Onde Estudar Montessori Online

Uma surpresa emocionante me levou a fazer este post. Uma professora francesa que repetiu a experiência de Montessori com crianças de uma escola de subúrbio, na França, obeteve os mesmos resultados que ela, assim como Montessori foi expulsa de sua sala depois de três anos de sucesso, e assim como Montessori vem se dedicando a compartilhar tudo o que sabe, com uma generosidade ímpar. Decidi, então, indicar a página que ela criou, e outras em que confio e que utilizo, comentando cada uma. Todas as referências deste post são gratuitas e nenhuma confere certificado ou substitui uma formação específica em Montessori. São ferramentas preciosas para estudo e implementação de Montessori. Essa seleção de links é voltada para escolas. Farei uma para famílias logo mais.

  • Les lois naturelles de l’enfant – site de Céline Alvarez, que inspirou esta publicação. Conta com textos e vídeos (de altíssima qualidade) para apresentações de materiais e embasamento teórico sobre os materiais. Há versão em inglês com tradução de parte do material. Útil para crianças de 2.5 a 6 anos.

  • Montessori Commons – site de Rachel (não achei o sobrenome), que foi formada na Índia pela Associação Montessori Internacional para trabalhar com crianças de 2.5 a 12 anos, e compartilha o que sabe na página. Os textos estão em inglês. Não há vídeos.

  • Info Montessori – Descrição pormenorizada das apresentações de materiais para crianças de 3 a 6 anos, incluindo extensões e variações. Em inglês, inclui algumas figuras e alguns vídeos, além dos textos.

  • Voila Montessori – Predominantemente voltado para casa, mas com vídeos de apresentações de atividades e materiais de 0 a 3 anos, perfeitamente adequados à escola. Site inteiro em inglês, há ítens pagos, mas os vídeos são gratuitos e lindos. De novo, o núcleo é silencioso, então mesmo sem saber inglês é possível aprender bastante.

  • Cultivating Dharma – Apresentações de materiais, lições e histórias para crianças de 6 a 12 anos. Preparado por uma professora formada pela American Montessori Society. Em inglês, inclui PDFs com textos e figuras e posts sobre vários materiais e questões relacionadas.

  • Montessori Guide – Vídeos e textos muito instrutivos, por algumas das maiores autoridades em Montessori no mundo. Os vídeos estão em inglês, e contêm bastante fala. Ainda assim, vale a pena assistir sem dominar a língua, pelas cenas de salas montessorianas, que são inspiradoras. O site é da Associação Montessori Internacional, subdivisão dos Estados Unidos.

  • Escola Maria – Em um estágio muito mais embrionário, a Escola Maria é uma iniciativa do Lar Montessori com o mesmo propósito dos links acima, mas com menos informação. Você encontra tabelas, listas e bibliografia para download, algumas apresentações de materiais e um passo-a-passo básico para começar uma escola.

Se você está começando a estudar Montessori, comece pelo minicurso do Lar Montessori:

Curso Montessori

Outros

Escrito por Gabriel Salomão

Eu sou Gabriel Salomão, pesquisador e autor do Lar Montessori. Eu ajudo famílias e professores a incorporarem o método Montessori em sua vida e seu trabalho. Fui aluno de uma escola montessoriana por doze anos, e trabalhei em algumas escolas montessorianas depois, como professor e consultor. Vivo Montessori todos os dias, como pai, professor, consultor, ou pesquisador. Em 2019 terminei meu Doutorado sobre Montessori na Mídia, pela Universidade de São Paulo. Veja mais sobre meu trabalho aqui.

3 comentários

  1. Gabriel, Sigo a Celine Alvarez, há mais de três anos!! Simplesmente AMO o trabalho dela!!!
    Ela fez um trabalho brilhante e comprovou todo o trabalho de Montessori com base na Neurociência. Falei dela para Sônia e propus que ela convidasse Celine para dar palestra aqui no Brasil!!!!!! Comprei o livro dela que deve estar chegando em breve… se vous voluez… podemos comentar no grupo de estudos montessori que vc criou no face!!!
    bj
    Simone Tartuce

Deixe uma resposta