Quanto a nossos filhos, nós nunca temos certeza. É sempre uma tentativa, não é? Honestamente?
Nós damos o nosso melhor, e apostamos que pode dar certo. Lemos aqui, ouvimos lá, refletimos mais um pouco, e fazemos o que conseguimos. Ajuda quando encontramos as ferramentas certas, a boa ajuda, que nos conduz na direção correta.
Por outro lado, quase sempre fazemos as coisas no piloto automático, e o problema, aqui, é que o nosso piloto automático pode estar desatualizado. Ele não nasceu quebrado, mas foi moldado com o tempo.
Nós crescemos com medo, com adultos que batiam, ofendiam, humilhavam. Lutando pela aprovação de pais e professores, e muitos de nós cresceram aceitando as migalhas do amor da família. Não é supresa: isso gera uma enorme insegurança emocional, e leva ao medo, à raiva, ao sofrimento.
O resultado é uma bagagem emocional que é como uma mala com a alça quebrada. O tempo todo cai, atrapalha e nos pega desprevenidos.
Amamos nossos filhos. O problema é só que a gente ama com medo. E o medo é como uma enorme colônia de cupins que moram dentro do amor. Quando menos esperamos, o amor desmorona, todo corroído por dentro, pela colônia de cupins medrosos. Aí vem a raiva, o desespero, a angústia.
As crianças precisam de adultos corajosos. Adultos que façam a aposta na vida. Pode parecer muito, mas é simples. Vem comigo.
Tudo isso, na prática, quer dizer que quando sua filha de dois anos quiser se vestir sozinha, você precisa deixar. Ela pode errar e se desesperar, você precisa ter coragem, ajudar, e continuar em paz. Ela vai tentar de novo.
Quando seu filho de três anos quiser ir sozinho até a cozinha (sem você olhando) para pegar um copo d’água, você precisa confiar nele. Coragem.
As crianças têm poderes que nós não conseguimos nem imaginar. São um pouquinho como a identidade secreta de um super-herói. E nós temos o privilégio de conhecer seus poderes. As crianças precisam de adultos corajosos, e nosso mundo precisa desesperadamente do Poder da Criança.
—
Você aceita ajuda para ser o adulto que as crianças precisam que você seja?
Hoje, a melhor ajuda que eu posso te dar é uma aula profunda e transformadora, que está disponível gratuitamente. Talvez ela seja exatamente o que você precisa para caminhar em direção a um amor mais corajoso para suas crianças: assista à aula gratuita de O Poder da Criança. Em apenas 50 minutos, você aprenderá sobre quatro temas essenciais que têm o poder de transformar não apenas a vida das crianças, mas a sua também.