Curso Presencial em Dezembro

1456717_561534790597627_1959879304_n

Estudar Montessori por escrito é muito bom. Eu sei, eu também faço isso o tempo todo. Assistir a vídeos e trocar informações online são mais chaves incríveis de aprendizado montessoriano. Mas uma nova possibilidade vem surgindo para famílias que desejam levar Montessori para casa, e o Lar Montessori comunica cheio de alegria que, junto com os Pais do Ben, é protagonista nisso.

Neste segundo semestre de 2013, exatamente cem anos depois do primeiro curso internacional ministrado por Maria Montessori, se iniciam os cursos de Montessori para famílias no Brasil – por enquanto, na cidade de Fortaleza, Ceará. Em nosso último encontro, tivemos cerca de vinte presentes, e a experiência foi incrível. Então, decidimos fazer de novo:

Dias 14 e 15 de dezembro, em Fortaleza

Curso de Introdução ao Método Montessori*

Veja tudo sobre o curso e faça sua inscrição aqui.

Venha descobrir Montessori pessoalmente e trocar com famílias que têm os mesmos anseios que você.

Há alguns meses escrevi no blog do Centro de Educação Montessori de São Paulo um convite a colegas que, como eu, pensassem em fazer um curso de formação montessoriana para atuar em sala de aula. A situação é distinta, e nosso curso é de introdução, e não de formação em Montessori, mas acredito que uma das reflexões lá consideradas nos serve bem aqui:

A leitura é imprescindível. Estudar Montessori à exaustão é o mínimo que se pode fazer, é o primeiro passo no imenso caminho de se tornar um professor (e uma família, diríamos) montessoriano, mas ainda é só o primeiro passo. Viver Montessori como aluno é para mim uma lanterna, e a leitura de seus livros é como um cajado. Como manto, a observação de salas de aula me serve bem, e como mapa as conversas com professores muito antigos. Mas para realmente iniciar o caminho, o curso é, para mim, a trilha.

Espero você nos dias 14 e 15 de dezembro, em Fortaleza, para estudarmos e aprendermos sobre Montessori.

*Para aqueles que já fizeram o curso de Introdução, haverá também um de aprofundamento.

Escrito por gabrielmsalomao

"A preparação que nosso método exige do professor é o auto-exame, a renúncia à tirania. Deve expelir do coração a ira e o orgulho, deve saber humilhar-se e revestir-se de caridade. Estas são as disposições que seu espírito deve adquirir, a base da balança, o indispensável ponto de apoio para seu equilíbrio. Nisso consiste a preparação interior, o ponto de partida e a meta." Maria Montessori, em A Criança

4 comentários

  1. Estarei lá. Essa é uma oportunidade única de aprender a ver nossos filhos com outros olhos. Com mais respeito e admiração, principalmente.

  2. O curso foi maravilhoso Gabriel!
    Muito obrigada mais uma vez.
    Aguardamos voce em Fortaleza em breve. Muitas familias a espera do Lar Montessori.

    Abracos com carinho,

    Mayara e Pedro

Deixe uma resposta