Dois Bilhões para Montessori

Como seria se todas as crianças pudessem passar por escolas montessorianas? Esta semana, talvez tenhamos dado um passo nessa direção.

Jeff Bezos, fundador da Amazon e ex-aluno de uma escola montessoriana, se comprometeu a dedicar us$2.000.000.000,00 para famílias sem-teto e para a construção de “escolas de alta qualidade inspiradas em Montessori”.

Considerando que metade desse valor vá para Montessori, se fosse exclusivamente para a formação de professores de alta qualidade, seria possível formar 250.000 professores, o suficiente para quase nove milhões de crianças.

Em seu comunicado sobre a notícia, a American Montessori Society disse:

Nós defendemos que esta é uma oportunidade para aumentar a percepção pública de Montessori, especialmente entre um grande leque de tomadores de decisão, incluindo aqueles responsáveis pelas políticas públicas de educação e os repórteres que têm entrado em contato com nosso escritório depois do comunidado do Sr. Bezos, para saberem mais.

A Amazon, empresa fundada por Bezos, tem sido duramente criticada por práticas abusivas contra seus funcionários. A doação de Jeff Bezos não deve apagar isso. Um outro problema, levantado por várias vozes relevantes em Montessori, é que nenhuma organização montessoriana foi contatada por Bezos, o que nos leva a crer que seja possível que as escolas inspiradas em Montessori não incluam professores com formação de alta qualidade – a parte mais importante da escola.

Vamos torcer para que o contato que as organizações estão fazendo, em grupo, com Bezos, conduza a uma excelente utilização da verba que, se fosse usada meio a meio para formações e compra de materiais, permitiria atender mais de cinco milhões de crianças pequenas.


Descubra mais sobre Montessori:

Curso Montessori

Escrito por gabrielmsalomao

"A preparação que nosso método exige do professor é o auto-exame, a renúncia à tirania. Deve expelir do coração a ira e o orgulho, deve saber humilhar-se e revestir-se de caridade. Estas são as disposições que seu espírito deve adquirir, a base da balança, o indispensável ponto de apoio para seu equilíbrio. Nisso consiste a preparação interior, o ponto de partida e a meta." Maria Montessori, em A Criança

4 comentários

  1. Eu gostaria de conhecer mais da “Pedagogia Científca” na aplicação a jovens e adultos entre os 15 e os 24 anos.
    Qd. ontem tentei usar o vídeo de Sónia Braga (Apresentação Memei), para ensaiar o sistema de audiovisuais da Aula Magna, o vice-reitor Luís Manuel dos Anjos Ferreira correu comigo. Ele não conhece, nem quis conhecer a “Pedagogia Científica”. Dei-lhe oportunidade de a vir conhecer pouco depois, pq. afinal já tinha mais de 100 anos. É assim que a Universidade de Lisboa se apresenta ao mundo:
    https://www.youtube.com/watch?v=T-Z15Q2QZ_Q

    Em Portugal, a generalidade dos estudantes de Medicina Veterinária escolhem o curso, pq não ingressaram em Medicina.
    Como é no Brasil?

  2. Sei que o Gabriel estará em Portugal, entre Setembro e Outubro. Estará disposto a receber um representante do nosso Ministério da Educação?
    Em alternativa, encaminharei as questões pela minha comanditada, do “Crescer Montessori”.

    Eu sei que estes comentários são públicos e por mim assim devem permanecer.
    Tb. aqui se procura escrever a história da minha geração:
    http://geracao-rasca.blogspot.com/2005/11/bof-gnration.html

Deixe uma resposta