Preparação Indireta: O Caminho das Crianças Independentes

Algumas crianças são boas em fazer coisas. Independentes, enfrentam dificuldades e frustrações, têm sucesso em tarefas simples do dia a dia. Essas crianças têm adultos que conhecem um caminho. Para uma criança conquistar sua independência precisa passar pela preparação indireta. Neste texto, nós vamos aprender a usar isso e ajudar nossos filhos a serem muito mais independentes, e terem mais sucesso em suas ações do dia-a-dia.

Tenho o prazer de trabalhar com famílias, escolas, crianças pequenas e adolescentes. Em todos os lugares e com todas as faixas etárias, a preparação indireta é o caminho mais seguro para uma criança ter sucesso no que faz. Quando me preocupei em fazer a análise necessária, estruturar as atividades com o foco correto, e conquistar as crianças para o caminho de sua independência, pude ver a mágica de Montessori acontecendo. É essa mágica que me faz viver em Montessori.

O que é a Preparação Indireta

Preparação Indireta é o nome que Maria Montessori deu ao caminho que a criança faz naturalmente na direção da independência: ela constrói suas habilidades separadamente, as mais fáceis primeiro, e aos poucos une as habilidades que construiu para executar esforços muito mais complexos.

No Método Montessori, nós entendemos que esse é o caminho natural da criança, e trabalhamos para que tudo que ela precise aprender inclua a preparação indireta. Assim, como diz um dos melhores autores montessorianos, “Montessori segue os caminhos da Natureza”.

Qualquer novo aprendizado é construído em cima de aprendizados anteriores. Por isso, se a criança deseja conquistar um novo degrau em sua independência, ou se nós queremos ensinar alguma coisa a ela, o melhor caminho é considerar todas as habilidades necessárias para a ação em questão.

Vamos pensar, como exemplo, em uma criança que queira aprender a costurar.  Vamos para uma lista, talvez incompleta, de tudo que uma criança precisa dominar para saber costurar, e sugestões de como cada uma dessas habilidades pode ser desenvolvida.

HabilidadeExemplos de como Desenvolver
Segurar a agulhaPegar grãos com pinça
Enfiar a agulha no tecidoUsar alinhavos (primeiro grandes,
depois mais desafiadores)
Passar a linha pela agulhaEnfiar palitos em orifícios pequenos
Segurar o tecidoSegurar papel para cortar
Subir e descer agulhaUsar alfinetes (ex. em telaio Montessori)
Dar um nóDar nós em cordões maiores

Para ter sucesso na costura, a criança precisa ter todas as habilidades. Não importa se ela as desenvolveu com os exercícios mencionados aqui ou de outras maneiras, mas a habilidade precisa estar lá. Isso é preparação indireta.

Como Aplicar a Preparação Indireta

O caminho mais garantido para aplicar a preparação indireta é executar uma análise dos movimentos que são necessários para uma nova tarefa, como fizemos na tabela acima. Siga os seguintes passos:

  1. Execute a tarefa muito lentamente.
  2. Busque perceber cada movimento que você faz, e anote.
  3. Refaça a atividade e veja se os movimentos que você anotou são suficientes.
  4. Marque, na lista, quais movimentos seu filho ou aluno já domina.
  5. Reflita sobre exercícios interessantes que poderiam preparar os movimentos necessários.
  6. Prepare os exercícios ou atividades e apresente, aos poucos, para a criança.
  7. Quando ela estiver com todos os movimentos desenvolvidos em um nível adequado, apresente a tarefa “final”.

Lembre-se: ao mesmo tempo que toda atividade precisa de preparação indireta, também toda ação da criança é preparação indireta para alguma coisa.

Um Alerta

Cuidado para não transformar sua casa em uma grande sala de atividades. A criança deve ser ativa, e gosta de se movimentar o tempo todo. Mas em casa, a casa é quase sempre suficiente, e não é necessário montar uma infinidade de atividades para o seu filho.

Ele pode participar da rotina da casa, dos afazeres, em níveis cada vez mais sofisticados, e assim conquistar muito da independência que deseja e necessita.

Eventualmente, uma atividade estruturada pode ser necessária, e isso não é mau. Mas evite fazer com que a casa seja uma proto-escola. Isso faz sentido se você faz homeschooling e tem formação em Montessori. Caso contrário, seja o que você é: mãe, pai. E deixe seu filho ser o que ele é também: uma criança em busca de independência e liberdade.

Qual o papel que a preparação indireta tem na educação do seu filho? Você já “sabia” disso, intuitivamente? Seu filho já havia mostrado isso para você? Vamos conversar nos comentários!


Montessori pode tornar a vida melhor. Conheça:

Escrito por gabrielmsalomao

"A preparação que nosso método exige do professor é o auto-exame, a renúncia à tirania. Deve expelir do coração a ira e o orgulho, deve saber humilhar-se e revestir-se de caridade. Estas são as disposições que seu espírito deve adquirir, a base da balança, o indispensável ponto de apoio para seu equilíbrio. Nisso consiste a preparação interior, o ponto de partida e a meta." Maria Montessori, em A Criança

Deixe uma resposta