Crianças precisam mesmo dividir? | Vídeo – #LarMontessoriResponde

Na semana passada, respondemos a uma pergunta recorrente e importante:

Crianças precisam dividir aquilo que estão usando com outras crianças?

A resposta pode ser surpreendente. Crianças pequenas podem ter dificuldades de verdade em dividir os brinquedos e atividades, como sabem qualquer mãe e pai. Aos poucos isso muda, com a idade. Como devemos agir nesse meio tempo?

Assista ao vídeo para ver a resposta e depois me conte como é na sua família e quais as escolhas que vocês fazem nessa situação.


Aprender mais sobre as crianças é essencial para construirmos relações pacíficas em nossas famílias. Quanto mais conhecemos as crianças, mais compreendemos seus comportamentos e suas necessidades, e sabemos responder melhor a cada ação de nossos filhos no dia-a-dia. O Lar Montessori tem um curso especialmente criado para ajudar famílias a estabelecerem relações pacíficas e produtivas entre adultos e crianças. Conheça:

Escrito por gabrielmsalomao

"A preparação que nosso método exige do professor é o auto-exame, a renúncia à tirania. Deve expelir do coração a ira e o orgulho, deve saber humilhar-se e revestir-se de caridade. Estas são as disposições que seu espírito deve adquirir, a base da balança, o indispensável ponto de apoio para seu equilíbrio. Nisso consiste a preparação interior, o ponto de partida e a meta." Maria Montessori, em A Criança

3 comentários

  1. Bom dia
    No vídeo o exemplo utilizado é quando a criança está brincando com o brinquedo.Mas quando ela não estiver com um determinado brinquedo, e o amigo pegar?A orientação é a mesma?

Deixe uma resposta