
O Mapa Nacional de Escolas Montessorianas é um levantamento de todas as instituições montessorianas do Brasil, independente de localização, variações na aplicação do método ou filiação a organizações.
No Mapa, cada escola inclui as suas informações, que ficam disponíveis para famílias, mídia e pesquisadores.
Por que o Mapa Nacional de Escolas Montessorianas é importante?
Hoje, há alguma coisa entre 70 e 120 escolas montessorianas no Brasil, mas nós não temos certeza de quantas são, onde ficam, como aplicam Montessori e quais faixas etárias são atendidas. Assim, fica muito difícil encontrar uma escola ou construir um movimento Montessori que seja mesmo nacional. O Mapa existe para ajudar em tudo isso.
Por que a sua escola quer participar do Mapa?
O primeiro motivo, claro, é para estar junto com todo mundo e colaborar na construção de um Brasil mais montessoriano. O segundo é que vai ficar mais fácil para as famílias montessorianas e os veículos de mídia encontrarem você. O Lar Montessori recebe dezenas de milhares de visitas todos os meses, e sua escola vai aparecer aqui.
Como vai ser o Mapa Nacional de Escolas Montessorianas?
Vai ser um mapa mesmo, parecido com um Google Maps. Nós vamos usar o MyMaps como base para colocar “alfinetes” na localização de todas as escolas montessorianas do Brasil que participarem do cadastro. Quando um visitante clicar na sua escola, vai aparecer uma caixa lateral com todas as informações fornecidas por você, além das três fotografias enviadas e o vídeo de sua escola. De lá, ele pode entrar em contato com você por telefone, pelo site ou pelas redes sociais.
Como foram estruturadas as perguntas do formulário?
A partir de três excelentes documentos sobre as escolas montessorianas, os principais aspectos da prática do método descritos nos textos foram transformados em perguntas. O primeiro documento é a rubrica de Características Essenciais de uma Escola Montessoriana, do National Center for Montessori in the Public Sector. Ele foi estruturado em uma colaboração entre a Association Montessori Internationale e a American Montessori Society, as duas maiores organizações montessorianas do mundo. O segundo e o terceiro documentos são dois artigos de Angeline Lillard, pesquisadora da Universidade de Virgínia que se dedica ao método Montessori – os dois textos (1, 2) tratam da sistematização sobre o método realizada por Maria Montessori ao final da vida, incluindo Ambiente, Adulto e Criança. Nas respostas, tentamos ser bastante abrangentes, para incluir, de alguma maneira, todas as escolas montessorianas.
Vamos? Pode clicar no botão abaixo e preencher o formulário. Em algumas semanas, o Mapa vai ficar disponível nesta página.