A Terra tem nove limites. Se a gente ultrapassar esses limites, as coisas se complicam. É o que diz a Teoria dos Limites da Terra (Earth Boundaries), e o documentário “A Terra no Limite” (Earth Boundaries) na Netflix. Entre esses limites estão a estabilidade climática, a acidez dos oceanos, e o uso de água doce. Se a gente ultrapassar só um limite, e só um pouquinho, fica tudo bem. A Terra é forte e se recupera. Mas se a gente ultrapassar vários de uma vez, ou com intensidade demais… aí complica. A Terra pode ser jogada em uma espiral de autodestruição difícil de reverter.
As crianças também têm limites, e como a Terra tem nove, eu fiz uma lista com nove limites da criança. A criança pode ter mais, ou pode ter menos. Esta é só uma lista, para a gente poder pensar um pouquinho:
- Sono/Descanso
- Fome/Saciedade
- Segurança física
- Trabalho/Atividade
- Independência
- Expansão das próprias capacidades
- Socialização/Interdependência
- Ordem e Estabilidade
- Amor/Vínculo
Esses são os nove limites da criança. O que acontece se a gente ultrapassar só um pouquinho, só um limite? Por exemplo, o do sono?
Talvez a criança tenha um dia mais instável emocionalmente, talvez fique um pouco menos ativa. Mas se os outros limites estiverem no lugar, ela se regula. Dorme um pouco mais na noite seguinte, ou tira uma soneca à tarde, e fica bem.
E se a gente ultrapassar só um pouquinho o limite do trabalho, e ela não puder agir de forma espontânea e concentrada, em um pedaço do dia, num local específico?
Talvez ela fique chateada, talvez ela demonstre essa chateação, e talvez a hora de dormir daquele dia seja menos fácil. Talvez durante aquele dia ela aprenda um pouco menos, e fique menos afável com colegas e amigos. Mas é só. No dia seguinte, podendo trabalhar, tudo se resolve.
O que acontece, no entanto, se ultrapassarmos cinco, ou seis, desses limites, todos de uma vez? Forçando a criança a dormir, comer, trabalhar, socializar… MAIS ou MENOS do que o correto e necessário?
Tudo se desregula. E se isso for duradouro – se a gente repetidamente ultrapassar limites demais, de forma intensa demais… a criança, assim como a Terra, é colocada em uma espiral difícil de recuperar.
Montessori inclui esses nove limites entre aquilo que chamou de Necessidades Humanas e Tendências Humanas. E a espiral ela chamava de Desvios da Personalidade.
A criança não é só um indivíduo, ela é um sistema. Dentro desse sistema interagem várias necessidades e tendências, e o respeito profundo a cada uma delas é que garante o equilíbrio e o desenvolvimento do todo.
Quais limites a gente pode respeitar mais, hoje?
O Lar Montessori trabalha há dez anos para que a melhor educação do mundo chegue a todas as crianças. Se você quer que Montessori chegue em seu filho ou seus alunos, dê uma olhada em nossos cursos on-line. Tem algo ali que vai ajudar a criança com quem você convive. Ou comece pelo nosso curso básico, que já tem mais de 3000 alunos de todos os continentes: