Deixe as Crianças Ensinarem os Adultos

A criança tem muito a ensinar. Nem sempre é fácil aprender com ela, porque temos camadas de orgulho que nos fazem acreditar que somos superiores – o que poderíamos aprender com alguém tão pequeno e incapaz?

O adulto que aprendeu a esperar e observar já sabe que é possível aprender muito. Mas a maior parte dos adultos ainda não sabe.

Quando já conhecemos Montessori, temos uma tendência a querer que todo mundo conheça também. A vontade em nossos corações é tocar no ombro da pessoa ao lado, no ponto de ônibus, e perguntar: você já ouviu falar de Maria Montessori?

Eu entendo; o Lar Montessori começou exatamente por isso. Eu não me sentia à vontade para tocar nos ombros das pessoas nos pontos de ônibus.

Com o tempo (e com mais de 300 textos no Lar Montessori), descobri que a chance de alguém aprender alguma coisa se eu começar falando de Montessori é bem pequenininha. Mas realmente muito pequenininha. Porque ninguém tem o menor interesse em ouvir falar de Montessori.

Por outro lado, se eu começar com: “Você não sabe, outro dia um aluno meu…” ou “Preciso te contar, meu filho…” – aí, eu tenho chances melhores. Todo mundo gosta de uma boa história.

Então, você começa com uma história que não diminui a criança, que não é uma piada contra a criança e que não humilha a criança. Uma história em que a criança te surpreendeu positivamente.

E, em outro dia, você ajuda outra pessoa a enxergar coisas boas na criança mais importante para ela.

Porque toda transformação começa quando conseguimos enxergar coisas boas nas crianças.

A partir daí, você pode “traduzir” as ações das crianças, com delicadeza, de forma indireta, sem tons de certeza nem de altivez. Como gente falando com gente, sobre gente. Quase que fofoca mesmo. Mas fofoca boa.

E, aos poucos, pode ser que as crianças mudem os adultos. Normalmente, dá certo.

Se você já se convenceu da importância de se deixar transformar pela criança, precisa conhecer O Poder da Criança. Passei mais de uma década refinando todo o conteúdo deste curso, com milhares de alunos (adultos, pais, mães), até que ele se tornasse o melhor primeiro curso de Montessori que você possa fazer. As suas crianças não vão te agradecer por ter feito este curso, porque não é papel delas. Mas você agradecerá, depois das primeiras três aulas. Venha assistir a uma aula gratuita aqui.

Outros

Deixe uma resposta