Comemorações de Final de Ano – A noite de hoje

Aos nossos leitores mais assíduos, este artigo vem precedido de um pedido de desculpas. Havíamos escrito um outro texto, bastante extenso, sobre a comemoração do ano novo e a criança, e perdemos o artigo completo. Por isso, precisaremos deixar somente algumas dicas rápidas sobre o assunto, antes de passar ao texto final deste ano!

Para prevenir qualquer tipo de estresse de afetar a criança e gerar situações desconfortáveis para todos, é muito importante respeitar o tempo, o espaço e as ações da criança.

O respeito ao tempo aparece quando permitimos que a criança demore mais para comer, ou saia da mesa antes dos adultos. Aparece quando permitimos que durma tranquila enquanto comemoramos a passagem de ano e que brinque sossegada enquanto conversamos e comemos.

Respeitamos o espaço da criança quando a ela é permitido usar seus materiais no chão, e não ter de ficar sentada no sofá, e quando não precisa necessariamente ficar em um espaço reservado à criança, como um quarto de brinquedos, um cercadinho, um berço ou um quarto. Está muito bem que espaços para a criança existam, é bom, desde que ela possa os utilizar só se quiser.

As ações da criança são respeitadas quando levamos para eles os brinquedos que usam com mais frequência ou seus materiais favoritos. Uma pequena cesta dos tesouros, um boneco. Da mesma maneira, quando não interrompemos a criança o tempo todo para que fale com os adultos também estamos respeitando que aja. Por fim, à mesa, é necessário lembrar de o que a criança já sabe fazer e usar isso a seu favor. Coloque ou peça que coloquem à mesa os talheres que seu filho sabe utilizar e deixe a comida em um estado que seja perfeito para ele, garantindo assim o bom andamento do jantar.

Espero que as dicas, curtas, tenham sido úteis e novamente me desculpo por não ter reescrito o texto mais longo.
Uma ótima noite para todos,
Gabriel

 

Datas Comemorativas, Outros

1 comentário

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Lar Montessori

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading