Mapa Nacional de Escolas Montessorianas

O Mapa Nacional de Escolas Montessorianas √© um levantamento de todas as institui√ß√Ķes montessorianas do Brasil, independente de localiza√ß√£o, varia√ß√Ķes na aplica√ß√£o do m√©todo ou filia√ß√£o a organiza√ß√Ķes.

No Mapa, cada escola inclui as suas informa√ß√Ķes, que ficam dispon√≠veis para fam√≠lias, m√≠dia e pesquisadores.

Por que o Mapa Nacional de Escolas Montessorianas é importante?

Hoje, há alguma coisa entre 70 e 120 escolas montessorianas no Brasil, mas nós não temos certeza de quantas são, onde ficam, como aplicam Montessori e quais faixas etárias são atendidas. Assim, fica muito difícil encontrar uma escola ou construir um movimento Montessori que seja mesmo nacional. O Mapa existe para ajudar em tudo isso.

Por que a sua escola quer participar do Mapa?

O primeiro motivo, claro, é para estar junto com todo mundo e colaborar na construção de um Brasil mais montessoriano. O segundo é que vai ficar mais fácil para as famílias montessorianas e os veículos de mídia encontrarem você. O Lar Montessori recebe dezenas de milhares de visitas todos os meses, e sua escola vai aparecer aqui.

Como vai ser o Mapa Nacional de Escolas Montessorianas?

Vai ser um mapa mesmo, parecido com um Google Maps. N√≥s vamos usar o MyMaps como base para colocar “alfinetes” na localiza√ß√£o de todas as escolas montessorianas do Brasil que participarem do cadastro. Quando um visitante clicar na sua escola, vai aparecer uma caixa lateral com todas as informa√ß√Ķes fornecidas por voc√™, al√©m das tr√™s fotografias enviadas e o v√≠deo de sua escola. De l√°, ele pode entrar em contato com voc√™ por telefone, pelo site ou pelas redes sociais.

Como foram estruturadas as perguntas do formul√°rio?

A partir de tr√™s excelentes documentos sobre as escolas montessorianas, os principais aspectos da pr√°tica do m√©todo descritos nos textos foram transformados em perguntas. O primeiro documento √© a rubrica de Caracter√≠sticas Essenciais de uma Escola Montessoriana, do National Center for Montessori in the Public Sector. Ele foi estruturado em uma colabora√ß√£o entre a Association Montessori Internationale e a American Montessori Society, as duas maiores organiza√ß√Ķes montessorianas do mundo. O segundo e o terceiro documentos s√£o dois artigos de Angeline Lillard, pesquisadora da Universidade de Virg√≠nia que se dedica ao m√©todo Montessori – os dois textos (1, 2) tratam da sistematiza√ß√£o sobre o m√©todo realizada por Maria Montessori ao final da vida, incluindo Ambiente, Adulto e Crian√ßa. Nas respostas, tentamos ser bastante abrangentes, para incluir, de alguma maneira, todas as escolas montessorianas.

Vamos? Pode clicar no botão abaixo e preencher o formulário. Em algumas semanas, o Mapa vai ficar disponível nesta página.

%d blogueiros gostam disto: