Estamos no finzinho da nossa quinzena sobre telas, afinal, o curso de Telas na Infância e Adolescência começa daqui a pouco. Mas antes, existem três erros bobos que cometemos usando telas com crianças que nós precisamos resolver aqui.
Eu serei objetivo, combinado?
Erro 1 – Achar que tempo é tudo
Tempo não é nem metade. Imagine você que eu te digo para passar no máximo 2h por dia na tela. É completamente diferente usar essas duas horas conversando com um parente que mora longe, ou passar as mesmas duas horas vendo vídeos curtos na rede social. O tempo de tela é a informação fácil, mas não é a informação certa.
Erro 2 – Oferecer telas como sobremesa
Sabe aquela história de “Você pode comer doce depois de comer tudo que está no prato”? Além de criar uma relação doentia com os doces, essa é uma forma de desvalorizar tudo que está no prato. A mesma coisa vale para as telas. Se a criança só pode usar as telas depois de cumprir x, y e z, isso quer dizer que as telas são a parte boa, e o mundo real é a parte ruim. A relação com as telas pode ser saudável se elas não forem uma recompensa desejada.
Erro 3 – Usar as telas de forma insuficiente
Em geral, adultos que têm medo das telas usam pouco, usam mal e não sabem oferecer o melhor uso para as crianças. Curiosamente, são justamente os adultos “nerds” que têm uma chance maior de conhecer a parte boa das telas e oferecer esta parte às crianças, porque sabem configurar as proteções necessárias e conseguem conversar sobre os jogos e o que mais interessar à criança. Conhecer as telas muda não só a nossa relação com elas, mas também o que apresentamos às crianças.
Claro existe um Erro 4.
O Erro 4 é não se inscrever para o Curso Telas na Infância e na Adolescência.
Se você já se inscreveu, parabéns!
…Se você ainda não se inscreveu, você tem mais um dia para corrigir esse erro e me deixar ajudar você a acertar em todo o resto também. As inscrições se encerram amanhã, terça-feira.
O link de inscrição é este aqui:
https://larmontessori.com/
Um abraço forte,
Gabriel
