Formação de Educadores Assistentes no Método Montessori – Online

O que este curso é:

O curso de Formação de Educadores Assistentes no Método Montessori é uma formação profissional inicial para interessados em se aprofundarem na aplicação prática do método Montessori com crianças de 3 a 6 anos, e na fundamentação teórica que embasa as ações do educador montessoriano.

A formação do Lar Montessori é inspirada em cursos que existem em todo o mundo, com cargas horárias que variam entre 12h e 60h, e que têm por função preparar o educador que entra pela primeira vez em um ambiente montessoriano, na posição de professor auxiliar.

A principal qualidade de um curso como este é explorar com o participante a visão montessoriana do desenvolvimento infantil segundo Maria Montessori, e abrir caminhos com a introdução às ferramentas que o método oferece para o adulto que se dedica à infância. Abordamos tanto os comportamentos e posturas úteis a este adulto, quando uma introdução aos materiais montessorianos.

Para a edição online deste curso, além das aulas gravadas ou transmitidas ao vivo exclusivamente para esta formação, as primeiras aulas serão as mesmas do curso de Introdução ao Método Montessori online, do Lar Montessori. Assim, mesmo participantes sem um conhecimento prévio de Montessori poderão participar do curso e ter uma introdução ao método em seu início. Todos os outros elementos do currículo do curso podem ser vistos no item “Currículo”, abaixo.


Público:

Assistentes em salas montessorianas – o curso tem uma a carga horária compatível com aquela praticada internacionalmente, e conta com adaptações necessárias à realidade brasileira, que permitirão a você conhecer melhor os materiais montessorianos, por exemplo.

Professores em atividade em escolas montessorianas – o curso oferecerá uma base inicial que permitirá melhor aproveitamento de sua futura formação como professor montessoriano.

Pedagogos que desejam trabalhar com Montessori – uma formação inicial no método que permitirá a você trabalhar com mais conhecimento e ajudar melhor as crianças sob sua orientação, assim como participar de uma formação maior no futuro com maior aproveitamento.

Profissionais da infância – psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, arquitetos e outros profissionais que desejem conhecer Montessori para melhorar sua atuação profissional com a primeira infância encontrarão neste curso uma base útil.

Famílias – se você já descobriu o potencial de Montessori na vida de seu filho, mas gostaria de aprofundar seu conhecimento e descobrir um pouco mais sobre as características de Montessori na escola, este curso é para você também.

Carga horária:

A carga horária do curso é de 60h (30h/aula + 30h/trabalho)

Assuntos Abordados:

– Introdução ao Método Montessori (História do Método; Visão Montessoriana de Desenvolvimento, Princípios do Método: Autoeducação, Educação Cósmica, Educação como Ciência, Ambiente Preparado, Adulto Preparado, Criança Equilibrada);
– A Mente da Criança (Características da Mente da Criança, Formação da Personalidade, Obstáculos no Desenvolvimento, Equilíbrio Interior, Convivência entre Adultos e Crianças, Disciplina);
– Preparação Interior do Adulto Montessoriano;
– Preparação do Ambiente para o Desenvolvimento;
– Introdução à área de Vida Prática (introdução teórica e apresentação de alguns materiais como exemplo);
– Introdução à área Sensorial (introdução teórica e apresentação de alguns materiais como exemplo);
– Introdução à área de Linguagem ((introdução teórica e apresentação de alguns materiais como exemplo);
– Introdução à área de Matemática ((introdução teórica e apresentação de alguns materiais como exemplo);
– O currículo montessoriano de 3 a 6 anos;
– Os papéis do educador assistente de 3 a 6 anos;
– Finalização – A construção de um mundo novo.

Certificação:

O certificado será emitido com o selo do Lar Montessori, e incluirá selo de escola parceira ou código digital para verificação. A edição online de 2020 incluirá os selos do Lar Montessori e da Escola Lega. O Lar Montessori é uma das maiores referências em Montessori no Brasil, e seus cursos são frequentados por centenas de professores e dezenas de escolas todos os anos.

Requisitos para certificação:

Resumos das aulas teóricas;

Entrega de todos os trabalhos pedidos.

O aluno só receberá o certificado após cumprir todos os requisitos.

Ministrantes:

Gabriel Salomão – Autor do Lar Montessori e do livro Princípios de Montessori para Famílias, terminou seu doutorado sobre o método Montessori na mídia em 2019 e forma professores e famílias em todo o Brasil. Gabriel é membro da Comissão Científica da Organização Montessori do Brasil e já trabalhou com escolas, universidades e outras instituições no Brasil e outros países para disseminar a abordagem montessoriana de educação.

Sheila Nogueira – Graduada em Ciências Biológicas e Pedagogia, é guia montessoriana com certificação internacional pelo Montessori Accreditation Council for Teacher Education (MACTE) para crianças de 3 a 6 anos, colaboradora das formações do Centro de Educação Montessori de São Paulo e em 2019 fundou a Despertar Montessori (@despertarmontessori). Sheila será a ministrante do módulo sobre o Ambiente Preparado em nosso curso.

Natalie Shimada – Pedagoga graduada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), especialista em Psicopedagogia, Neuropsicologia, Educadora Montessori e também educadora parental certificada em Disciplina Positiva pela Positive Discipline Association (PDA, EUA). Atualmente, é diretora pedagógica na Escola Lega, em Maringá no Paraná. Possui experiência pedagógica na educação infantil e no ensino fundamental, onde atuou como professora e psicopedagoga com atendimento individual. É colunista da revista digital Pais & Filhos e e escreve em seu blog Lá Em Casa É Assim.

Fernanda Poncetti de Freitas – Pedagoga, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá e professora montessoriana em formação pelo Centro de Estudos Montessoriano do Rio de Janeiro para classes de 3 a 6 anos.

Valores, Prazos e Plataformas onde o curso acontecerá:

Por favor, refira-se à página da Escola Lega para mais informações.

O que este curso não é:

Este não é um curso de formação de professores montessorianos, de 300 horas. O nosso é menor, com 60h. Seu propósito é um pouco diferente. Recomendamos este curso para assistentes em salas montessorianas, professores que desejem se formar no futuro, e queiram começar com um curso mais breve e de alta qualidade, e para profissionais da infância, bem como para famílias. Se você busca se formar como professor montessoriano, recomendamos o Centro de Educação Montessori de São Paulo, que conta com certificação internacional e de Pós-Graduação, ou outros cursos certificados pela Organização Montessori do Brasil ou por grandes organizações internacionais.

Conheça mais e faça sua inscrição:

2 comentários

  1. Olá! Gostaria de saber se este curso de Formação de Educadores Assistentes no Método Montessori já aconteceu ou será neste ano de 2019, pois não informa acima. Fico no aguardo. Obrigada! Paula

  2. Bom dia,
    Eu sou arquiteta, mas gostaria de saber se para ser uma professora montessori eu preciso ter um curso de pedagogia,?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: