Crianças precisam mesmo dividir? | Vídeo – #LarMontessoriResponde

Na semana passada, respondemos a uma pergunta recorrente e importante:

Crianças precisam dividir aquilo que estão usando com outras crianças?

A resposta pode ser surpreendente. Crianças pequenas podem ter dificuldades de verdade em dividir os brinquedos e atividades, como sabem qualquer mãe e pai. Aos poucos isso muda, com a idade. Como devemos agir nesse meio tempo?

Assista ao vídeo para ver a resposta e depois me conte como é na sua família e quais as escolhas que vocês fazem nessa situação.


Aprender mais sobre as crianças é essencial para construirmos relações pacíficas em nossas famílias. Quanto mais conhecemos as crianças, mais compreendemos seus comportamentos e suas necessidades, e sabemos responder melhor a cada ação de nossos filhos no dia-a-dia. O Lar Montessori tem um curso especialmente criado para ajudar famílias a estabelecerem relações pacíficas e produtivas entre adultos e crianças. Conheça:

Brinquedos e Brincadeiras, Desenvolvimento Infantil , , ,

Escrito por Gabriel Salomão

Eu sou Gabriel Salomão, pesquisador e autor do Lar Montessori. Eu ajudo famílias e professores a incorporarem o método Montessori em sua vida e seu trabalho. Fui aluno de uma escola montessoriana por doze anos, e trabalhei em algumas escolas montessorianas depois, como professor e consultor. Vivo Montessori todos os dias, como pai, professor, consultor, ou pesquisador. Em 2019 terminei meu Doutorado sobre Montessori na Mídia, pela Universidade de São Paulo. Veja mais sobre meu trabalho aqui.

3 comentários

  1. Bom dia
    No vídeo o exemplo utilizado é quando a criança está brincando com o brinquedo.Mas quando ela não estiver com um determinado brinquedo, e o amigo pegar?A orientação é a mesma?

Deixe uma resposta