Preparação do Ambiente da Criança

Preparando o Ambiente:
Na casa ou na escola da criança pequena, é necessário prestar muita atenção ao ambiente. É fato reconhecido que a criança se desenvolve mais completamente (mental, emocional e fisicamente) quando é livre para mover-se e explorar em um ambiente que sempre aumenta, em vez de ficar preza em um berço, cercadinho, balanço ou andador. A exploração do ambiente é necessária à vida.

 

Desde o nascimento, quando a criança é livre para deixar sua cama e mover-se no quarto, e mais tarde pelos outros quartos, é importante prestar muita atenção para assegurar sua segurança: cobrir tomadas, prender fios no chão e na parede, remover plantas e produtos tóxicos.
Um portãozinho de 60cm, que possa ser pulado pelos adultos, cria locais seguros e interessantes para a criança por toda a casa. Quando a criança for capaz de explorar fora do quarto, o portão pode ser usado para protegê-la de quartos pouco seguros, o escritório, a cozinha, ou qualquer local que não seja à prova de crianças.
O período mais fácil para preparar o ambiente é antes do nascimento, os pais engatinhando pelo quarto da criança para ver o que a atrairá, o que ela pode alcançar e para fazê-lo seguro. Conforme o ambiente da criança se tornar maior, compreendendo outros cômodos da casa, e conforme ela começa a engatinhar rapidamente e andar, os adultos devem continuar a fazer da casa um local seguro.
Durante os primeiros três anos a criança vai absorver, como uma esponja, tudo o que estiver no ambiente, o feio ou o belo, mau ou bom comportamento, boa ou má linguagem. Como pais, somos os primeiros modelos de o que significa ser humano. Se nossas crianças estiverem em um berçário ou comunidade infantil, precisamos exigir o mesmo alto nível.
A qualidade e a beleza do ambiente, dos livros e dos materiais é muito importante para atrair, satisfazer e manter a atenção da criança. Se a criança é exposta a belos brinquedos e materiais, ela vai ajudar a criar um mundo do mesmo alto nível quando for adulta. Brinquedos, chocalhos, quebra-cabeças, tabuleiros e cadeiras feitos de madeira em vez de plástico ajudam a desenvolver apreciação pela natureza e pela qualidade e mostram respeito pela criança.
Quadros na parede, pendurados ao nível dos olhos da criança, podem ser lindas pinturas emolduradas ou simples posters. Mais do que por feios desenhos, que os adultos assumem que são preferidos pelas crianças, nós vemos que elas tendem a gostar da alta arte, que resistiu aos testes do tempo. Crianças também gostam de ver seus trabalhos artísticos emoldurados e dispostos nas paredes. Os quadros das crianças podem mudar frequentemente, conforme que elas criam novos trabalhos artísticos.
Melhor do que manter grandes caixas de brinquedos, é guardá-los ordenados em prateleiras, pendurados em ganchos, arrumados em bandejas, e separados em cestas. Isto também faz com que “colocar as coisas no lugar” seja muito mais lógico e prazeroso. É possível colocar estantes no quarto da criança, na sala, ou onde quer que a criança possa brincar, antes de ela nascer. Os pais podem começar a manter as coisas da criança em prateleiras de imediato, e continuamente dar o exemplo de colocar brinquedos em seus lugares quando não estiverem sendo usados.

2 comentários sobre “Preparação do Ambiente da Criança

  1. Minha dúvida é em relação ao uso de “portõezinhos” para restrição do acesso da criança em determinadas áreas da casa que possam oferecer risco, como por exemplo nos quartos do piso superior da casa (devido à escadaria) e também na cozinha. Na visão Montessoriana, como fica a questão da liberdade da criança? Obrigada, Manuela.

    1. Manuela, se for possível não usar os portões, é melhor. Mas precisamos pensar na segurança. Caso alguns ambientes não sejam adaptados, com tomadas, quinas e vidros demais expostos, o portão protege a criança e permite que ela seja verdadeiramente livre nos ambientes aos quais ela realmente tem acesso. =]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s