RSS

O Método

Método Montessori é o nome que se dá ao conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos criado ou idealizado inicialmente por Maria Montessori. De acordo com sua criadora, o ponto mais importante do método é, não tanto seu material ou sua prática, mas a possibilidade criada pela utilização dele de se libertar a verdadeira natureza do indivíduo, para que esta possa ser observada, compreendida, e para que a educação se desenvolva com base na evolução da criança, e não o contrário.

Montessori escreveu que o desenvolvimento se dá em “períodos sensíveis”, de forma que em cada época da vida predominam certas características e sensibilidades específicas. Sem deixar de considerar o que há de individual em cada criança, Montessori pode traçar perfis gerais de comportamento e de possibilidades de aprendizado para cada faixa etária, com base em anos de observação.

A compreensão mais completa do desenvolvimento permite a utilização dos recursos mais adequados a cada fase e, claro, a cada criança em seu momento, já que as fases não são estanques e nem têm datas exatas para começar e terminar.

Dando suporte a todo o resto, os seis pilares educacionais de Montessori são:

  1. Autoeducação
  2. Educação como ciência
  3. Educação Cósmica
  4. Ambiente Preparado
  5. Adulto Preparado
  6. Criança Equilibrada

Autoeducação é a capacidade inata da criança para aprender. Por desejar absorver todo o mundo à sua volta e compreendê-lo, a criança o explora, investiga e pesquisa. O método Montessori proporciona o ambiente adequado e os materiais mais interessantes para que a criança possa se desenvolver por seus próprios esforços, no seu ritmo e seguindo seus interesses.

Educação Cósmica é a melhor forma de auxiliar a criança a compreender o mundo. De acordo com este princípio, o educador deve levar o conhecimento à criança de forma organizada – cosmos significa ordem, em oposição a caos -, estimulando sua imaginação e evidenciando que tudo no universo tem sua tarefa e que o ser humano deve ser consciente de seu papel na manutenção e melhora do mundo.

Educação como Ciência é a maneira de compreender a criança e o fenômeno educativo de acordo com Montessori, e defendida pela ciência de hoje. Em Montessori, o professor utiliza o método científico de observações, hipóteses e teorias para entender a melhor forma de ensinar cada criança e para verificar a eficácia de seu trabalho no dia a dia.

Ambiente Preparado é o local onde a criança desenvolve sua autonomia e compreende sua liberdade em escolas e lares montessorianos. O ambiente preparado é construído para a criança, atendendo às suas necessidades biológicas e psicológicas. Em ambientes preparados encontram-se mobília de tamanho adequado e materiais de desenvolvimento para a livre utilização da criança.

Adulto Preparado é o nome que damos, em Montessori, para o profissional que auxilia a criança em seu desenvolvimento completo. Esse adulto deve conhecer cientificamente as fases do desenvolvimento infantil e, por meio da observação e do domínio de ferramentas educativas de eficiência comprovada, guiar a criança em seu desabrochar, de forma que este se dê nas melhores condições possíveis.

Criança Equilibrada é qualquer criança em seu desenvolvimento natural. Por meio da. utilização correta do ambiente e da ajuda do adulto preparado, as crianças expressam características que lhes são inatas. Entre outras, encontram-se o amor pelo silêncio, pelo trabalho e pela ordem. Todas as crianças nascem com estas características e as desenvolvem melhor entre zero e seis anos.

Todos os princípios do método Montessori devem funcionar em união, para que a criança se desenvolva de forma completa e equilibrada. É necessário compreender a criança para identificar nela os sinais da eficiência daquilo que lhe está sendo oferecido. De acordo com Montessori, “uma das provas da correção do processo educacional é a felicidade da criança”.

O método Montessori tem sido utilizado em escolas por todo o mundo, desde o berçário até o Ensino Médio. Além disso, aplica-se Montessori em escolas especiais, clínicas de psicopedagogia e lares mundo afora. Clínicas de repouso aproveitam características do método montessoriano para o tratamento de demência e Alzheimer e iniciativas empresariais aplicam princípios do método para o melhor desenvolvimento de seus negócios.

Algumas das maiores personalidades do mundo moderno foram educacadas em Montessori. Entre eles, estão os fundadores da Google, e Andrew McAfee, colunista da Harvard Business Review.

Sergey Brin (co-fundador do Google):
“Cheguei no país com seis anos e imediatamente fui para uma escola Montessori. [...] Eu realmente acho que me beneficiei da educação Montessori, que de algumas maneiras dá aos alunos muito mais liberdade para fazer as coisas do seu jeito, e para descobrir. Interessante que meu parceiro Larry Page também tenha ido a um jardim de infância e pré-escola Montessori; é algo que temos em comum. Eu acho mesmo que algum crédito da vontade de ir atrás de seus interesses… você pode ligar isso àquela educação Montessori”.

Andrew McAfee (Colunista da Harvard Business Review e pesquisador do MIT):
“Estou muito contente de saber que o método Montessori está começando a ser utilizado em escolas públicas [nos Estados Unidos]. E estou ansioso por mais pesquisas sobre as vantagens e desvantagens desta abordagem educacional. Até que me convençam do contrário, continuarei a acreditar em Montessori e a recomendá-lo para os pais”.

Você encontra abaixo vídeos com trechos do texto acima e com explicações sobre o método Montessori. O compartilhamento é livre e desejável, mas agradecemos por você não editar os vídeos de nenhuma maneira.

»

  1. Gerson Oliveira

    Gostaria muito de aprender o método montessori para aplicar aos meus alunos de educação básica. Será que podiam me ajudar neste sentido.

    Resposta
    • Gerson,
      Visite o seguinte endereço: http://www.metodomontessori.com.br/blog
      E o grupo Montessori para Mamães, no Facebook!

      Também os livros “Psico Geometria”, “Psico Aritmética” e “Psico Gramática” também te ajudarão. Vc pode ler o livro “Pedagogia Científica”, e o “Dr. Montessori’s Own Handbook”, no YouTube, veja vídeos de “Montessori Elementary”.

      Abraços!

      Resposta
  2. Gostaria de saber se uma criança pode começar na escola montessoriana aos 10 anos.

    Liliane Avila

    Resposta
  3. por favor, estou fazendo uma pesquisa a respeito do tema, a respeito do material que voces disponibilizam, gostaria de saber a referencia bibliografia ou os sites que foram visitados para elaborar esse trabalho. Grata, Elaine

    Resposta
    • Oi Elaine, tudo bom?
      O texto sobre o método, especificamente, foi elaborado com base em coisas demais para listar. Trata-se mesmo de uma síntese muito reduzida (para propósitos de introdução geral) de toda a obra psicopedagógica de Montessori. Posso ajudar você com uma referência para cada tópico, entretanto, se você precisa de material para estudar. Desculpe se for fora de ordem:
      Ambiente preparado: livros “Pedagogia Cientítica” e “Dr. Montessori’s Own Handbook”
      Adulto Preparado: livros “A Criança” e “Discovery of the Child”, mas também “Pedagogia Científica” e o final de “Mente Absorvente”
      Criança Equilibrada: Principalmente “Mente Absorvente”, mas também “Spontaneous Activity in Education” (L’Autoeducazione, em italiano)
      Autoeducação: “Spontaneous Activity in Education” e “Mente Absorvente”
      Educação como Ciência: “Pedagogia Científica”, com certeza. Mas também “1913 Rome Lectures” e “Spontaneous…”. Para um embasamento científico, mais do que o “Mente Absorvente”, sugiro leituras de Neurociência. Comecei com “O Cérebro que se Transforma” e foi excelente.
      Educação Cósmica: “Para Educar o Potencial Humano” e “Children of the Universe”, o último do casal Duffy.

      Como você viu, seria absurdo tentar referenciar todo o texto, mas acredito que aqui esteja a lista do que é principal. Afora isso, se você quiser fontes virtuais, comece pelas páginas virtuais da Association Montessori Internationale, da American Montessori Society e pelo blog MariaMontessori.com

      Posso lhe perguntar, por fim, de onde brotou o interesse pelas fontes?
      Atenciosamente,
      Gabriel

      Resposta
  4. Leonice Favero Beraldo de

    Gostaria de saber como adquirir o livro Pedagogia Científica.

    Resposta
  5. Iramaia de Santana

    Oi Gabriel, seu blog tá massa. Olha só, sou professora UNiversitária, venho de um doutorado em Biologia Marinha que me transformou a vida… sem muitos detalhes… e conheci “MOntessori” por lá. Gostaria de saber se tens alguma indicação para mim, de livro, blogs, vídeos, do uso deste método com adultos, pois NECESSITO, mudar minha prática. NECESSITO formar educadores e transformar-me, de fato, em adulto preparado.
    Abraços,

    Resposta
  6. Sou mãe me apaixone pelo Método Montessoriano. Gostaria que o professor das vídeos aula fosse professor da minha filha. Obrigada pelas aulas amei. Parabéns

    Resposta
  7. Alessandra Vargas

    Estou procurando entende e aprender o método para utilizar com meu filho. mas ainda tenho dúvidas da eficacia para crianças com Síndrome de Down. Abraços

    Resposta
  8. Olá Gabriel, excelente o site! Estou lendo um texto de uma apostila CEDERJ, onde fala sobre as 10 regras de educação definidas por Montessori. Fiquei curiosa. Essas regras são seguidas ainda hoje? Ou foram substituídas pelos 6 pilares ao qual você se refere acima?
    Para facilitar vou colocar apenas alguns que fiquei intrigada. São eles:
    * As crianças amam a ordem.
    * As crianças amam o silêncio.
    * As crianças preferem trabalhar a brincar.
    * As crianças amam a repetição.
    Obrigada e parabéns!

    Resposta
    • Chris,
      os princípios que você lista não são princípios, nem regras. São parte de uma lista LINDA exposta por Montessori em “A Criança”, com o título “De que as crianças gostam”.
      Os princípios que o Lar listou são os que eu consegui encontrar reduzindo ao máximo o que li do método. Os princípios teóricos (autoeducação, educação cósmica e educação como ciência) aprendi com Edimara de Lima, Diretora Pedagógica da Prima Escola. Os outros três foram minha conclusão reduzida da prática montessoriana. Cada linha vai estabelecer os princípios que traduzem melhor sua compreensão do método. A que expus é a minha, e está longe de ser universal. Até hoje, no entanto, tem sido suficiente e mais abarcante do que todas que encontrei em cursos de treinamento e em livros e apostilas. Isso não quer dizer que é melhor, só quer dizer que traduz melhor a compreensão que eu (e, em consequência, o Lar) tenho da obra de Montessori.
      Consegui responder?
      Abraço!

      Resposta
  9. Morgana Fischer

    Olá Gabriel tudo bem ? Sou de Campo Grande -MS e assisti seu curso no último final de semana e fiquei encantada! Adorei!!! Fiquei super empolgada e perguntei a alguns parentes pedagogos sobre o método.Ouvi dizer que o método é fascista!!! Não entendi ! Por que algumas pessoas falam isso de um método tão lindo?

    Resposta
    • Olá Morgana!
      Eu me lembro de você! Mas demorei para te responder!!
      Envie-me um e-mail para gabrielmsalomao@gmail.com e eu lhe dou uma resposta longa. Aqui no Lar haverá um texto sobre isso em algum momento. Eu só preciso sentar para organizar minhas referências sobre o assunto. É polêmico e mentiroso. E fique tranquila, não somos fascistas. ;) Envie-me um e-mail e lhe explico bem melhor.
      Abraços,
      Gabriel

      Resposta
  10. Alessandra Lana

    Oi Gabriel! Estou encantada com seu blog. Parabéns! Minha filha tem 1 mês e gostaria de desde já educa-la com base no método montessoriano. Pode me guiar por onde começo?
    Obrigada, Alessandra Lana

    Resposta
  11. Uauuuu! Que trabalho incrível o seu!
    Tive filho ha 3 meses e estou procurando aprender sobre educacao infantil para que eu possa incentivar meu filhote sa melhor maneira a se desenvolver e a ser feliz! Conheci o metodo montessoi ha pouquissimo tempo e ja estou apaixonada!
    Qual o livro/site/canal do yt… Que vc indica para uma mamae que quer aprender para aplicar em casa???
    E se possivel, vc pode me indicar escolas no Rj que apliquem o metodo???
    Muuuuitooo obrigada e mais uma vez parabens pelo seu trabalho maravilhoso e pela atencao que dedica aos seus leitores!

    Resposta
    • Olá, Bela!
      Fico muito feliz com seu entusiasmo!
      No YT você pode encontrar o canal do Lar Montessori se quiser. Além de nós, pode buscar, principalmente em inglês, vídeos os mais diversos sobre Montessori em casa. A página Aid to Life, da Association Montessori Internationale, também vai ajudar você. Em português, novamente, veja a página Brasil Montessori, onde há um espaço só sobre famílias! No Facebook, você pode buscar o grupo Montessori para Mamães, e participar de uma grande comunidade de famílias montessorianas.
      No RJ eu só conheço a Aldeia Montessori, mas há também outras, que eu não tive a chance de conhecer direta ou indiretamente.
      Obrigado por toda sua gentileza!
      Gabriel

      Resposta
  12. Oi gostaria de saber como aplicar o montessori nas birras das crianças!
    E com bebes… ensinar a não mexer nas coisas (que não pode, como por exemplo: a estante da casa da titia) ?

    Resposta
  13. Como você acha que se deve trabalhar a linguagem falada (a princípio) com a criança quando os pais falam um idioma diferente do país onde vivem? Quando, por exemplo, não existem escolas bilíngues que envolvam sua língua, muito menos aplicando o método montessoriano, como incluir as duas línguas sem traumatizar socialmente ou inibir?

    Resposta
    • Andressa, com crianças pequenas (até 4 anos) podemos falar normalmente, até três ou quatro línguas. Elas incorporam essas línguas. Enfrentam desafios, mas quase invariavelmente, se saem muito bem. Com as mais velhas é necessário ter um pouco mais de cuidado, e estar sempre pronto a dar suporte emocional quando esse se fizer necessário, por frustrações que advenham do uso social dessas duas línguas. Não será, de qualquer maneira, um trauma. Não se preocupe.

      Resposta
  14. Olá,eu gostaria de lhe perguntar como segundo maria montessori como deve ser a educação.

    Resposta
    • Ducilene, como vai?
      Sua pergunta é bastante ampla. Mas se você se refere estritamente à aplicação de Montessori em contextos escolares, veja se encontra respostas satisfatórias no blog do Centro de Educação Montessori de São Paulo (metodomontessori.com.br/blog) e na página Brasil Montessori (www.brasilmontessori.com). Obrigado!

      Resposta
  15. Olá Gabriel, fiquei muito feliz em encontrar seu blog e através dos seus vídeos dicas de como por em prática esse método tão lindo. Tenho um bebe de quatro meses, criei um quarto inspirado no método Montessori, porém não sei como praticar o método com ele, o que você sugere? Moro no Japão, acredito que aqui não tenha escolas montessorianas, porém observei que a forma da educação aqui é muito parecida, não querendo minimizar o método, pelo pouco que estudei comparei a cultura deles com o método; os pais deixam as crianças mais independentes, não interferem quando estão descobrindo ou brincando com algo, elas ficam mais no chão, com brinquedos ao seu alcance, etc… Por isso penso que seria difícil meu acesso aos materiais a não ser os virtuais, como criar ou comprar os materiais, os cilindros por exemplo, já vi em lojas de brinquedos por aqui, enfim, gostaria de sua ajuda.

    Desde já, grata! Seu blog é maravilhoso e você se expressa muito bem, fiquei encantada com sua clareza e sabedoria.

    Resposta
    • Sabrina,
      você está corretíssima sobre as semelhanças culturais! Existem mesmo!!
      A boa nova é que HÁ SIM escolas montessorianas por aí, e boas! Eu não sei onde, mas sei que vale muito a pena procurar. O que eu já vi de aplicação de Montessori no Japão é de cair o queixo. Você também encontra os materiais. Há um fabricante japonês. Não me lembro o nome, mas sei que há, e que é de qualidade também.
      Espero que tenha sucesso, e volte para contar, por favor!
      Muito obrigado por seus gentis elogios!

      Resposta
  16. Amei as aulas,estou fazendo uma pesquisa sobre Montessori,parabéns e me ajudou muito.

    Resposta
  17. kassia magalhaes

    Oi Gabriel,
    Me interessei muito por Maria Montessori e gosteria muito de me aprofundar nesse metodo.
    Mas por onde começar? O que eu devo ler primeiro para connher esse metodo?
    Aguardo resposta.

    Resposta
  18. kassia magalhaes

    Oi Gabriel,
    Me interessei muito por Maria Montessori e gostaria muito de me aprofundar nesse metodo.
    Mas por onde começar? O que eu devo ler primeiro para conhecer esse metodo?
    Aguardo resposta.

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 783 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: