O Livro Pedagogia Científica

Em 1909 Maria montessori publicou a obra pedagógica que iniciaria sua revolução na educação do mundo: A Pedagogia Científica. Logo, o livro foi traduzido para inúmeras línguas, recebendo leitores e admiradores em todo o mundo. Anne Sullivan, a professora de Helen Keller, chegou a dizer que o livro de Montessori era “um documento científico, um emocionante documento humano, uma profecia e uma luz” para todos os que trabalhavam com a educação de crianças pequenas.

Ao longo de toda sua vida, Maria Montessori reescreveu esse livro, ao ponto de ser possível traçar sua biografia por meio do exame das edições de Pedagogia Científica, como faz Paola Trabalzini em “Maria Montessori: Da Il Metodo a La Scoperta del Bambino”.

No fim de sua vida, somente três anos antes de falecer e quarenta anos depois da primeira edição, Montessori publica uma última versão de sua obra magna. Nessa, altera tão substancialmente o conteúdo do livro que acha por bem alterar-lhe também o título, e o livro passa a se chamar “La Scoperta del Bambino”, A Descoberta da Criança.

Eu (Gabriel), há cerca de cinco anos, buscava nos sebos de São Paulo livros de Maria Montessori, e encontrei, antes de qualquer outra obra, uma intitulada “Pedagogia Científica”. Li ávido. Só mais tarde descobri que esse não era o título da obra definitiva de Montessori, e que se quisesse saber sobre como o método ficara definido por ela ao fim de sua vida, teria de ler A Descoberta da Criança.

Conversando com diretores de escolas Montessori e outros conhecedores do método no Brasil, cheguei a uma triste conclusão, que desde então tenho espalhado para muitas pessoas: o último livro pedagógico de Montessori não foi traduzido para o português.

Ontem, revisando os índices de livros diversos de Montessori, para a organização de uma introdução ao método Montessori, livro que pretendo escrever, reparei que o subtítulo da edição brasileira de Pedagogia Científica é “A Descoberta da Criança”. Assustei-me. Há anos não retornava ao livro, e tinha definido mentalmente, e em acordo com estudiosos que admiro: o que temos em português é o primeiro, e não o último livro de Montessori.

Mesmo assim, resolvi fazer uma comparação. E comparando estrutura da obra, trechos-chave e capítulos que só foram introduzidos em 1949, ficou evidente: há anos eu e o Lar Montessori espalhamos desinformação: o livro que temos em português é uma tradução da edição definitiva de 1949. Trata-se da obra maior de Maria Montessori, em seu melhor estado. Só o título é que foi traduzido de maneira a confundir o leitor, e confundiu.

Este texto é um pedido de desculpas, mas é também renovada esperança, pois que Montessori disse ao final de A Descoberta da Criança (e isso se encontra na tradução para o inglês, e não na do português, na edição de bolso da editora Ballantine, p.319):

Acredito que a porção de nosso método descrita aqui é clara o suficiente para os professores a colocarem em prática.

Dessa forma, a renovada esperança que este pedido de desculpas pretende levar a você, leitora e leitor, é a de que é possível criar escolas montessorianas no Brasil, com muita dedicação, pois que a obra maior de Montessori se encontra em nossa língua e pode nos servir de base, matriz e fonte para todo tipo de consulta e re-aprendizagem. Podemos semear.


5 comentários sobre “O Livro Pedagogia Científica

  1. Em primeiro lugar , gostaria de elogiar tudo que pude ler aqui. A muito tempo não lia sobre Montessori e sou apaixonada por seu método. Gostaria de adquirir livros de Maria Montessori ” Pedagogia científica”, seria um deles. ou se Possível em PDF. Sabe onde posso encontrar?

    Curtir

  2. Gabriel, boa noite! Estou fazendo um tcc sobre o método Montessori, porém tenho pouquíssimas referências e materiais. Poderia me ajudar?? Desde já, grata! Um abraço!

    Curtir

  3. Olá,, eu comecei a pesquisar sobre Montessori, mas ainda não congui descobrir em qual livro ela aborda o ensino de substantivos e verbos por meio de símbolos. Se alguém sabe ou já leu, por favor me contate.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s