da criança, e das possibilidades que o adulto tem para libertar esta criança e disponibilizar para ela um caminho de descobertas e independência ao longo de sua vida.

O objetivo deste curso é, primeiro, formar o que em Montessori chamamos de educador assistente, o professor que garante que tudo na sala flua da forma mais adequada possível ao desenvolvimento das crianças e que é o assistente super herói do professor titular, e também oferecer todas as bases para quem quer aprofundar o seu conhecimento de Montessori ou começar uma bela caminhada na direção da ajuda à vida.

Este curso é para você se…

… você olha para seus alunos, na escola convencional ou na escola montessoriana, e sabe que a vida deles poderia ser melhor, mais ampla, mais cheia de alegria e fascínio, e você acredita que Montessori pode ser o caminho para tudo isso.

… você é mãe ou pai (ou família) de crianças e enxerga em Montessori um caminho para a construção de boas relações, que abrem novos horizontes e possibilidades, tanto de desenvolvimento quanto de afeto para sua família.

… você é profissional da infância (psicóloga, psicopedagoga, fonoaudióloga, arquiteta…) e reconhece em Montessori uma base filosófica e elementos práticos que poderiam tornar você um adulto melhor para as crianças.

E você consegue fazer este curso se…

… você puder parar um pouquinho, duas vezes por semana, a qualquer horário, para acompanhar as aulas ao vivo (cada aula dura 2h) ou assistir às aulas gravadas e separar meia hora por dia para seus estudos.

O curso vai de 1 de junho a 31 de agosto. As aulas ao vivo acontecerão sempre às terças e quartas-feiras, das 19h às 21h (de Brasília, 23h de Lisboa), inclusive as discussões de leitura.

Neste curso, você vai aprender:

  • Como a mente da criança se desenvolve do nascimento aos seis anos de idade, passando pelos conceitos de Mente Absorvente, Períodos Sensíveis, Guia interior, e pelo desenvolvimento da linguagem na vida da criança.
  • Quais são os princípios que sustentam todo o Método Montessori, e como esses princípios fazem parte da educação da criança dos três aos seis anos. Os princípios são:
    • A autoeducação e como a criança pode aprender sozinha;
    • A visão cósmica e como o conhecimento deve ser apresentado à criança;
    • A educação como ciência e porque a observação é a base de Montessori;
    • O ambiente preparado e os princípios por trás dele;
    • O adulto preparado, suas características e atitudes;
    • A criança equilibrada e o processo para este equilíbrio.
  • As relações entre o ambiente e a criança em desenvolvimento, as relações que a criança estabelece com o ambiente, como preparar um ambiente excelente do ponto de vista da criança e como pensar ambientes preparados em contextos diversos.
  • A contínua preparação do adulto, como ajudante da vida e do desenvolvimento, como mediador do mundo, e como curador do ambiente.
  • Fundamentos e técnicas da observação e como transformar a observação em atitudes adequadas para a criança.
  • Conhecimentos introdutórios sobre cada uma das quatro áreas de trabalho da sala montessoriana: Vida Prática, Sensorial, Linguagem e Matemática.
  • Os Princípios do Educador Montessoriano e o papel do educador assistente, como exercitar cada um destes princípios e como se tornar não só um assistente de sala de aula, mas um assistente para a vida da criança.

Presenças, trabalhos e outras coisas

Este curso tem um certificado do Lar Montessori. Mais de noventa porcento das escolas brasileiras afirmam utilizar o Lar Montessori de alguma maneira com seus educadores e famílias. Para receber o certificado é necessário:

  • Entregar todos os trabalhos do curso no prazo e nas condições combinadas;
  • Participar do fórum do curso frequentemente e a respeito da diversidade de tópicos do curso;
  • Estar presente ao vivo em pelo menos três dos quatro encontros de discussão de leituras.

Quais são os trabalhos do curso?

Informações detalhadas serão passadas a todos os inscritos. Em linhas gerais:

  • Um ensaio ou resumo para cada grande tópico do curso;
  • Uma ficha de leitura para cada texto ou grupo de textos lidos;
  • Participação no fórum a cada novo tópico trabalhado;
  • Um diário de observação;
  • Um diário de preparação do ambiente.

O curso é 100% online. Isto quer dizer que nós vamos encontrar vias para você cumprir todos os requisitos do curso sem precisar estar em uma escola montessoriana, e ainda que, neste momento, você não conviva com crianças.

Dúvidas frequentes e respostas importantes:

  • As aulas ficam gravadas?
    • Sim, todas, sempre. E ficam disponíveis por no mínimo seis meses para você (nós estamos considerando deixar as aulas disponíveis por um ano).
  • Que textos serão lidos?
    • Até este momento, o capítulo O Ambiente, do livro A Descoberta da Criança, e alguns capítulos do livro O Segredo da Infância, ambos de Maria Montessori. Além desses, estamos escolhendo um texto do legado de Hilla Patel para os estudos de observação.
  • As aulas de discussão de leitura são mesmo obrigatórias?
    • São, e não existe alternativa para elas. São só quatro, nos dias 6 e 13 de julho, 10 e 17 de agosto. E é essencial que você esteja em três. Mas sim, elas são obrigatórias.
  • Como podemos tirar dúvidas?
    • Durante o curso, teremos aulas ao vivo com momentos para dúvidas, alguns encontros exclusivos para dúvidas, e um mural onde todas as dúvidas podem ser escritas e serão respondidas.
  • E se eu tiver uma dúvida sobre a inscrição, falo com quem?
    • Comigo, Gabriel. Você pode escrever para equipe.larmontessori@gmail.com

Qual o valor do curso?

O ingresso individual custa R$850,00. Na semana que passou eu recebi inúmeros e-mails perguntando se há outros pagamentos depois, uma mensalidade, ou algo assim. Não há. Os valores de inscrição do Lar Montessori são propositalmente acessíveis. Isso é uma decisão política. O Lar Montessori existe para levar Montessori a todas as crianças.

Se você fizer parte de um grupo de educadores, tem acesso a ingressos com valores menores ainda, na página de inscrição do curso. Os valores diminuem quanto mais pessoas houver no seu grupo, porque o objetivo é levar Montessori a-todas-as-crianças.

Docente Responsável:

Gabriel Salomão – Doutor pela Universidade de São Paulo na área de Letras, estudou o abordagem montessoriana de educação desde o início da graduação até o Doutorado Direto e foi aluno em uma escola com esta proposta pedagógica. Há dez anos, Gabriel mantém o Lar Montessori, a maior plataforma sobre o Método Montessori em língua portuguesa, e hoje serve como Diretor Científico da Organização Montessori do Brasil. Gabriel é palestrante e professor convidado com passagens por espaços como a Universidade de São Paulo, UNESP, Instituto Federal do Ceará, e nos últimos anos tem contribuído como pesquisador nos encontros anuais da Associação Montessori Internacional.

Docentes Convidadas:

Sheila Nogueira – Graduada em Ciências Biológicas e Pedagogia, é guia montessoriana com certificação internacional pelo Montessori Accreditation Council for Teacher Education (MACTE) para crianças de 3 a 6 anos, colaboradora das formações do Centro de Educação Montessori de São Paulo e em 2019 fundou a Despertar Montessori (@despertarmontessori). Sheila é professora convidada em nosso curso.

Mona Ramos – Psicóloga, professora universitária e educadora montessoriana será mediadora de nosso curso e professora convidada. Mona tem experiência em várias escolas montessorianas, como professora, coordenadora e consultora, com sólida formação em Montessori e um olhar profundo sobre o adulto preparado. Conduz a @contentos.educa e promove formações em todo o Brasil.

Natalie Shimada – Pedagoga, psicopedagoga, Facilitadora em Disciplina Positiva (PDA,USA), Guia Montessori de crianças de 3 a 6  anos (MACTE), Co-fundadora e Diretora Pedagógica da Escola Lega Montessori (@escolalega ) em Maringá, PR.

Fernanda Poncetti – Pedagoga, psicopedagoga, pós-graduada em Desenvolvimento Infantil e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Guia Montessori 3 a 6 formada pela Aldeia Montessori, docente na Escola Lega Montessori(@escolalega) em Maringá, PR. 

Luciana Ceron – Professora na Universidade de Araraquara desde 2012. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo IAU/USP São Carlos. Graduada pela FAU/USP e pós graduanda no Centro de Educação Montessori de São Paulo São Paulo, Luciana é fundadora do Vivá – Centro Montessori de São Carlos.

%d blogueiros gostam disto: